top of page

Mau comportamento e agressividade no ambiente escolar

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Corretor : Rafael Lugli Mantovani Perini

INTRODUÇÃO:

Para o filósofo Mario Sérgio Cortella, a escola passou a ser um lugar de salvação.1 Para a sociedade brasileira, a realidade é outra. Na contemporaneidade, o ambiente escolar é alvo de maus comportamentos 2 assíduos, que posteriormente podem tornar-se uma expressão de bullying. Maus comportamentos 2 devem-se, muitas vezes, a exemplos familiares 3 ou até mesmo a rejeições, perdas ou ganhos de membros familiares 3. É preciso atentar-se também a 4 comportamentos típicos de cada faixa etária.

COMENTÁRIOS:

1- Coloque um conjunção de contraste, como no entanto, conquanto, entretanto.

2- Repetição de maus comportamentos muito perto, coloque sinônimo, como más condutas, más atitudes.

3- Repetição de familiares muito perto, procure colocar sinônimo, como parentes, membros próximos.

4- Regência, o correto é nos comportamentos.

Gostei da introdução!

DESENVOLVIMENTO 1:

1A psicologia afirma que a agressividade é vista como uma forma de se defender e por vezes toma proporções danosas, como é retratado no filme “Bully – Juventude Violenta”, 2 onde um grupo de garotos mata um colega por ele fazer bullying a todo instante com eles 3. Alega 4 ainda que há uma série de comportamentos singulares de cada etapa de formação de um ser. Aos 4 anos, mordidas e empurrões são comuns. Já aos 6 anos, a criança começa a perceber e adquirir seu espaço no âmbito social escolar e se conscientizar de suas ações. 5

1- Coloque um conjunção de início, como inicialmente. Além disso, acho interessante começar com um tópico frasal, por exemplo : Inicialmente, é necessário analisar (primeiro argumento) como causa do problema. É legal para ficar mais organizado.

2- onde é usado para lugar. Coloque no qual ou em que, por exemplo

3- Você poderia organizar mais a frase deixando ela mais formal. Exemplo: , no qual um menino, por praticar bullying, é morto por um grupo de garotos.

4- Além disso, alega-se

5- Faça um fechamento do parágrafo, pois dá i parecer que ele ainda não acabou… Por exemplo : Logo, percebe-se o quão alarmante a situação é e que, caso não haja ações para combatê-la, o problema irá permanecer intrinsecamente à realidade.

Gostei da ideia, mas atente-se nos cometários.

DESENVOLVIMENTO 2:

1 Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2 em cada 10 estudantes já praticaram bullying, que começou como uma pequena brincadeira. Inúmeros são os motivos que levam a esta prática, tanto por parte do agressor, que pode estar sofrendo com perdas de entes queridos, ou chegada de novos membros. Além disso, o mau comportamento pode ser causado por rejeição, de ambas as partes, seja no meio escolar, familiar ou social. No meio familiar, ainda, podem surgir situações de agressões físicas, verbais e psicológicas que se apoderam da mente das crianças, que as veem como normais e rotineiras e as reproduzem.2

1- Coloque um conjunção, para garantir os pontos na competência 4 . Ex: Além disso, ademais, outrossim. Acho interessante começar com um tópico frasal, por exemplo : Inicialmente, é importante também ressaltar (segundo argumento) como impulsionador do impasse. É legal para ficar mais organizado.

2-MESMO COMENTÁRIO DO PRIMEIRO PARÁGRAFO: Faça um fechamento do parágrafo, pois dá a parecer que ele ainda não acabou… Por exemplo : Logo, percebe-se o quão alarmante a situação é e que, caso não haja ações para combatê-la, o problema irá permanecer intrinsecamente à realidade. CLARO QUE EM CADA PARÁGRAFO A FRASE SERÁ DIFERENTE, É SÓ UM EXEMPLO.

Gostei da construção, mas você vem tangenciado o tema. Nos comentários finais irei falar sobre.

CONCLUSÃO:

Urge, pois, que medidas sejam tomadas com o intuito de cessar os maus comportamentos no contexto escolar, para que sejam evitadas tragédias semelhantes à da escola em Suzano, em 2019, onde 8 alunos e professores foram mortos por ex-alunos. Portanto, cabe as escolas oferecerem apoio psicológico de acordo com as necessidades de cada estudante, além de promoverem palestras e projetos que tratem sobre questões comportamentais e a prática do bullying. Além disso, em sala de aula, deve ser debatida e estudada a “Lei do Bullying”, presente na Constituição desde 2015. Ademais, é papel dos pais monitorar o comportamento – e a mudança dele – dos filhos, para que, se forem notadas alterações repentinas, o auxílio possa ser procurado com urgência. Também, vê-se como indispensável a conversa familiar em busca de soluções e melhorias no quesito conduta.

O início ficou ótimo! Contextualizou, gostei bastante!

Sobre a proposta de intervenção, você se perdeu um pouco, mas vamos lá:

PROPOSTA 1

AGENTE- as escolas

AÇÃO- oferecerem apoio psicológico…

DETALHAMENTO- ?

MEIO- ?

FINALIDADE- evitar tragédias semelhantes à da escola em Suzano.

PROPOSTA 2

AGENTE- pais

AÇÃO- monitorar...

MEIO- conversa familiar (deduzi, não estava bem claro)

DETALHAMENTO-?

FINALIDADE- o auxílio possa...

Você fez 2 propostas, e não usou os 5 componentes em nenhuma delas… é provável q muitos só achariam 3 na segunda proposta, mas considerei o meio nela.

Utilize o macete, para não se perder.

O ( agente), por meio de(meio), deve (ação), como (detalhamento), para (finalidade).

Existem várias formas de detalhar, coloquei o de exemplificação no macete.

MAIOR DIFICULDADE:

Como iniciar a introdução e anexar contextos, filmes, séries.

Confesso que também tenho hehehe, mas a prática ajuda bastante, claro kkk. Não tenho muita crédito para falar desse assunto, mas veja as dicas do Lucas Felpi - imagino que o conheça-, ele é ótimo nesse quesito.

NOTA:

C1: 200

Quase não vi erros de gramática, pontuação, acentuação… Parabéns.

C2: 160

Você utilizou vários conhecimentos, mas tangenciou bastante o tema.. Perigoso!.

C3: 160

Gostei da sua organização, mas pela falta de recursos coesivos e pelo tangenciamento do tema, a nota nessa competência foi prejudicada.

C4: 120

Falta de recursos coesivos, exceto na conclusão.

C5: 160

Já expliquei.

Nota final: 800

Espero que tenha gostado da correção! Qualquer dúvida, só perguntar no Instagram @rafalugliperini.

Posts recentes

Ver tudo

댓글


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page