TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI
- Bárbara Comote
- 27 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Introdução
O sistema prisional brasileiro originou-se dos cruéis atos cometidos pelo Estado, levando na maioria deles, o transgressor à morte. De acordo com o [1] Art. 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo homem tem o direito à vida, contrariando assim, a justiça do século XVIII. Dessa forma, apesar dos anos, esse sistema continuou precário mesmo após o surgimento de penitenciárias e o Direito Penal, não [2]colaborando na reabilitação do presidiário.
Comentários:
---> Boa introdução, mas tente relacionar melhor a contextualização. Que tal usar “Memórias do Cárcere, do escritor Graciliano Ramos? Ele foi preso durante o Estado Novo e escreveu sobre as péssimas condições as quais os detentos estão submetidos.
[1] Escreva por extenso e não faça abreviações.
[2] Evite o uso de gerúndio.
DESENVOLVIMENTO 1
[3] Atualmente, observa-se inúmeros fatores que contribuem para as péssimas condições de vida desses detentos. Por exemplo, o descaso do poder público na infraestrutura das celas e sua superlotação, a qual afeta de imediato os presos. Logo, gerando muitas vezes a violência entre eles e devolvendo-os mais violentos à sociedade, sem a devida reabilitação.
COMENTÁRIOS:
--->Parágrafo com boas ideias, porém está pouco desenvolvido. Você poderia trazer dados sobre a reabilitação, como por exemplo a alto número de detentos que são reincidentes. Explore melhor os seus argumentos por meio de citações. Olha que interessante se você usar John Locke e o contrato social! Poderia usar também o sociólogo britânico Thomas Marshall, o qual fala que é dever do Estado agir como mantenedor dos direitos políticos, sociais e civis.
[3] Não é indicado usar “atualmente”, deixa uma ideia pouco fundamentada e vaga.
DESENVOLVIMENTO 2
Além disso, outro problema é ao sair da prisão, onde o presidiário irá deparar-se com a falta de oportunidades profissionais a partir do preconceito da população [5]comprometendo sua vida e estabilidade emocional, assim [6]desencadeando doenças psicológicas, como, ansiedade e depressão ou até a voltar a cometer crimes que os levaram à prisão novamente.
Comentários;
---->Você apresenta boas ideias, mas infelizmente não explora elas.
Mais uma vez você poderia ter trazido algum dado para fundamentar seu ponto de vista.
Sugestão de reescrita:
Por conseguinte, nota-se que ao sair dos presídios essa minoria sofre com o preconceito, o que dificulta a permanência na sociedade. Conforme o Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Sob tal ótica, percebe que a discriminação com ex detentos se encaixa na teoria do sociólogo, visto que a sociedade não é preparada para amparar e contribuir com ressocialização desse indivíduo. Assim, tais preconceitos de senso comum, não apenas afastam essas pessoas do mercado de trabalho, mas também comprometem a estabilidade emocional, o que pode desencadear doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.
[5] [6] gerúndio, evite sempre!
Conclusão
Em resumo, o sistema prisional possui diversas falhas e tratam o [7] ser humano de forma desumana e medidas devem ser tomadas com urgência para suprir essas necessidades. O governo deve investir não só no aumento de cadeias, como também no abastecimento de água e alimentos. Sem mencionar recursos como atividades pedagógicas e esportivas que desse modo, promoveriam resultados positivos nas penitenciárias de todo Brasil.
[7] termo redundante.
-Agente: “governo”à que parte do governo? O Ministério da Justiça? O Poder Legislativo? VOCÊ PRECISA DEIXAR CLARO QUEM VAI FAZER.
-Proposta: “deve investir não só no aumento de cadeias, como também no abastecimento de água e alimentos.” à Em nenhum momento ao longo dos seus parágrafos você traz a ideia do abastecimento de água e alimentos. Lembre-se, os problemas apontados precisam ser solucionados na proposta de intervenção.
-Modo/meio: ???
-Efeito: ???
-Detalhamento: ??
Bom, vamos lá entender a estrutura da conclusão:
DIFICULDADE
----> Eu gosto de fazer minha introdução da seguinte maneira:
Apresentar o tema com a contextualização + apresentar sua tese com base no tema + apresentar em poucas palavras o argumento 1 e o argumento 2
----> Exemplo da minha redação sobre o tema Justiça com as próprias mãos:
O personagem Frank Castle ficou conhecido como “O Justiceiro”, porque ao presenciar a execução de sua família, por um membro da máfia, o herói da história em quadrinho declara guerra aos criminosos, matando-os.(CONTEXTUALIZAÇÃO) Hodiernamente, de maneira análoga, percebe-se que a ficção da Marvel é semelhante ao que acontece no Brasil, pois cresce a prática da justiça com as próprias mãos. (TEMA) .Nesse sentido, seja pelo descrédito no governo (ARG1), seja pelo desconhecimento de justiça(ARG2), a busca por vingança é um entrave para o desenvolvimento social do país. (TESE).
NOTA 600
C1- 160
C2-120
C3-120
C4-120
C5- 80
Espero que tenha gostado da correção, se tiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo. Beijos!! @comotebarbara@gmail.com
Comments