Sociedade enferma
- Larisse Holanda
- 28 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
No livro "Sociedade do cansaço", o filósofo Byng-Chul Han,(1) relata tal como como antigamente no século XX (3) as doenças eram causadas por bactérias e viroses, contudo, hoje, a comunidade não é mais disciplinar, mas sim do cansaço. Fora do ensaio, a obra a obra (2) evidência (4) atualmente uma geração esgotada. Nesse sentido, é necessário avaliar a sociedade capitalista, mas (5) também a positividade dos indivíduos
1. Vírgula não pode separar sujeito do predicado (C1)
2. Repetição de palavra (C4)
3. Século XX entre vírgulas (C1)
4. Sem acento circunflexo (C1)
5. Evite a repetição de palavras, procure sinônimos (C4)
Comentário da introdução:
A introdução tem a função de apresentar o tema, dessa forma, você deve contextualizar, desenvolver a sua tese e apresentar o que irá ser discutido no seu texto. Todavia, apesar de trazer um repertório, você não o torna produtivo, para isso você deve associar o repertório ao seu texto.
Além disso, a tese não está bem apresentada em seu texto, para isso opte por fazer período com palavras de juízo de valor, após a sua contextualização, a fim de evidenciar melhor a sua tese.
Acerca do último de período, é válido lembrar que a ordem colocada é a que esperado ser desenvolvida nos parágrafos subsequentes.
Por fim, procure sempre avaliar se sua introdução consegue apresentar o tema, uma sugestão é após fazer a introdução pedir para alguém ler e pedir para identificar o tema que será abordado.
Deve-se pontuar, antes de mais nada, a sociedade hiper capitalista atual. Sob tal óptica, na comunidade pós-moderna,(6) prevalece o capitalismo gerando(7) cada vez mais (8)pessoas envolvidas pelo excesso de produzir e está(9), muitas vezes,(10)mantém-se o tempo ocupados, por consequência, evidencia pessoas mais angustiadas e ansiosas quando as metas não não cumpridas. Paralelamente, segundo o filósofo (11) Schopenhauer, a vontade é algo intrínseco ao ser humano, isso porque quando não realizamos, faz-se indivíduos mais enfermos, de fato, a sociedade prega esses desejos o que não há dúvidas de que não irão cumprir a curto prazo. modo, as pessoas vivem pelos padrões estabelecidos socialmente.
6. Vírgula não pode separar sujeito do predicado (C1)
7. Evite gerundismo, nesse caso, você pode optar por outros termos (C1)
8. “Cada vez mais” entre vírgulas, pois é uma locução adverbial com três palavras (C1)
9. Uso inadequado o correto seria o uso do pronome essa, visto que, o objetivo é retomar algo que já foi dito. (C1) (C4)
10. Evite o uso de muitas vezes, porque esse temo dar o tom informal ao seu texto (C1)
11. O filósofo entre vírgulas, pois é um aposto (C1)
Comentário da D1:
O seu parágrafo ficou expositivo, quando ele deve apresentar o caráter argumentativo, pois você somente apresentar informações sem argumentar sobre. Assim, sugiro para melhorar isso é colocar palavras com juízo de valor, logo no tópico frasal, por exemplo: a sociedade hiper capitalista atual produz ansiedade e angústias nos indivíduos. Após isso, sugiro que apresente o repertório e logo após ampliação e fechamento do parágrafo com palavras de juízo de valor, a fim deixar o parágrafo mais claro e argumentativo.
Outrossim, vale ressaltar também o quanto a positividade pode afetar o psicológico das pessoas. Nessa lógica, existem propagandas nos meios de comunicação as quais determinam otimismo (12) acentuado, porém conforme o filósofo Karl Marx, isso vai de encontro a realidade atual, visto que, a consciência do indivíduo e o reflexo material de vivência deste.(13) (14) Nesse contexto, o sustento material define o que eles são e sua sobrevivência, por exemplo, tornam-se propícias a síndrome de Burnout, depressão e ansiedade.(15) Portanto, vê-se que a população está se afogando (16) numa bolha social pela falta de senso crítico em relação a realidade.
12. Exemplifique quais são essas propagandas (C3)
13. Uso inadequado de deste, para realizar retomada opte por desse (C1) (C4)
14. Tente desenvolver mais o pensamento de Karl Marx, pois não ficou claro a questão da consciência e a vivência do indivíduo (C2)
15. Sugiro você aprofundar mais sobre como o sustento material propicia o surgimento de psicopatologias (C3)
16. Evite gerundismo (C1)
Comentário do D2:
Nesse parágrafo você traz um caráter mais argumentativo, no entanto ainda não o suficiente para a banca. Dessa forma, sugiro que logo no tópico frasal traga o motivo de afetar o psicológico, em vez de colocar de forma genérica. Além disso, aprofunde mais o seu argumento na ampliação.
Portanto, (17)a sociedade capitalista desencadeou pessoas movidas pela hiperatividade e mais ótimas em relação ao status quo. Em suma, a vontade de peoduzir (18) e a bolha social da consciência dos indivíduos tornou-Se a sociedade do cansaço bem como Han suprassitou.(19)
17. Evite repetição de conectivos (C4)
18. Produzir (C1)
19. Supracitado (C1)
Comentário da conclusão:
Entendo que você mandou no modelo fuvest, mas como corrigimos no modelo Enem, pontuamos de acordo com esse modelo.
Assim, não há retomada da tese nem a proposta de intervenção
Bom fechamento de texto
Comentário geral:
Você já desenvolve o texto dissertativo – argumentativo com elaboração de introdução, desenvolvimento e conclusão. Recomendo que você estude vírgula, colocação pronominal, ortografia e evite gerundismo. Além disso, estude conectivos, a fim de ter um repertório diversificado desses termos.
Além do mais, você já apresenta bons repertório, mas falta ter mais fundamentar e conectar ao tema, com objetivo de tornar produtivo. Dessa forma, recomendo que você estude a estrutura de redação nota mil e entenda como os autores associam os repertórios a argumentação.
Por fim, espero ter ajudado e desejo que você continue persistindo em sua jornada, pois com certeza você irá alcançar os seus objetivos.
Competência 1: 120
Devidos aos erros já destacados na correção
Competência 2: 120
Uso improdutivo e conclusão com caráter embrionária (curta)
Competência 3 :120
Parágrafos pouco articulados
Competência 4: 160
Algumas inadequações e repetições
Competência 5: 0
Ausência de proposta
Nota: 520
Corretora voluntária: Larisse Holanda
Comentarios