TEMA: A importância do SUS para a saúde pública brasileira
- Luiza Lino
- 15 de abr. de 2020
- 6 min de leitura
“What the health” é um documentário Americano que aborda de forma explícita o sistema de saúde dos Estados Unidos, o qual, recebe muitos investimentos financeiros e é de extrema relevância para a população estadunidense, apesar do pouco acesso por ser privado. De forma análoga, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma grande importância na saúde pública brasileira justamente por ser – ao contrário dos EUA- gratuito. Entretanto, essa área do país não é tratada como tal no âmbito político, econômico e moral, uma vez que, ocorre uma desvalorização por parte do governo e da mídia.
Em primeiro plano, torna-se pertinente ressaltar a falta de planejamento dos gastos governamentais como um dos fatores de impedimento do desenvolvimento da saúde pública. Segundo o site “UOL”, o subfinanciamento do SUS fez com que, em 2008, quarenta milhões de reais deixassem de ser investidos no sistema de saúde. Isso porque metade dos gastos destinados a essa área são utilizados para outros fins como a previdência. Desta forma, é notório que essa má organização política econômica prejudica o funcionamento do SUS, pois é observado diariamente a falta de infraestrutura, materiais e a má remuneração dos funcionários, o que oculta a real importância da saúde pública e diminui, cada vez mais, o índice de IDH do Brasil.
Em segundo plano, é valido citar a forma pelo qual esse contexto reflete nas informações que chegam à população por intermédio das mídias. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal De Uberlândia, em 2014, os meios de comunicação utilizam seu poder moral e fazem considerações exageradas e erradas acerca do SUS, o qual, desvaloriza seu significado de relevância para a sociedade brasileira. Deste modo, é racional pensar que esse equívoco midiático influencia de forma negativa a população e passam a nutrir das mesmas opiniões dos meios de comunicações. Esses direcionamentos errôneos devem ser analisados, uma vez que, o SUS é o maior sistema de saúde do mundo e estende seu acesso para todos- algo que no exterior é quase extinto, na maior parte da vezes.
Considerando os aspectos mencionados, fica evidente que medidas devem ser tomadas para exaltar a importância do SUS à saúde pública. Portanto, cabe ao governo investir 100% do valor destinado ao sistema de saúde por meio de uma reorganização de gastos advindos dos cofres públicos, visto que isso, acabaria com o subfinanciamento e melhoraria os atendimentos a população. Além disso, o mesmo deve promover campanhas que demonstrem a verdadeira proposta do SUS por meio da mídia e da instalação de pequenos setores de saúde locais que atendam diretamente a população, isso diminuiria o fluxo de notícias equivocadas. Esses itens tem como intuito melhorar o funcionamento do SUS, valorizar sua importância e o IDH do país.
Comentários introdução:
- Uso equivocado da inicial maiúscula em “Americano” (C1)
- Ao se referir aos Estados Unidos da América, prefira utilizar expressões como “norte-americano” ou “estadunidense”.
- Ausência da vírgula após “acesso”. (C1)
- Ausência da vírgula após “brasileira” (C1)
- Uso da expressão “como tal”. Indica que o termo ao qual você se refere foi citado anteriormente. Não consegui encontrar esse termo e me pareceu confuso. (C2 e C4) Entendi que a intenção foi dizer que a saúde pública não é tratada com importância. Informação que já foi mencionada em seguida, no final da oração, quando diz “ocorre uma desvalorização”. Dessa forma, você poderia substituir por uma outra palavra, tornando a tese mais clara.
Ex: “Entretanto, essa área do país é negligenciada em todos os âmbitos – político, econômico e moral -, uma vez que ocorre uma desvalorização do sistema por parte do governo e da mídia.”
Perceba que, no exemplo, “área” refere-se à saúde pública e “sistema” refere-se ao SUS. A primeira é negligenciada porque o segundo é desvalorizado.
Comentários desenvolvimento 1:
- Escolha do verbo “tornar”. Transmite a ideia de que antes não era pertinente. Acredito que seria mais interessante utilizar “é pertinente”, afirmando a importância do que virá em seguida.
- Acho que ficaria bacana reafirmar no final do tópico frasal a palavra chave “brasileira”. Ex: “da saúde pública no Brasil” ou “da saúde pública brasileira”.
- Ao citar a fonte do dado sobre o SUS, acredito que é importante especificar melhor. O UOL é o produtor desse dado? Ou apenas reproduziu o dado de algum órgão/entidade em uma reportagem? Ex: “Segundo reportagem do site UOL publicada em (data)” ou “Segundo pesquisa do (órgão que produziu o dado)”. Você poderá encontrar essa informação na própria matéria.
- Ausência da vírgula após “fins”. (C1)
- Uso do “Desta”. O correto seria “Dessa” (C1)
Relembrando: Dessa= para referir-se a algo que já foi mencionado / Desta= para referir-se a algo que ainda será mencionado.
- Uso da expressão “política econômica”. No contexto aplicado, o correto seria “política e econômica” ou “político-econômica” (adjetivo referindo-se à organização) (C1)
- Uso da expressão “índice de IDH”. O “I” da sigla já significa índice. Fica redundante utilizar os dois. O correto seria colocar “o IDH – índice de desenvolvimento humano – do Brasil” ou “o índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil” (C1)
- Apenas para enriquecimento de repertório: o IDH analisa três fatores, renda, educação e saúde. No quesito saúde (tema da redação) é considerada a expectativa de vida. Sabemos que esse número tem aumentado ao longo dos anos, independente da má gestão de saúde pública no Brasil. Talvez fosse interessante abordar uma consequência mais direta e incontestável, a fim de fortalecer o seu argumento.
Comentários desenvolvimento 2:
- Equívoco na concordância de gênero em “a forma pelo qual”. O correto seria “a forma pela qual”. (C1)
- Uso equivocado de inicial maiúscula em “De” no nome da universidade. (C1)
- Equívoco na concordância de gênero e número ao utilizar a expressão “o qual” para se referir às “considerações exageradas e erradas acerca do SUS”. O correto seria utilizar “as quais desvalorizam” (C1)
- Uso de “Deste modo”. O correto seria “Desse modo”, pois se refere a algo já mencionado no texto. (C1)
- Ausência de vírgula após “população” (C1)
- Equívoco no uso do conectivo “e” e do verbo “passam” (plural) para se referir à população. O correto seria: “(...) a população, que passa a nutrir (...)” (C1 e C4)
- Equívoco na expressão “meios de comunicações”. O correto é “meios de comunicação”. (C1)
- Falta de um conectivo para introduzir a oração iniciada por “Esses”, que evidencie a relação semântica da informação que será inserida com a que foi anteriormente abordada. Ex: “Por isso”.
(C4)
- Qual a fonte da informação de que o SUS é o maior sistema de saúde do mundo? (C3)
- O uso da expressão “na maior parte da vezes” logo apenas o uso de “quase”, ficou redundante. Ambos têm o mesmo valor semântico. (C1) Também faltou o plural em “da” para concordar com a palavra “vezes”. (C1)
Comentários conclusão:
- Falta de conectivo conclusivo para iniciar o parágrafo. (C2 e C4)
- Evite expressões metalinguísticas como “aspectos mencionados” (C2)
- Uso do gerúndio em “Considerando”. Evite sempre! (C1)
- Faltou especificar o agente. Que órgão/esfera do governo? (C5)
- Uso de valores extremos como “100%” devem ser evitados. Faltou também explicar como/em quê a verba deveria ser investida. (C5)
- Uso equivocado da vírgula após “visto que isso”. (C1)
- Os mesmos problemas ocorreram na segunda medida proposta. Faltou especificar o agente e explicar como seriam as campanhas. (C5)
- A inclusão de uma terceira medida “instalar pequenos setores de saúde locais” ficou sem explicação de quem, como e para que. Também tornou confusa a 2ª proposta, por estar inserida no meio dela e sem a devida explicação da relação de uma com a outra. (C3 e C5)
- A frase de fechamento não retomou o repertório utilizado na introdução. É importante fazer isso para demonstrar ao corretor que houve um planejamento do texto e que você encerrou o ciclo do raciocínio. (C2)
NOTA: 800 (C1=160 / C2= 160 / C3= 200 / C4= 160 / C5= 120)
Comentários finais:
Parabéns pelo texto! Ele está muito bem estruturado, o que indica que você está no caminho certo para alcançar uma excelente nota! Minha sugestão para melhorar ainda mais é dar uma atenção maior às competências 1 e 5. Para isso, você pode revisar alguns conteúdos de gramática que perceba serem desvios recorrentes nas correções. Além disso, procure esquematizar sua proposta em tópicos antes de escrever a conclusão, a fim de não se esquecer de nenhum dos itens obrigatórios (o que, quem, como, para que, detalhamento). Uma outra coisa que percebi, foi que o texto digitado ficou com 33 linhas. Não deixe de treinar no papel para verificar se ele cabe na folha padrão de 30 linhas do Enem. Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida, estou a disposição para esclarecer!
Comments