Pandemias no brasil contemporâneo: limites entre cuidado e preconceito.
- Elizangela Rodrigues
- 17 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O filme americano " Guerra mundial Z", retrata uma terrível e misteriosa doença que se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em zumbis. Embora seja uma ficção, o longa retrata o atual contexto brasileiro, o combate a pandemias no mundo globalizado. Diante disso, analisar o atual cenário é fundamental para desconstruir essa realidade.
Em primeiro lugar, é importante pontuar que a resistência 1 a imunização proporciona o aumento do número de doenças no Brasil. Isso ocorre devido a fatores sociais e a disseminação de notícias falsas nos meios de comunicação. Nesse contexto, no século XX 2 o médico Oswaldo Cruz, impôs a vacinação obrigatória contra a varíola, mas a imprensa divulgou notícias falsas referente 3 a eficácia do remédio. Em virtude disso, nota-se o poder que a mídia possui como formadora de opinião, corroborando assim para o agravamento de doenças, haja vista que a sociedade se torna refém da manipulação midiática, logo não buscarão tratamento.4
Além disso, a ausência de auto 5 cuidado como: higienização, ainda e muito falho entre a sociedade. Quanto a esse fator, infelizmente essa situação e consequência da falta de educação e 6 preservação a saúde nas escolas. Nesse contexto, em janeiro de 2020, foi registrado o primeiro caso da pandemia covid-19. Fato esse que necessitou de medidas como: uso de 7 mascaras, isolamento social, higienização das mãos com sabão e álcool. Sob esse viés, uma boa parte da população não respeitou as medidas da OMS e do Governo Federal. Logo, e notório que a educação a saúde necessita ser introduzida desde a pré-escola, para uma melhor evolução de aprendizado e conhecimento da sociedade.
E evidente, portanto, que ainda há entraves no combate as pandemias no mundo globalizado. Assim, urge ao Ministério da Saúde e a Mídia, promoverem por meio de verbas, projetos e campanhas, que visem informar corretamente sobre a importância da imunização, de maneira a conscientizar que a não vacinação e administração de remédios podem levar a morte. Ademais, o Governo e o Ministério da Educação, deve investir em projetos, dentro das escolas, incluindo a educação a saúde como disciplina fixa, visando educar não só o publico infantil, bem como docentes e familiares. Somente assim, será possível viver uma realidade diferente do longa “Guerra Mundial Z” no Brasil.
Repetição do LOGO nos dois parágrafos de desenvolvimento;
Tem vários "e" que estão sem acento.Creio que tenha sido devido o teclado.Não vou considerar isso na nota,porém,atenção quanto a isso.
1 : Tem crase;Pois o verbo resistir exige complemento e preposição,logo é obrigatório;
2 : Exige vírgula;
3: Faltou crase;
4: Isso ficou genérico.Por que não buscarão tratamento? No contexto que você referiu,optar colocando: Logo,a resistência a prevenção pode ser elevada.
5: Escreve desta forma: autocuidado(sem espaço);
6: Sugiro aqui: A falta de ensino sobre a prevenção de doenças...
7: Máscaras**
O TEMA DA REDAÇÃO TEM TAMBÉM PRECONCEITO;SÓ QUE VOCÊ NÃO ABORDOU ISSO NA REDAÇÃO
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 200
Comments