top of page

Desafio da Educação à distância.

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 16 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

O documentário “Pandemia: Covid 19” aborda o impacto da pandemia sobre o mundo globalizado. Nesse contexto, uma das grandes transformações para a sociedade brasileira foi com a estrutura educacional, haja vista o isolamento social a que a sociedade foi imposta. Nesse sentido, a educação à distância é um desafio para o Brasil, não só pela inércia e falta de estrutura governamental, assim como pela base educacional lacunar.

Em primeira análise, caracteriza-se como um complexo dificultador a inércia e a falta de estrutura governamental. De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 88, é direito de todo cidadão o acesso à educação. Porém, o que se percebe é que o ensino oferecido pelo governo não só é ineficiente como também é insuficiente. Perante a atual pandemia mundial, os alunos mais favorecidos financeiramente e com condições de pagar por um estudo de qualidade passaram a ter aulas online. Contudo, os estudantes dependentes do Estado não tiveram acesso aos conteúdos necessários para o aprendizado durante esse período, mostrando o desinteresse e falta de estrutura por parte do governo em relação à educação de seus alunos.

Além disso, a base educacional lacunar encontra terra fértil no que tange o ensino à distância. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, o ensino à distância precisa de estrutura educacional dos pais, sendo que o aluno precisará de amparo para os estudos. Partindo da premissa que 33% da população possui um baixo nível de instrução no país, o infante que seria sujeito a uma educação remota poderia ficar desfavorecido perante o colega que possui parentais com instrução superior. Sendo assim, o ensino a (1) distância precisa ser reformulado baseado na realidade do brasileiro em geral, e não somente em parte da sociedade, analisando com afinco aspectos educacionais, sociais, culturais e econômicos.

Portanto, torna-se mister salientar que a educação remota ainda possui muitos desafios que precisam ser sanados. Faz-se necessário que os governos estaduais, em parceria com as prefeituras, passem a focalizar o investimento em infraestrutura para uma gradual transformação na educação a (2) distância. Havendo esse maior direcionamento de verba, a infraestrutura do espaço público pode ser melhorada, e consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos, que passarão a usufruir do espaço para realizar as tarefas cotidianas. Dessa forma, o Brasil poderá estar preparado para superar situações como a atual pandemia de forma segura e mantendo o direito de acesso à educação garantido pela Constituição.

Excelente texto!! Parabéns. Atente-se somente com a repetição de palavras isso é penalizado na competência 4. Você está no caminho certo, continue treinando.,

(1) Ensino à distância

(2) Educação à distância

(3) Como os governos estaduais irão fazer o direcionamento de verba? Lembre-se de responder sempre QUEM? O QUE? COMO? PARA QUE?

NOTA

C1 - 180 C2 – 200 C3 – 200 C4 – 180 C5 – 160 -- ------ 920

Estou à disposição no email. Matheuaradio2014@gmail.com

Corretor Matheus Costa

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page