Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil
- Quele Lorrane
- 17 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2020
No documentário alemão “O sabor do desperdício “, é apresentada a grande quantidade de comida que é desaproveitada todos os dias nos domicílios alemães (1) . De maneira análoga, nos dias atuais, observa-se que o desperdício também é um problema no Brasil, uma vez que, diariamente, diversos produtos comestíveis são descartados, seja pela falta de cuidado durante o processo produtivo ou até mesmo pela falta de controle em relação à validade do produto. Dessa forma, faz-se necessária uma análise de tais questões, a fim de encontrar possíveis alternativas para a diminuição da problemática.
COMENTÁRIO DA INTRODUÇÃO:
(1) O primeiro período da sua introdução cumpriu bem com o seu principal papel que é inserção de um repertório cultural, mas uma ressalva, apesar de serem palavras diferentes, denotam para a Alemanha, então retire “alemães” e deixe apenas “alemão”. Pois se o documentário é alemão, é subentendido que ele será tratado de assuntos nesse país, certo?
(2) O segundo período da sua introdução perfeitamente contextualizou a alusão trazida com o Brasil, além de fazer um bom encaminhamento argumentativo. Porém, ele ficou muito grande – dessa forma a leitura costuma ser cansativa – logo, tente diminui-lo ou dividir em outros períodos.
P.S: O seu primeiro desenvolvimento deve argumentar em relação “A falta de cuidado no processo produtivo” e o segundo “Pela falta de controle em relação à validade do produto”. Já que esse é seu encaminhamento argumentativo. Vamos conferir se você fez isso corretamente no desenvolvimento?
Em primeiro lugar, é válido ressaltar que as deficiências gerenciais e técnicas, desde a produção agrária, dificultam a dissolução da conjuntura. Esse fato é retratado no documentário “A ilha das flores”, produção que narra a trajetória de um tomate, ou seja, o processo de colheita, transporte e chegada aos supermercados, juntamente a isso, descreve, também, o desperdício que ocorre conveniente da falta de cuidado ao manipular as safras de tomates (3). Com isso, parte desses produtos sofrem modificações estéticas, o que os tornam menos atraentes para a venda ou até mesmo fora do padrão estabelecido pela legislação do Ministério da Agricultura. Logo, constata-se que diversos alimentos são descartados devido ao manuseio e armazenamento inadequados (4).
COMENTÁRIOS DO DESENVOLVIMENTO 1:
É um parágrafo muito bem construído, não tenho dúvida, mas observe algumas sugestões...
(3) Cuidado com a repetição de termos. “tomate” e “tomates”. Uma sugestão de reescrita “ao manipular as safras desses alimentos”
(4) Senti falta de uma marca autoral, pois esse parágrafo ficou muito expositivo.
- P.S: Você realmente trouxe nesse parágrafo “A falta de cuidado no processo produtivo” e desenvolveu muito bem!
COMENTÁRIOS DO DESENVOLVIMENTO 2:
Além disso, nota-se que a consumação (4) desnecessária realizada por boa parte da população contribui para o impasse. Tal ótica pode ser explicada pela dialética do filósofo alemão Karl Marx, que afirma que o consumo é movido pelos desejos dos consumidores, sendo ele fortemente impulsionado pelas redes publicitárias. Assim, vigente á (5) ideia maxista (6), muitos cidadãos compram alimentos além do necessário, graças a forte influencia exercida pelas propagandas midiáticas, e não conseguem ingeri-los dentro da validade, o que faz com que sejam jogados no lixo. Por fim, a falta de atenção com a quantidade e validade dos produtos coméstiveis agrava a questão (7).
(4) Em geral este é um bom parágrafo, no entanto no primeiro período foi utilizado um termo inadequado. Na língua portuguesa, “consumação” se refere em algo no fim e “consumição”, normalmente, não é utilizado como sinônimo de consumo, mas sim para algo que consome o ser, um sentimento de apreensão por exemplo. O seu vocábulo só estaria correto se fosse utilizado como um galicismo. Isto é, uma palavra proveniente da língua francesa. Esse estrangeirismo é aceito em diversos contextos, porém, não posso, infelizmente, confirmar se é adequado nesse tipo de dissertação. Em via das dúvidas, recomendo substituir por outra palavra.
(5) Onde o “à” foi sublinhado não deve existir uma crase.
(6) Logo em seguida há três erros de ortografia:
“maxista” -> marxista
“influencia” -> influência
coméstiveis” ->comestíveis
(7) Erro de concordância verbal: “Por fim, a falta de atenção com a quantidade e validade dos produtos coméstiveis agrava a questão.” Deveria ser “agravam a questão”, pois quando o sujeito composto vier anteposto ao verbo, esse precisará estar no plural.
P.S: Nesse parágrafo você relacionou muito bem com sua tese. Sabemos que ele deveria dizer sobre “a falta de controle em relação a validade do produto” e você falou disso, associando ao consumo exagerado influenciado pela mídia. Muito bem!
Para amenizar o quadro, cabe às organizações privadas responsáveis pelas produções agrárias e pelas redes de fornecimento gerenciarem de forma mais eficiente o processo de manipulação dos alimentos, por meio da introdução de novos equipamentos como prateleiras, por exemplo, a fim de facilitar o armazenamento seguro durante a locomoção . Cabe a essas organizações, também, direcionar os alimentos descartados para as comunidades carentes, através de parceiras com ONGS. Ademais, o Estado deve conscientizar a população, com o uso de campanhas educacionais que abordem sobre o consumo, no âmbito escolar. Assim, menos alimentos serão desperdiçados como os tomates em “Ilha das flores”.
COMENTÁRIOS DA CONCLUSÃO:
A proposta de intervenção deve responder as seguintes perguntas:
Proposta 1: Quem vai realizar algo?
As organizações privadas responsáveis pelas produções agrárias e pelas redes de fornecimento.
O que deve ser realizado?
Uma melhor gerência no processo de manipulação dos alimentos
Por meio do que? Introdução de novos equipamentos como prateleiras.
Detalhamento?
Finalidade? A fim de facilitar o armazenamento seguro durante a locomoção.
P.S: Para um texto circuito, é mais usual retomar o que foi dito na introdução, mas gostei da retomada de outra alusão (Ilha das flores)
Proposta 2: Quem vai fazer?
O Estado ( Cuidado! Pode ser genérico demais)
O que vai fazer?
Conscientizar a população (Não é errado, mas cuidado com propostas quem envolvam conscientização)
Por meio do que?
Com o uso de campanhas educacionais que abordem sobre o consumo, no âmbito escolar. (Para ficar mais claro que se trata do “Por meio do que” não se esqueça de utilizar “a fim de”, “com o fito de” por exemplo.
Detalhamento?
Finalidade?
Assim, menos alimentos serão desperdiçados como os tomates em “Ilha das flores”.
P.S: Parabéns! Você não utilizou o gerúndio!
Em relação as suas dificuldades mencionadas, não se preocupe, seu texto foi claro e direto, também não vi lacunas deixadas na sua argumentação. Continue praticando! Redação é técnica e muito treino!
Notas:
Competência 1: 160 Competência 4: 180
Competência 2: 200 Competência 5: 160
Competência 3: 200
TOTAL: 900
Olá, como não sou uma corretora oficial, então perdoe-me por eventuais erros. Espero que ao menos um comentário faça diferença no seu estudo de redação! Em caso de erros, dúvidas ou sugestões entre em contato pelo telegram ou pelo meu email, que está na planilha.
Corrigida por : Quele Lorrane
Comments