top of page

Preconceito linguístico e seus efeitos no Brasil

  • Arícia Miranda
  • 25 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

As histórias em quadrinhos da ""Turma do Chico"", escritas por Maurício de Souza, ensinam ludicamente crianças a respeitarem as variações linguísticas de cada região, tendo como personagem principal o Chico Bento, cheio de gírias e com sotaque diferente mas respeitado por todos ao seu redor. Fora dos quadrinhos, pessoas como o Chico são alvos de discriminação e exclusão social no Brasil. Diante disso, torna-se fundamental analisar como combater o preconceito linguístico na sociedade brasileira."

➡️ Ótima referência! Tome cuidado apenas em estabelecer uma tese mais clara e não generalizar! Ao invés de dizer que “Fora dos quadrinhos, pessoas como o Chico são alvos de discriminação e exclusão social no Brasil.” prefira trazer as PALAVRAS CHAVES “preconceito linguístico” associada ao seu ponto de vista. Você fala que nos quadrinhos as pessoas respeitam essa variedade, logo traga um contraponto e cite os fatores que causam isso ( apontando para o desenvolvimento). Vou deixar uma sugestão: “ Contudo, fora dos quadrinhos o preconceito linguístico ainda é um problema do Brasil atual, fato que pode ser evidenciado nos discursos de ódio publicados nas redes sociais contra indivíduos como nordestinos. Essa problemática é causada....” 

➡️ Com relação a C1, identifiquei um erro de virgula : “cheio de gírias e com sotaque diferente, ( aqui) mas respeitado por todos ao seu redor.” 

Em geral, antes da conjunção MAS haverá vírgula. 



A priori, é indubitável que um país com dimensões continentais como é o caso do Brasil, possua variações na língua. Entretanto, essas diferenças geram uma hierarquia linguística na nossa sociedade, na qual os dotados da norma-padrão ficam no topo e os demais se dividem entre níveis de escolaridade, cultura, localização e demais quesitos. Nesse sentido, o linguista Marcos Banho em sua obra ""Preconceito linguístico"", diz que não existe forma certa ou errada de se falar, isso nos permite entender que esse estereótipo social está ultrapassado e necessitando de reajustes.

➡️ O seu texto está ótimo! Contudo, alguns ajustes são necessários! Foque sempre em defender sua opinião acima de trazer citações. A citação deve justificar o que você defende! O repertório que você trouxe é pertinente, mas não foi produtivo. 

➡️ Quando você for começar um parágrafo de desenvolvimento, pense no que você vai defender e traga isso logo! Essa estruturação deixa claro para o corretor o que você está defendendo! 

➡️ Busque sempre o PORQUÊ de estar falando aquilo. Vou fazer alguns ajustes no que você trouxe e depois explicarei : “A priori, há uma hierarquia linguística na nossa sociedade, já que que fala a variedade padrão é considerada a  mais “correta”. Essa mentalidade da língua é perpetuada nas escolas, pois falta um estímulo ao estudo da diversidade cultural linguística brasileira, como as variedades regionais que são tão importantes para a formação do patrimônio linguístico brasileiro quanto a norma culta. Essa necessidade de se desconstruir a hierarquia dentro da língua foi  explicitada  na obra “Preconceito linguístico” do linguista Marcos Bagno. Dessa forma, caso a discriminação linguística não seja combatida, a visão da população brasileira a cerca do patrimônio linguístico continuará limitada.” 

➡️ Perceba que eu desenvolvi bem mais a ideia de hierarquização da língua em detrimento do repertório. Apenas o utilizei para exemplificar o que eu penso! 



Ademais, é importante salientar que os meios de comunicação desqualificam a forma de falar em algumas regiões do país. Partindo desse pressuposto, fica visível o preconceito que algumas novelas brasileiras impõem quando representam nordestinos com personagens que não falam ""corretamente"" e dispõem de um baixo status social. Nesse espectro, tal articulação cria nós espectadores a sensação de que a variedade da língua é inferior às demais."

➡️ Parágrafo ÓTIMO!! Perceba que você defendeu sua opinião e trouxe as novelas apenas como uma forma de exemplificar! Você também poderia ter dito que esse preconceito é visto nas redes sociais. 


Urge, portanto, adoção  de medidas que solucionem o problema vigente. Assim, cabe aos veículos de informações, como televisões e rádios, criarem projetos que enfatizem a importância do respeito aos diferentes dialetos. Essa ação deve ser feita por meio de comerciais e programas de TV, os quais terão pautas voltadas a este tema, com o objetivo de esclarecer a relevância dessas variações para a identidade nacional. Dessa forma, muitos Chico Bento serão aceitos e integrados com respeito na sociedade.


➡️ Arrasou na conclusão!!! Trouxe os 5 elementos de maneira clara e citou algo da introdução! Se possível, traga 2 intervenções. Os corretores gostam quando os dois problemas sugeridos são resolvidos! 


Nota: 880 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page