Tema da redação: Eutanásia
- Arícia Miranda
- 17 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
O filme “Você não conhece o Jack” narra a história real do médico Jack, conhecido popularmente como Dr.Morte.Este, defende que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais.No entanto, o doutor vai encarar uma série de processos, julgamentos da mídia e da sociedade, além de críticas sobre seu trabalho.Neste viés, faz-se necessário a discussão acerca deste tema que persiste como um tabu em todo o globo, seja pela lenta mudança da mentalidade social ou por conta dos princípios éticos médicos vigentes.
➡️ Ótimo uso de repertório. Contudo, poderia tornar ele mais produtivo. Tente abordar a palavra chave EUTANÁSIA e trazer o filme como um exemplo dessa discussão. Por exemplo, após “doenças terminais“ você poderia falar ”essa obra retrata a discussão da eutanásia, tema que ainda é um tabu em todo o globo, seja pela ...”. Foram apenas pequenas mudanças que tornam sua tese mais clara para o corretor.
➡️ Você fez o correto e abordou de maneira clara os dois fatores causadores da problemática! Continue assim.
➡️ Quantos aos erros de ortografia e pontuação, você usa bem as vírgulas e também tem um bom vocabulário. No 1º parágrafo, pude identificar apenas o erro de “Este, defende...” ( não deveria haver vírgula, pois você está separando sujeito do verbo) e quando você fala “seja pela lenta mudança da mentalidade social ou por conta dos princípios éticos médicos vigentes.” seria interessante fazer o paralelismo marcado por virgulas, muito comum no uso de preposições, como seja! Ficaria assim: “,seja pela lenta mudança da mentalidade social, seja por conta dos princípios éticos médicos vigentes.”
Em primeira instância, é válido salientar que a lenta mudança da mentalidade social é o principal fator que contribui para a permanência de tal problemática.Neste ínterim, entra o fator religião, a qual defende que a vida humana é sagrada e inviolável.Sendo assim,a igreja católica bem como judaicas e mulçumanas ,condenam firmemente qualquer prática que antecipe a morte de um doente, seja a seu pedido ou não, opondo-se por isso tanto à eutanásia como ao suicídio assistido. Desse modo, as instituições religiosas desempenham até hoje um importante papel de moldar questões morais e sociais. E isso se aplica estritamente a dificuldade em se falar sobre morte em todo tecido social.
➡️ O seu primeiro período ficou muito BOM! Parabéns. Você trouxe o problema de forma clara e concisa, e ainda usou conectivo de maneira correta.
➡️ Apesar de achar válida a abordagem sobre religião, seria melhor você não generalizar. Diga que as religiões que possuem o maior número de fiéis, sobretudo no Brasil, são contra a morte assistida. Dessa forma, você complementa com o que já afirmou, que essas religiões moldaram a mentalidade da população. ➡️ por fim, você poderia apenas concluir o parágrafo dizendo que essa interferência dificulta a abordagem desse tema. Vou colocar uma sugestão para você entender melhor... ”Em primeira instância, é válido salientar que a lenta mudança da mentalidade social, influenciada diretamente pelas religiões tradicionais, é o principal fator que contribui para a permanência de tal problemática. Por exemplo, a religião católica que possui um dos maiores números de fiéis, sobretudo no Brasil, condena firmemente qualquer prática que antecipe a morte de um doente, opondo-se por tanto à eutanásia. Desse modo, as religiōes moldaram a mentalidade social e contribuíram para que o tema da morte medicamente assistida continue sendo um tabu.”
➡️ Veja que a estrutura do parágrafo foi desenvolvida assim: topico frasal + embasamento do argumento + conclusão.
Ademais, “Até que ponto temos o direito de prender nossos entes queridos a uma vida vegetativa e completamente inútil, apenas pelo egoísmo de não perdê-los”, neste viés o filosofo Nietzche deixa claro que é a favor da eutanásia. No entanto, as intervenções bioéticas deixam pouca margem para a escolha individual defendida pelo autor.Assim, segundo o principio da autonomia em relação a terminalidade da vida é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do paciente em estado vegetativo, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitando a vontade do paciente ou de seu representante legal.
➡️ O repertório Trazido foi bom, mas não foi produtivo. Seria melhor você trazer primeiramente o tópico frasal. Deixe claro qual é a sua opinião que pelo que eu percebi é que a legislação dificulta a eutanásia. Seria você limitar melhor estava abordando, diga por exemplo que no Brasil não é permitida a morte assistida. ➡️ Apesar de interessante, acho que o seu repertório não dá embasamento para seu argumento. Pense comigo : se você está falando de legislação endurecida contra a eutanásia, a liberdade talvez desse mais enfoque nisso. Por exemplo, você poderia trazer o filósofo Locke, que afirmava que a liberdade é um direito inalienável do ser humano. Pense sempre no que você quer defender e DEPOIS pense em repertório.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que gerem um maior benefício ao maior número de pessoas conforme defendido pelo filosofo Bentham em sua teoria utilitarista. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação promover a discussão entre familiares e pacientes acerca da terminalidade da vida, por meio de palestras e debates periódicos que discutam acerca da vida, da morte, questões éticas e morais envolvidas, assim como também a importância do respeito e compreensão a decisão e opinião de outrem quando se trata da eutanásia.A fim de engajar as gerações futuras a um pensamento crítico e autônomo e se libertar de certos tabus para que não vivam na realidade das sombras como na alegoria da caverna de Platão.
➡️ Apenas por precaução, inicie o parágrafo com o conectivo. Isso minimiza a perda de pontos.
➡️ Cuidado com muitas citaçōes! Priorize-as nos parágrafos de desenvolvimento. Dê preferência por ser mais conciso! Isso ajuda até mesmo na pontuação. Tente também ( se houver espaço) trazer mais de uma proposta. Vou colocar uma possível correção da sua: “ Portanto, ainda há entraves para a que a eutanásia possa ser discutida e até mesmo legalizada em alguns países. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação promover a discussão entre familiares e pacientes acerca da terminalidade da vida, por meio de palestras e debates periódicos que discutam acerca das questões éticas e morais envolvidas no procedimento da morte medicamente assistida, a fim de libertar a população de certos tabus, que foram moldados ao longo do tempo, sobretudo pela influência da religião.”
nota: 840
Bình luận