TEMA: O papel do Estado na garantia de qualidade da educação
- Eduarda Morais
- 17 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Como afirmou Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa do que você pode usar para mudar o mundo". Dessa forma, entende-se que o Estado deveria garantir uma educação de qualidade e com igualdade de acesso para toda a população. Infelizmente, não raro, essa não é a realidade vista por milhares de brasileiros, devido principalmente a negligência dos órgãos governamentais.
Em uma primeira análise, vê-se que o negligenciamento do governo compromete que crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação pública. Isso porque falta investimento nas estruturas escolares, como bibliotecas, laboratórios de ciências e informática. Assim, limita-se as possibilidades de aprendizagem proporcionadas aos estudantes.
Consequentemente, a falta de uma formação de qualidade no ensino fundamental e médio dificulta o ingresso de alunos da rede pública em faculdades, pois para conseguir a aprovação em um vestibular é necessário possuir uma vasta gama de conhecimentos. Dessa maneira, aumenta-se as desigualdades sociais no país, uma vez que estudantes das periferias com baixo poder aquisitivo são os mais afetados com o abandono do Estado.
Portando, o Estado deve financiar reformas nas escolas públicas por meio de projetos aprovados pela Câmara de deputados, em que serão inseridos nas escolas bibliotecas com livros didáticos e de literatura e, também laboratórios com equipamentos de alta qualidade e inovação tecnológica, a fim, de que os professores tenham as melhores ferramentas para lecionar nas instituições de ensino.
Comentários
Introdução: a citação não ficou bem posicionada no início do texto. Seria de melhor proveito se fosse no desenvolvimento ou como retomada na conclusão. Além disso, o período seguinte não faz relação direta com a citação. Ficou meio vago sua afirmação, pois só com a frase não dá para entender que o Estado deve garantir uma educação de qualidade. Um melhor argumento nesse sentido, seria a CF de 1988. Sua tese é boa, porém, não houve nenhum respaldo factual para tal afirmação. Experimente citar um dado que comprove o que foi dito na sua tese.
Desenvolvimentos: começou bem, com conectivos e tópicos frasais pertinentes ao tema e à tese, porém, não houve legitimação do que foi citado. Pergunte-se sempre: "como posso validar o meu argumento?". Além disso, o primeiro período do seu segundo parágrafo de desenvolvimento ficou grande, isso faz com que o corretor "perca o fio da meada". Também no segundo parágrafo de desenvolvimento, as ideias de falta de escolaridade x periferia x agravamento de desigualdades sociais fazem sentido, mas não houve uma relação clara e direta no seu texto.
Conclusão: conectivo adequado, porém, não houve retomada do tema. Sua proposta está completa, com os 4 elementos.
Notas e justificativas:
1) Competência I (Norma Culta): 120 - mais de 2 erros de vírgula, períodos grandes e um deslize na citação do Mandela.
2) Competência II (Compreensão do Tema e Áreas do Conhecimento): 160 - apesar da boa estrutura textual e compreensão do tema, não houve repertório produtivo que legitimasse sua argumentação.
3) Competência III (Seleção de argumentos/ Dificuldade): 120 - boa argumentação, mas faltou fundamentação, seja por meio de dados, fatos históricos ou qualquer outro tipo de argumento que valide o que foi mencionado.
4) Competência IV (Mecanismos Linguísticos): 160 - uso adequado de conectivos que deram coesão e deixou seu texto coerente.
5) Competência V (Proposta de Intervenção): 200 - sua proposta está completa, contém os 4 elementos: agente, o que deve ser feito, como deve ser feito e a finalidade. Parabéns!
NOTA FINAL: 760
Corretora: Eduarda
Você escreve bem e os erros são fáceis de corrigir. Lembrando que eu não sou professora de português, nem redação, nem nada do tipo, auehaue. Estamos no mesmo barco e espero que esta correção te ajude a chegar mais perto do tão sonhado 1000! Qualquer dúvida, me procure no instagram (@eduardamoraisg). Continue, você está no caminho certo. Espero ver você aprovada logo, logo! Um beijo. ♥
Komentarze