top of page

Consequências da busca por padrões de beleza idealizados

  • Laura Moura
  • 18 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Desde a Grécia Antiga já existia o culto ao corpo, em que a sociedade espartana glorificava e buscava possuir um aspecto físico perfeito, principalmente por causa das olimpíadas. Na contemporaneidade, a população, não raro, ainda deseja um corpo que se encaixe em padrões idealizados, mas não em razão de eventos e sim pela ditadura da beleza promovida nas publicidades divulgadas na mídia capitalista.


Em uma primeira análise, vê-se que o capitalismo, por meio da indústria da beleza, fomenta a construção social de um corpo padrão inexistente na realidade. Isso porque, visando apenas ao lucro, empresas criam propagandas de seus produtos com imagens de pessoas aparentemente sem defeitos estéticos. Essa situação é vista no filme "Preciosa", em que Claireece, personagem central, é uma adolescente gorda que sempre se imagina como uma estrela da televisão dentro dos modelos estéticos idealizados na mídia. Assim, o consumismo é estimulado pela busca do corpo perfeito.


Consequentemente, as pessoas nunca estarão satisfeitas com sua aparência, podendo levar o indivíduo a desenvolver baixa autoestima ou ate mesmo distúrbios psicológicos. Dessa forma, a ditadura da beleza deixa de ser apenas um problema de falta de representatividade e passa também a ser uma questão de saúde da população. Em vista disso, é inadmissível que as empresas continuem manipulando a sociedade com imagens que não mostram a realidade.


Portando, o Estado deve propor que seja, obrigatoriamente, sinalizado em campanhas publicitárias se houve edição na imagem anunciada. Tal sinal deve conter quais mudanças podem ter sido provocadas na imagem final, a fim de, dessa forma, informar as pessoas das manipulações que foram realizadas nas publicidades.

CORREÇÃO COMENTADA

Desenvolvimento 1

- Ausência de vírgulas

- Erro de regência: o verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar.

- No último período do parágrafo “Assim, o consumismo é estimulado pela busca do corpo perfeito” sugiro abordar com mais detalhes qual consumismo é estimulado, ex: produtos de emagrecimento, cirurgias plásticas, para melhorar a argumentação com exemplos concretos.

- Repetição de vocabulário

Desenvolvimento 2

- Falta de repertório sociocultural produtivo que indique autoria, podendo argumentar mais em cima da questão da saúde, relacionando outras áreas do conhecimento (tipo biologia ou alguma teoria filosófica que aborde como os comportamentos da sociedade interferem na formação do pensamento dos indivíduos).


Proposta de intervenção

- Uso inadequado da vírgula para separar articuladores.

- A conclusão tem algumas falhas ao possibilitar o surgimento de dúvidas na cabeça do leitor, deixando vago qual órgão do Estado deve obrigar quais instituições a sinalizarem as manipulações nas campanhas. Além disso, faltou a aluna explicar como a descoberta das manipulações feitas nas publicidades pela população pode efetivamente solucionar os problemas relacionados á saúde citados acima.

- Sugestão: memorizar a sigla AAMED para lembrar sempre quais informações devem estar presentes na proposta para obter 200 pontos (A= agente, A= ação, M= meio/modo, E= efeito, D= detalhamento).

C1—160

C2— 200

C3 – 160

C4 – 200

C5 – 140

Nota: 860

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page