Combate a Intolerância Religiosa no Brasil
- Beatriz de Vasconcelos Falcão
- 15 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Na série [5] Hunters [1], série [5] estadunidense que relata a vida de um grupo de judeus num contexto posterior a da Segunda Guerra Mundial, apesar do fim do Holocausto, diversas vezes são apresentados momentos na qual [2] os personagens principais, sofrem [3] (pela) intolerância religiosa. Paralelamente [4], no Brasil, infelizmente [4] é comum a ocorrência de casos de preconceito com religiões que não sejam católicas. Dessa forma, percebendo-se que situações são comuns no cotidiano, é imprescindível o debate de como combater esta problemática.
Em primeiro plano, se faz necessário entender como o não exercício [7] da igualdade no exercício [7] das respectivas fés de cada cidadão brasileiro agride ferozmente a Constituição de 1988. Segundo essa [8], o Estado é laico e não beneficia nenhuma crença. Contudo, conforme o jornal O Globo, o prefeito do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, realizou uma reunião para beneficiar pastores da igreja evangélica [9]. Nesse víeis [10], um país que prega laicidade não pode e nem deve privilegiar uma fé em detrimento das outras e, quando isso acontece, rompe com os ideais pregados por nosso conjunto de leis.
Além disso, é importante lembrar que há uma normalização dos ataques à credos. Apesar de que a liberdade de expressão permita a criticar de [12] alguma fé, há intolerantes que ultrapassam os limites desse direito e partem para discriminação ou para piadas vexatórias, como no [13] caso da Gizelly, integrante do Big Brother Brasil [11] que alegou que não iria comer arroz feito por um colega, com medo de estar “macumbada”, porém a mesma não foi corrigida nem punida por tal humilhação às religiões de matriz africana. Assim, é fácil reconhecer que nossa sociedade normaliza esse tipo (de) agressão [14].
É possível inferir, portanto, que medidas para reduzir tais situações para atingir o respeito a todos os credos no Brasil [15]. Logo, é dever do Ministério da Educação estimular o entendimento e respeito a todos os dogmas nas escolas, criando uma matéria obrigatória no ensino público e particular. Nessa matéria, os alunos aprenderão o básico de cada religião que compõe a matriz religiosa brasileira e sobre como respeitar cada uma, além de mostrar as severas punições que os cidadãos podem receber se infringirem o limite da crítica, a fim de acabar com esse preconceito. [6]
COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS:
[1] Título de alguma produção (filme, livros, séries, etc) deve estar entre aspas.
[2] Nos quais - deve concordar com "momentos".
[3] Não separa sujeito do predicado com vírgula.
[4] Evite colocar palavras parecidas (paralelaMENTE, infelizMENTE) próximas, para sua leitura ficar mais agradável.
[5] Repetição de palavras próximas. Utilize sinônimos.
[6] Lembre-se de adicionar uma frase de desfecho retomando ao argumento utilizado na introdução (Destarte, somente assim será possível combater a intolerância religiosa, evitando situações como visto em "Hunters".).
[7] Repetição da palavra "exercício".
[8] "Segundo essa" o quê ? Sei que está subentendido que você se refere à Constituição, mas aconselho você retomá-la após esse conectivo (Segundo essa Carta Constitucional).
[9] Letra maiúscula.
[10] "Viés".
[11] Falta uma vírgula.
[12] Apenas "criticar".
[13] Recomendo que coloque um ponto no lugar da vírgula para deixar a leitura mais agradável, uma vez que seu período está muito longo. Ao fazer isso, lembre-se de começar com conectivo (como exemplo disso, destaca-se o caso...).
[14] Você poderia ter explorado mais esse desfecho ("Assim, é fácil reconhecer que nossa sociedade normaliza esse tipo de agressão em pleno século XXI, e é inadmissível que eventos como esse persistam.").
[15] Que medidas o quê ? São necessárias ?
PONTUAÇÃO:
C1 = 160
C2 = 160
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 200
Total = 840
COMENTÁRIOS FINAIS:
A estrutura da sua introdução está ótima, o que indica que você está no caminho certo. Você começou contextualizando o tema, relacionando ele com a realidade e terminou com sua tese. Utilizou os argumentos para comprovar seus argumentos, o que enriqueceu sua redação. Sua conclusão tem com os 5 elementos necessários.
Cuidado com os deslizes em relação à competência 1. Além disso, lembre-se de fazer um desfecho crítico nos seus desenvolvimentos e um desfecho, retomando à introdução, na conclusão.
Enfim, destaquei alguns erros que, muitas vezes, passam imperceptíveis, mas que podem te fazer perder pontos.
Parabéns pelo texto! Não deixe de praticar. Aguardamos mais produções suas. Brilhe!!
Comments