A PERSISTÊNCIA DO RACISMO NO BRASIL
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
REDAÇÃO
No filme "Mãos talentosas", Ben é discriminado racialmente em várias etapas da sua vida, especialmente, por ser pobre e negro. De forma análoga, no Brasil contemporâneo , diversos indivíduos são vítimas do racismo, esse que, muitas vezes, é velado. Em vista disso, é necessário analisar as sequelas deixadas pela escravidão e, principalmente, a ideologia de branqueamento que, são fatores que ajudam para que essa mazela persista.
Primordialmente, é notório a existência de uma herança escravocrata, que reforça o abismo social entre negros e brancos. Assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os afrodescendentes são 75% da população mais pobre. Isso evidencia que as condições de vida desse grupo são mais precárias porque a abolição foi instaurada sem políticas inclusivas, o que tem por consequência a exclusão - estudantil, financeira, social - até os dias de hoje. Desse modo, o "Estatuto de Igualdade racial" não é efetivo e deve ser melhor aplicado para a mudança desse lamentável cenário.
Além disso, a crença enraizada que a cor branca é superior as demais ainda afeta os povos miscigenados. Sob essa ótica, o quadro "A redenção de Can", mostra o anseio pelo embranquecimento, que supostamente é mais digno e belo. Dessa forma, não raro é possível ver indivíduos alisarem seus cabelos e tentarem suavizar seus traços para, infelizmente, fugir da taxação e se adequar ao padrão do esteriótipo (estereótipo) branco. Logo, é necessário acabar com o racismo que leva a esse comportamento.
Verifica-se, portanto, a necessidade de findar a persistência da discriminação racial no Brasil. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Educação, por meio de verbas públicas, insira nos livros didáticos o tema de respeito à cultura negra, além de ministrar palestras que tenham o fito de conscientizar nas instituições de ensino, os indivíduos desde o início de suas vidas .Além disso, cabe ao poder Executivo e Legislativo, propor e aplicar políticas públicas, que visem melhor incluir esse grupo. Feito isso, espera-se que, possa minimizar esse problema e contruibuir para o futuro de um Brasil mais igualitário.
Comentário introdução:
No filme "Mãos talentosas", Ben é discriminado racialmente em várias etapas da sua vida, especialmente, por ser pobre e negro. De forma análoga, no Brasil contemporâneo , diversos indivíduos são vítimas do racismo, esse que, muitas vezes, é velado. Em vista disso, é necessário analisar as sequelas deixadas pela escravidão e, principalmente, a ideologia de branqueamento que, são fatores que ajudam para que essa mazela persista.
Excelente parágrafo !! Atente-se somente às regras das vírgulas. Você conseguiu cumprir todas as funções da introdução sendo breve.
Comentário D1
Primordialmente, é notório a existência de uma herança escravocrata, que reforça o abismo social entre negros e brancos. Assim, (segundo) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os afrodescendentes são 75% da população mais pobre. Isso evidencia que as condições de vida desse grupo são mais precárias porque a abolição foi instaurada sem políticas inclusivas, o que tem por consequência a exclusão - estudantil, financeira, social - até os dias de hoje. Desse modo, o "Estatuto de Igualdade racial" não é efetivo e deve ser melhor aplicado para a mudança desse lamentável cenário.
Note que na segunda linha ficou um pouco sem sentido, faltando algo “ assim, o IBGE, os afrodescendentes são 75% da população mais pobre “ Os afrodescendentes são o IBGE? Ou o IBGE são os afrodescendentes? Basta acrescentar: Segundo, de acordo, com base nos dados do. Sobre a argumentação você poderia ter ido mais a fundo sobre as consequências que a falta de políticas inclusivas deixou para a população negra: O que mais isso causou além da exclusão?
Comentário D2
Além disso, a crença enraizada que a cor branca é superior às demais ainda afeta os povos miscigenados. Sob essa ótica, o quadro "A redenção de Can", mostra o anseio pelo embranquecimento, que supostamente é mais digno e belo. Dessa forma, não raro é possível ver indivíduos alisarem seus cabelos e tentarem suavizar seus traços para, infelizmente, fugir da taxação e se adequar ao padrão do esteriótipo (estereótipo) branco. Logo, é necessário acabar com o racismo que leva a esse comportamento.
Atente-se às regras de crases, quando surgir dúvida troca a palavra por alguma masculina, se couber o AO tem crase. Por exemplo: Segundo o conto ... o homem é superior ao animal OU Segundo o conto ... o homem é superior à formiga. Cuidado também com a grafia correta das palavras, sempre que surgir dúvida troque por um sinônimo. Sobre a argumentação, procure ir mais fundo, procure antes de iniciar sua redação ler sobre o tema. A vontade de se adequar ao “padrão branco” é somente para fugir da taxação? Mas o que essa taxação acarreta nos indivíduos? Preconceito? Motivo de piadas?
Comentário Conclusão
Verifica-se, portanto, a necessidade de findar a persistência da discriminação racial no Brasil. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Educação, por meio de verbas públicas, insira nos livros didáticos o tema de respeito à cultura negra, além de ministrar palestras que tenham o fito de conscientizar,(adjunto de lugar sempre entre vírgulas)nas instituições de ensino, os indivíduos desde o início de suas vidas .Além disso, cabe ao poder Executivo e Legislativo, propor e aplicar políticas públicas, que visem melhor incluir esse grupo. Feito isso, espera-se que, possa minimizar esse problema e contruibuir para o futuro de um Brasil mais igualitário.
Só lembrando as perguntinhas para cumprir na proposta de intervenção : Quem? O que? Como? A fim de que?
Sua proposta está completa, porém conscientizar já se tornou senso comum. Lembre-se de ser o mais original e completa possível, a partir de 2018 o ENEM exige somente uma proposta desde que seja muito completa e original.
· Quem? Ministério da Educação
· Como? Por meio de verbas públicas (vindas de onde?) Tente relacionar o Tribunal de Contas da União aqui.
· O que? Insira nos livros didáticos o tema de respeito à cultura negra, além de ministrar palestras (Observa que isso é senso comum, tente ir mais fundo, palestras sobre o que? Quem vai ministrar? Alunos e Pais? Onde serão essas palestras? Tudo isso irá acrescentar na sua proposta)
· A fim de que? Com o fito de conscientizar ,nas instituições de ensino, os indivíduos desde o início de suas vidas.
Já a segundo ficou boa, só que incompleta, alguns corretor penalizam isso, visto que o ENEM só exige uma ou duas completas.
C1 – 160 C2 – 180 C3 – 180 C4 – 180 C5 – 180 NOTA 880
Corretor Matheus Costa (@matheuscmarques_) Estou à disposição para dúvidas.
Comments