top of page

Tema da redação: Consequências dos padrões de beleza na sociedade

  • Arícia Miranda
  • 18 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura
  1. Introdução: 

A questão acerca da padronização da beleza torna-se um quadro prejudicial à sociedade contemporânea, de modo a gerar consequências negativas. Nesse viés, segundo o filósofo Heráclito ""Nada é permanente, exceto a mudança."" Diante disso, nota-se que a mudança precisa ser constante e significativa para resolver tal problemática. Dessa forma, se faz necessária uma análise crítica no que concerne à idealização do corpo perfeito propagado pelas mídias e a vaidade excessiva. 

Comentários sobre introdução: 

➡️ Você trouxe uma tese clara no primeiro período. Parabéns! Contudo, seria interessante você citar as consequências dessa padronização, como o aumento dos casos de transtornos alimentares e mentais. 

➡️ Quando você for estruturar seu parágrafo, pense sempre na sua opinião ( tese) e nos fatores que justificam essa tese.  Você cita Heráclito, o que poderia ser um repertório interessante, mas no parágrafo não foi produtivo. Como você aborda a questão da padronização da beleza, tente falar de aspectos sociais relacionados a isso. Existem diversos exemplos, como livros, filmes e músicas que abordam isso! Lembre que não é somente a filosofia ou a sociologia que são repertórios socioculturais. 

➡️ Ótimo uso de conectivos e pontuação! 

➡️ Você também traz dois fatores claros acerca do problema! Parabéns!! Isso mostra que seu texto é organizado. Uma sugestão para melhorar apenas seria remover essa parte do heráclito e tentar introduzir com uma contextualização! Os corretores gostam quando você consegue introduzir o tema com um repertório e, depois expressa sua tese e opinião! Vou deixar sugestões de repertório para você dar uma olhada: 

Música : Pretty Hurts - Beyoncé

Filme: O mínimo para viver

Livro: Fazendo as pazes com o corpo, O mito da beleza 


Parágrafo de desenvolvimento 1:


Em primeira análise, percebe se que a massificação das mídias age como principal influenciador para a persistência do quadro da busca pelo corpo perfeito. Sob essa perspectiva, o sociólogo francês Michel Foucault definiu através da ideia de dispositivos de controle que a era moderna é delimitada através da dominação de ideias do sistema capitalista aliado as mídias que propagam um arquétipo de beleza, privilegiado pela elite brasileira. Desse modo, tal padronização tende a fomentar a exclusão da camada mais pobre da sociedade. 

➡️ Ótimo uso do conector para iniciar o parágrafos. Alguns errinhos de ortografia como “percebe se” ( o correto seria “percebe-se”) e “Michel” ( o correto seria “Michael”).

➡️ Você trouxe um problema claro! Ficou ótimo!! Trouxe também um repertório pertinente, mas você desviou do tema.. Você abordou a exclusão das camadas pobres, o que não deixa de ser real, mas não trouxe as consequências da padronização em si para a sociedade! Acho que você poderia ser mais conciso na fala de Foucault e trazer como consequência o aumento dos transtornos alimentares. 

➡️ Vou deixar aqui uma sugestão: 

“ Em primeira análise, é válido o pensamento do sociólogo francês Michael Foucault, que definiu através da ideia de dispositivos de controle ser a era moderna muito influenciada pelos dispositivos midiáticos, controlados por uma classe mais rica da sociedade. Essa perspectiva representa o papel  que mídia exerce na padronização da beleza, pois através de comerciais e desfiles de moda, os dispositivos de controle confirmam a existência de um corpo “ideal”, que exigem dietas rigorosas e dispendiosas. Dessa forma, além de instituir uma pressão psicológica na população para alcançar um padrão corporal, a mídia exclui uma parte mais pobre da sociedade por associar esse alcance de beleza com produtos de custo inacessível.” 


Parágrafo de desenvolvimento 2:


Outrossim, é possível compreender que a busca desenfreada pela beleza, gerada pela vaidade excessiva, faz com que a sociedade reproduza atos que tendem a ferir o próprio corpo. Tal cenário é exposto pela Sociedade Brasileira de Cirurgia plastica, em que relata que somente no ano de 2009, cerca de 130 mil crianças e adolescentes se submeteram à cirurgias plásticas. Por esse ângulo, se torna evidente o interesse de se obter um corpo perfeito para, sobretudo, ser um alvo para influenciar o consumo desenfreado na população, de modelos estéticos. 

➡️ Esse parágrafo ficou ótimo! Conciso e organizado. Contudo, acho que um ajuste a ser feito seria a ideia de “ferir”. Seria apenas uma melhora semântica. Diga ao invés disso, que essa busca por vaidade excessiva gerou um aumento nos procedimentos estéticos, que passaram a serem realizados até mesmo por crianças! 


Em suma, o cenário de padronização estética na sociedade torna imprescindível a criação de estratégias eficazes para sanar os principais obstáculos. Em função disso, é mister que o Governo por meio de investimentos educacionais promovam um projeto cujo objetivo tenha como base relatar que a estética não tem tamanha relevância no que tange à formação educacional a fim de conscientizar a sociedade. Ademais, cabe ao ministério da saúde em parceria com psicólogos divulgar os malefícios que cirurgias podem causar ao corpo e promover rodas de debates com o dito de relatar a importância de controlar o consumo exarcebado pela beleza. 

➡️ Você disse que tem dificuldade em fazer a intervenção. Tente seguir sempre uma ordem para atender os quesitos e deixar mais organizada. Sugestão: agente, ação, modo-meio e finalidade. ( o detalhamento depende do que será detalhado). 

➡️ Encontrei alguns erros da C1 nesse parágrafo: “o Governo... promovam” ( cuidado com o que o verbo está concordando, nesse caso o correto seria PROMOVA). “ cujo objetivo tenha como” ( diga apenas “cujo objetivo seja”). 

➡️ Não acho que essa finalidade tenha sido tão pertinente assim. Pense comigo, se o problema é a padronização corporal, qual a relação com a formação educacional? A conclusão deve apenas refletir o que já foi abordado. Se você falou de vaidade excessiva, traga como finalidade diminuir cuidados exagerados com os corpos ou diminuir transtornos psicológicos como a depressão e anorexia. 

➡️ Adorei que você trouxe duas propostas! Continue sempre fazendo isso!! 

Qualquer dúvida, estou à disposição! 

Nota: 840

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page