TEMA: Inclusão de autistas no mercado de trabalho
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Um Preconceito de décadas
A série “Atypical” retrata o cotidiano de Sam, um jovem com autismo que divide sua rotina entre a escola, o trabalho e a vida social. Infelizmente, assim como na ficção, a maioria dos problemas vivenciados pelos autistas brasileiros decorrem da falta de inclusão por parte da sociedade, devido ao preconceito histórico com o diferente, o qual estimula a exclusão.
Em primeiro lugar, vale ressaltar como a repreensão social da colonização perpetua até os dias atuais. A chegada da coroa portuguesa no Brasil trouxe uma personagem histórica: Leolpodina, ela possuia uma doença mental a qual foi motivo para isolarem-a do restante da população. Tal medida é refletida pelas pessoas naqueles que não são considerados “normais”.
Por consequência, é importante destacar que essa exclusão impede o desenvolvimento de habilidades de convivência entre a comunidade e o espectro autista. No drama “The good doctor” o protagonista exerce a medicina - sendo o único autista trabalhando no hospital. Durante a cronologia percebe-se as dificuldades de relacionamento interpessoal, visto que a grande parcela dos funcionários não conseguiam promover a integração.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias afim de solucionar esse impasse. Para isso, é fundamental que empresas, principalmente aquelas que possuírem algum funcionário com autismo, forneçam palestras e cursos de habilidades de integração com esse espectro, com o objetivo de promover melhores relações trabalhistas. Ademais, é dever do Ministério do trabalho estimular, por meio de isenções fiscais, a contratação de autistas pelas empresas, com o intuito de garantir a inclusão. Assim, permitindo que as pessoas como o Sam não sofram com esse preconceito histórico.
COMENTÁRIOS:
Introdução: ótimo repertório! Sua argumentação ficou explícita na tese, o que é excelente, pois eu já soube o que seria retratado no texto. Parabéns! (destaques verde e amarelo)
D1: Tópico frasal muito bom, porém, falta um conectivo que o ligue com a frase seguinte, como “Nesse viés,...”, (por exemplo). Troque tbm o “ela possuía” por “que possuía”. Além disso, possuía tem acento no “i”. (destaques vermelhos). O certo seria “isolarem-na”, ou colocar o “a” antes de “isolarem”.
Destaque roxo: como você sabe que essa medida se perpetua? Coloque dados ou exemplos atuais para mostrar que tal conduta ainda é praticada na sociedade. ♥
D2: Tópico frasal muito bem construído. Repertório excelente, mas cometeu um erro. Falta relacionar o drama vivido pelo personagem com a realidade. Lembre-se que a série é uma ficção que retrata a sociedade, mas não é fiel. Faltou mostrar essa relação no seu texto. Tem também um erro de vírgula em “Durante a cronologia, …”.
Conclusão: ótima retomada do tema. Muito bem! Apresentou duas propostas, sendo uma completa e outra incompleta. Eu, particularmente, gosto de apresentar propostas para os problemas apresentados no texto, assim como você fez. Achei excelente, pois uma ficou completa e pertinente. Parabéns!!
Notas e justificativas:
C1: 160 - apesar de apresentar domínio da norma culta, cometeu alguns deslizes gramaticais (mais de 2, por isso esta nota). C2: 200 - compreendeu o tema, não tangenciou e apresentou repertório cultural pertinente, além da estrutura impecável do texto.
C3: 160 - apesar de demonstrar conhecimento sobre o tema e organizá-los para defender seu ponto de vista, faltou relacioná-los com a realidade (como mencionei nos comentários dos parágrafos)
C4: 160 - Seu texto é coeso e coerente. Porém, em decorrência da competência anterior, faltou conectivos de ligação entre suas ideias - dentro dos parágrafos.
C5: 200 - apresentou uma proposta de intervenção completa e pertinente, solucionando os problemas apresentados no texto. Muito bom!
NF: 880 - Parabéns, Lara. É uma boa nota! Corrija esses erros apresentados e logo logo chegará no tão sonhado 1000! ♥
Corretora: Eduarda Morais
Comments