top of page

Combate a Intolerância Religiosa no Brasil

  • Foto do escritor: Beatriz de Vasconcelos Falcão
    Beatriz de Vasconcelos Falcão
  • 15 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Na série [5] Hunters [1], série [5] estadunidense que relata a vida de um grupo de judeus num contexto posterior a da Segunda Guerra Mundial, apesar do fim do Holocausto, diversas vezes são apresentados momentos na qual [2] os personagens principais, sofrem [3] (pela) intolerância religiosa. Paralelamente [4], no Brasil, infelizmente [4] é comum a ocorrência de casos de preconceito com religiões que não sejam católicas. Dessa forma, percebendo-se que situações são comuns no cotidiano, é imprescindível o debate de como combater esta problemática.


Em primeiro plano, se faz necessário entender como o não exercício [7] da igualdade no exercício [7] das respectivas fés de cada cidadão brasileiro agride ferozmente a Constituição de 1988. Segundo essa [8], o Estado é laico e não beneficia nenhuma crença. Contudo, conforme o jornal O Globo, o prefeito do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, realizou uma reunião para beneficiar pastores da igreja evangélica [9]. Nesse víeis [10], um país que prega laicidade não pode e nem deve privilegiar uma fé em detrimento das outras e, quando isso acontece, rompe com os ideais pregados por nosso conjunto de leis.


Além disso, é importante lembrar que há uma normalização dos ataques à credos. Apesar de que a liberdade de expressão permita a criticar de [12] alguma fé, há intolerantes que ultrapassam os limites desse direito e partem para discriminação ou para piadas vexatórias, como no [13] caso da Gizelly, integrante do Big Brother Brasil [11] que alegou que não iria comer arroz feito por um colega, com medo de estar “macumbada”, porém a mesma não foi corrigida nem punida por tal humilhação às religiões de matriz africana. Assim, é fácil reconhecer que nossa sociedade normaliza esse tipo (de) agressão [14].


É possível inferir, portanto, que medidas para reduzir tais situações para atingir o respeito a todos os credos no Brasil [15]. Logo, é dever do Ministério da Educação estimular o entendimento e respeito a todos os dogmas nas escolas, criando uma matéria obrigatória no ensino público e particular. Nessa matéria, os alunos aprenderão o básico de cada religião que compõe a matriz religiosa brasileira e sobre como respeitar cada uma, além de mostrar as severas punições que os cidadãos podem receber se infringirem o limite da crítica, a fim de acabar com esse preconceito. [6]



COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS:

[1] Título de alguma produção (filme, livros, séries, etc) deve estar entre aspas.

[2] Nos quais - deve concordar com "momentos".

[3] Não separa sujeito do predicado com vírgula.

[4] Evite colocar palavras parecidas (paralelaMENTE, infelizMENTE) próximas, para sua leitura ficar mais agradável.

[5] Repetição de palavras próximas. Utilize sinônimos.

[6] Lembre-se de adicionar uma frase de desfecho retomando ao argumento utilizado na introdução (Destarte, somente assim será possível combater a intolerância religiosa, evitando situações como visto em "Hunters".).

[7] Repetição da palavra "exercício".

[8] "Segundo essa" o quê ? Sei que está subentendido que você se refere à Constituição, mas aconselho você retomá-la após esse conectivo (Segundo essa Carta Constitucional).

[9] Letra maiúscula.

[10] "Viés".

[11] Falta uma vírgula.

[12] Apenas "criticar".

[13] Recomendo que coloque um ponto no lugar da vírgula para deixar a leitura mais agradável, uma vez que seu período está muito longo. Ao fazer isso, lembre-se de começar com conectivo (como exemplo disso, destaca-se o caso...).

[14] Você poderia ter explorado mais esse desfecho ("Assim, é fácil reconhecer que nossa sociedade normaliza esse tipo de agressão em pleno século XXI, e é inadmissível que eventos como esse persistam.").

[15] Que medidas o quê ? São necessárias ?


PONTUAÇÃO:

C1 = 160

C2 = 160

C3 = 160

C4 = 160

C5 = 200

Total = 840


COMENTÁRIOS FINAIS:

A estrutura da sua introdução está ótima, o que indica que você está no caminho certo. Você começou contextualizando o tema, relacionando ele com a realidade e terminou com sua tese. Utilizou os argumentos para comprovar seus argumentos, o que enriqueceu sua redação. Sua conclusão tem com os 5 elementos necessários.

Cuidado com os deslizes em relação à competência 1. Além disso, lembre-se de fazer um desfecho crítico nos seus desenvolvimentos e um desfecho, retomando à introdução, na conclusão.

Enfim, destaquei alguns erros que, muitas vezes, passam imperceptíveis, mas que podem te fazer perder pontos.

Parabéns pelo texto! Não deixe de praticar. Aguardamos mais produções suas. Brilhe!!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page