O recrudescimento da violência doméstica no Brasil em tempos de isolamento social
- Ana Flávia Galvão
- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
No livro "Política",3 Aristóteles afirma que as mulheres se igualam aos escravos, pois ambos por natureza não tem o "instinto do mando". Diante disso, pode-se observar que, desde antes de Cristo até o hodierno, o papel da mulher na sociedade é associado à subordinação e violência àqueles que são considerados superiores. Tal fato se agrava em contextos de isolamentos sociais e por isso,1 questões estruturais e econômicas devem ser postas em vigor 2 a fim de serem devidamente compreendidas e combatidas.
COMENTÁRIOS INTRODUÇÃO
Boa contextualização e problematização sobre o tema.
Tese: questões estruturais e econômicas
1- Vírgula desnecessária C1
2- Devia ter uma vírgula depois de "em vigor" C1
3- Não há vírgula aqui C1
No mais, boa introdução!
Convém ressaltar, a princípio, os motivos estruturais que permitem a ocorrência desse problema. Hanna Arendt, filósofa judia, faz-se refletir em sua tese "A banalidade do mal", sobre como o mal praticados se torna algo banalizado e comum a quem pratica, sem o autor perceber necessariamente que a ação é nocente. Por conseguinte, a violência que ocorre nos lares começa despercebida, podendo ser verbal - contribuindo para o argumento de Arendt- e evoluir a física, onde a percepção é nítida1 porém tardia.
COMENTÁRIOS D1
Nessa parte o melhor seria: " A princípio, convém ressaltar os motivos..." Porque tem que ter um elemento coesivo para ligar o D1 com a introdução e convém não é, C4
Aqui deveria estar no singular "praticado" C1
1- Aqui antes de porém deveria ter uma vírgula C1
Obs: Eu aconselharia no final você fazer um fechamento do seu pensamento desenvolvido no parágrafo, seria uma síntese ou indício do que deveria ser feito. Dessa forma, seu D1 estaria completo e melhor organizado. (Isso é uma dica)
No mais, bom desenvolvimento: trouxe o tópico frasal e argumentou bem sobre o problema discutido.
1Vale analisar, ainda, a intrínseca desigualdade econômica entre os sexos que fomentam essa realidade. Nesse viés, o fenômeno "violência simbólica", proposto por Pierre Bordieu se encaixa no contexto atual, onde o poder detém-se nas mãos de quem tem mais capital e a violência cometida por esses, perante a sociedade, é aceitável. Esse efeito ocorre pois ao longo da história, o mando econômico não circulava nas mãos femininas, consequentemente, nos dias atuais, existem desigualdades salariais que dificultam a saída da vítima em situações de agressão física. 2 Em casos de isolamentos sociais, a situação torna-se pior, devido a constante presença do agressor.
COMENTÁRIOS D2
1- Aqui deveria ter um elemento coesivo como: Ademais, Outrossim..
2- Faltou o elemento coesivo de conclusão do seu pensamento C4
O onde foi usado de maneira errada: onde se refere a lugar e contexto não é um lugar, o melhor seria "em que" ou "no qual". C1
No mais, bom desenvolvimento e argumentação. Gostei bastante tanto da sua argumentação no D1 quanto no D2, parabéns.
Portanto, afim de mitigar essa problemática, é imperiosa a ação do governo nesses casos. Logo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve impor às polícias civis - âmbito mais próximo aos cidadãos- medidas de segurança reforçada para esse público, através por exemplo de patrulhamento a constantes nas ruas com histórico de violência doméstica, com o foto de amenizar as agressões físicas mais graves e possíveis 2feminicidios. Ademais, as grandes mídias devem disseminar informações sobre a realidade das mulheres, não só em casos de isolamentos sociais, mas também no cotidiano, para descontrair pensamentos machistas como o de Aristóteles e reconfigurar esse fator histórico.
COMENTÁRIOS CONCLUSÃO
O correto é "a fim de" e não "afim de" C1
Aqui deveria ser foco né? Deve ter ocorrido um erro de digitação. Cuidado!!!
2- Deveria ser feminicídios, com acento C1
Parte sublinhada: deveria estar entre vírgulas porque está funcionando como aposto C1
Período marcado de azul: Período muito longo, tente dividir em ,pelo menos, dois períodos,ligados claro com elementos coesivos. Períodos assim faz com que o corretor se perca com tanta informação, prejudicando o entendimento C1
PI 1
QUEM? Ministério da Justiça e Segurança Pública
O QUE/AÇÃO? deve impor às polícias civis - âmbito mais próximo aos cidadãos- medidas de segurança reforçada para esse público
COMO? através de patrulhamento a constantes nas ruas com histórico de violência doméstica
FINALIDADE? amenizar as agressões físicas mais graves e possíveis feminicidios
PI 2
QUEM? mídias
O QUE/AÇÃO? devem disseminar informações sobre a realidade das mulheres
COMO? não só em casos de isolamentos sociais, mas também no cotidiano
FINALIDADE? descontrair pensamentos machistas como o de Aristóteles e reconfigurar esse fator histórico.
Obs: ótima conclusão,atendeu tudo o que é pedido. Parabéns!!
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota: 880
Parabéns pela nota, espero ter ajudado de alguma forma no seu aprendizado. Tome cuidado com as regras da C1 e você vai arrasar. Lembre-se: Redação é treino então continue que os 900+ vem. Estou a disposição para tirar qualquer dúvida no telegram. Pode contar comigo!
Corretora: Ana Flávia Galvão
Comments