Os efeitos da obesidade para a sociedade brasileira
- Arícia Miranda
- 22 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
No documentário "" muito além do peso"", é abordado histórias de personagens reais, que sofrem com a obesidade. Infelizmente, essa situação se resume a realidade de muitos brasileiros que, por serem influídos pelo consumismo e pela falta de atividades físicas, ocasionam problemas a saúde."
➡️ Ótimo introdução. Você teve uma tese clara e fatores claros. Também trouxe um repertório.
➡️ Quanto às vírgulas, cuidado com o excesso delas! Sempre que houver termos móveis na oração, como “Infelizmente” você vai usar! Procure ver na internet mesmo os principais casos de uso de vírgula ( isso ajuda muito). Antes do que você só usará quando:
O “que” iniciar uma explicação ou puder ser substituído semanticamente pelo porque
Quando introduzir uma consequência
Convém ressaltar, a principio, que desde a revolução Industrial, o consumismo esta presente no cotidiano das pessoas. As propagandas televisivas é o principal mecanismo para impulsionar os indivíduos a comprarem alimentos não saudáveis, como por exemplo, hamburguês, pasteis e refrigerantes – assim, buscando por um consumo mais acessível e também pelo marketing do produto. Com isso, faz-se necessário, mudanças para que ocorra uma ação desse cenário.
➡️ Bom uso da conjunção!
➡️ Correção: “o consumismo está..”
➡️ Erro de concordância: “As propagandas televisivas SÃO..” Cuidado! O verbo sempre concorda com o sujeito.
➡️ Quando você usar o como, não precisa usar o por exemplo! Escolha apenas um.
➡️ Faltou o acento em PASTÉIS
➡️ Não use o gerúndio como sequenciador ( depois de vírgulas). Isso é visto como gerundismo pelos corretores.
➡️ Desenvolva mais o argumento! Você trouxe a revolução industrial como repertório! Use-a! Fale que a revolução industrial aumentou a carga de trabalho e introduziu as mulheres no mercado de trabalho. Essa aparente falta de tempo para comer melhor associada com a mídia que incita o consumismo de fast food contribui para o aumento do número de obesos no Brasil.
➡️ Prefira fazer uma conclusão mais específica. Cite uma consequência do que pode ocorrer se algo não for feito para mudar isso ( use isso a favor da sua conclusão). Por exemplo: “ Logo, caso essa mentalidade consumista contemporânea não seja modificada, a população será mais propensa a ser obesa e,consequentemente, a desenvolver doenças relacionadas a morbidade, como as cardiovasculares.”
Outrossim, a falta da pratica de exercícios físicos é uma das ademais causas que levam ao crescimento da obesidade. Neste sentido, com o avanço da tecnologia, as pessoas visam a passar mais tempo nos smartphones e tablets, desestimulando–as à praticar alguma atividade física. Por consequência, doenças como diabetes e hipertensão, será o grande “vilão” desses indivíduos. Dessa forma, é essencial que haja incentivos, a fim de amenizar essas enfermidades.
➡️ Faltou o acento de prática!
➡️ O uso de “ademais” é errado para indicar causa. Você poderia substituir por “outra causa” que estaria correto!
➡️ As suas ideias e introdução são muito boas! Você está apenas errando no desenvolvimento dos argumentos e da C1 ( vírgulas e concordância). São problemas mais tranquilos de se concertarem. Quando você pensar em um problema, busque dizer PORQUE ele é causado e exemplifique para dar embasamento. Por exemplo, ficou um pouco desconexa a relação entre sedentarismo e avanço das tecnologias! É um argumento muito bom, mas você precisa desenvolver mais.
➡️ Algumas sugestões: evite usar “visam a passar”.. Diga que o uso de tecnologias se tornou um vício e um sugador de tempo, e por tanto, um estimulante ao sedentarismo.
Agora é a hora de exemplificar para dar embasamento! Cite a relação entre obesidade e sedentarismo, além de doenças que tem muito mais chances de ocorrerem se você for sedentário, como diabetes, hipertensão!
Você trouxe boas ideias, apenas faltou correlacioná-las melhor!
Torna-se evidente, portanto, que mudanças são necessárias para alterar os efeitos da obesidade. Sendo assim, cabe ao governo federal e ao ministro da economia, implementar em locais públicos, atividades de laser e academia, com o intuito de incentivar os cidadãos a praticar exercícios físicos de forma divertida e saudável. Ainda, cabe ao ministério da educação, criar palestras sobre os impactos que o consumo de alimentos não saudáveis trás a saúde, por meio de especialistas nutricionais, em escolas e praças públicas, visando proporcionar melhores condições à saúde da sociedade.
➡️ Cuidado com a C1! Alguns erros que encontrei :
“Laser“ : o correto seria lazer
“Os cidadãos a praticar” : o correto seria praticarem
➡️ Nessa primeira intervenção você não disse o modo-meio nem detalhou.. Diga por meio de que ocorrerá esse estímulo.. Por meio de aulões gratuitos de dança nesses espaços/ Por meio da ida de um educador físico nesses espaços auxiliar a população.
Detalhe também! Escolha o que você quer detalhar.. Poderá ser a ação, a finalidade ou o modo-meio. Use um exemplo ( isso fica claro ao corretor que você está detalhando). Vou colocar uma sugestão aqui: “Cabe ao governo federal implementar atividades de lazer e academia em praças públicas, por meio do destino de verba para as prefeituras específico para esses projetos,a exemplo de aulas diárias com um educador físico, a fim de incentivar os cidadãos a praticarem exercícios de forma divertida e saudável.”
Governo federal = agente
implementar atividades de lazer e academia em praças públicas = ação
por meio do destino de verba para as prefeituras específico para esses projetos = modo meio
a fim de incentivar os cidadãos a praticarem exercícios de forma divertida e saudável = finalidade
a exemplo de aulas diárias com um educador físico = detalhamento
➡️ Só mais uma dica! Tente fazer um paralelismo entre o seu desenvolvimento e a sua conclusão! Se você aborda no parágrafo 2 o consumismo, traga como primeira solução uma ação relacionada a esse problema. Isso torna o texto mais organizado e faz com que o corretor perceba que você solucionou o problema apresentado!
Qualquer dúvida estou à disposição! Espero ter ajudado.
Nota: 800
Comments