top of page

Tema: A influência dos youtubers na personalidade dos adolescentes no Brasil

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Na história infantil da “Chapeuzinho Vermelho”, o lobo mau influencia a personagem principal à seguir o caminho das rosas, sugerido por ele. Fora do conto, diversas situações se assemelham a esta. Como, a persuasão dos youtubers com o público, em sua maioria, crianças e adolescentes. Dessa maneira, vale discutir como ocorre a formação da personalidade dos jovens brasileiros e como esses “influencers digitais” atuam nesse processo.

(Conjunção)Os canais mais assistidos do “YouTube” por esse público atingem milhares de visualizações. Na maior parcela dos casos, são adolescentes que ainda estão em formação biológica e psíquica. Por isso, estão(quem?) submetidos a uma quantidade enorme de informações, tornando-os cidadãos receptores de conteúdo e que não questionam todos os dados. Vale ressaltar que de acordo com os especialistas entrevistados pelo jornal G1, o cérebro do jovem e a sua personalidade estão em desenvolvimento até os 20 anos de idade. Assim, as informações dadas pelos youtubers atuam diretamente nessa formação.

De acordo com o filósofo John Locke, “o ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influencias”. Em consequência, os vídeos gerados pelos “criadores de conteúdos” são meios de formação pessoal dessa geração. Conforme o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2017, cerca de 91% dos adolescentes brasileiros assistem essa plataforma. Na maioria dos casos os pais e responsáveis não possuem o total controle dos conteúdos vistos por eles. Assim, as chances de problemas futuros como, a insegurança e a visualização precoce de conteúdos contraindicados para a faixa etária, estão crescendo cada vez mais.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que o conteúdo adequado seja visto pelos adolescentes, é necessário que o Ministério da Tecnologia e Comunicações realize palestras conscientizadoras em escolas brasileiras para os pais e responsáveis sobre as consequências dessas visualizações e como devem instruir seus jovens. Afinal, a realidade persuasiva ocorrida com Chapeuzinho Vermelho não é desejada por esses adolescentes.

Dificuldade: Minha maior dificuldade foi associar o tema com o repertório.

Comentários

1) Competência I: Norma Culta (Nota: 120)

Na linha 1, “..principal à seguir…” o a não deve ser craseado, só se usa crase diante de palavras femininas que exijam artigo+preposição.

(Dê uma revisada nas regras da crase)

Na linha 3, a conjunção “Como” deveria ter aparecido depois de uma vírgula e não após um ponto, pois o assunto abordado no primeiro período não havia sido encerrado, já a vírgula posiciona após a conjunção “Como” está errada, pois ela introduz a exemplificação do que foi afirmado anteriormente, não podendo ser separada da mesma.

Na linha 7, observa-se o mesmo problema da linha 3, “Na maior parcela…” deveria ter aparecido depois de uma vírgula, pois dá continuidade a um tema que já havia sido abordado no período anterior.

(Dê uma revisada nas regras de vírgula, são muito importantes!)

Na linha 8, você precisa especificar a quem está se referindo no início de um período, ainda que já tenha citado num momento anterior.

Na linha 9, “tornando-os” deveria ser “tornando-se” ou “que os torna”, pois a escrita ficou desconectada, dizemos “tornando-os” quando alguém ou algo transforma outro alguém ou algo e não ficou claro quem o fazia no texto.

Na linha 14, “influencias” é escrito influências.

2) Competência II: Compreensão do Tema e Áreas do Conhecimento. (Nota: 200)

Você demonstra um ótima compreensão do tema e o explana muito bem. A alusão ao conto “Chapeuzinho Vermelho” foi ótima e tornou o texto muito interessante logo de início (Sempre que tiver ideias dessa natureza coloque em seus próximos textos, conta muito para agradar o corretor). Gostei bastante de como torna o tema compreensível e usa várias áreas do conhecimento ao seu favor. Continue assim!

3) Competência III: Seleção de Argumentos. (Nota: 200)

As informações usadas para sustentar seus argumentos foram bem usadas, o uso de filósofos e dados estatísticos, desde que referenciados, favorecem muito o texto, parabéns! Os argumentos demonstram uma conexão com a tese e fazem seu papel muito bem no texto.

4) Competência IV: Mecanismos Linguísticos. (Nota: 160)

Faz um bom uso dos elementos coesivos (conjunções) ao longo do texto. Só peca no primeiro parágrafo de desenvolvimento, pois não há presença de uma conjunção inicial, como “A princípio”, “A priori”, “Inicialmente”, “Primordialmente”.

5) Competência V: Proposta de Intervenção. (Nota: 160)

Sua proposta de intervenção foi muito boa! Entretanto, ao construir uma intervenção devemos responder às seguintes perguntas:

QUEM? (Agente) O QUE? (Ação) COMO? (Através de que? De que forma?) PARA QUE? (Finalidade)

Você responde quase todas, só esqueceu de responder “Como?”. É muito fácil esquecer dessa, uma dica é fazer da seguinte forma:

“O Ministério da Tecnologia busque conscientizar pais e/ou responsáveis acerca da visualização de conteúdos na internet pelos menores, através do oferecimento de palestras em instituições de ensino sobre…”

É um deslize leve, porém, no ENEM, os corretores cobram uma proposta de intervenção perfeita, então tente trabalhar nisso. No mais, sua ideia de solução da problemática foi muito boa!

6) Dificuldade

Apesar da sua dificuldade, você se saiu muito bem na relação texto e repertório, associar os dois pode se tornar confuso, mas é normal, quanto mais inesperado for o repertório que você trouxer para o texto, se ele for bem relacionado e inserido, mais atenção você chama do corretor. O que eu percebi mais no seu texto foi a dificuldade com relação à norma culta, dê uma revisada nos assuntos que eu destaquei e você vai melhorar nos próximos textos. Você se saiu muito bem, os deslizes foram simples e, se eles forem corrigidos no próximo, o mil vai ser alcançado. Parabéns pelo seu texto!

Nota Final: 840

Corretora: Beatriz Oliveira :)

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page