top of page

tema: Doação de órgãos

  • Bárbara Comote
  • 17 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Na série americana exibida pela Netflix, "Grey’s Anatomy” retrata a intensa dificuldade dos médicos na doação de órgãos e tecidos. De maneira análoga à situação fictícia, tal situação também acontece no país verde-amarelo, seja pela falta de conhecimento de grande parte da sociedade, seja pela falta de incentivos econômicos e sociais das esferas governamentais. Logo, é mister que medidas sejam tomadas para mitigar tal problemática.

A priori, é válido ressaltar que a falta de conhecimento da maioria da população corrobora com a celeuma em questão. Ademais, no hodierno ainda é notório a existência de um “tabu” na sociedade em relação ao tema em pauta. A saber, quando um paciente morre por morte encefálica, grande parte dos familiares não aceitam o resultado e acreditam que a pessoa pode voltar. Sob essa óptica, é inegável que o aumento da doação de órgãos e tecidos, não será possível diante de uma escassa comoção das pessoas.

Em segunda análise, é indubitável frisar que os investimentos econômicos e sociais das esferas governamentais, ainda não são vigentes em toda a esfera social. Ademais, de acordo com o artigo quinto da constituição cidadã, “todos os cidadãos têm direito à vida”. Contudo, tal realidade não é evidenciada, visto que, o poder público não efetua de maneira eficiente investimentos econômicos para os hospitais. Como também, não realiza de maneira eficaz a disseminação de onde a respeito da doação de órgãos e tecidos.

Destarte, é mister que o Governo Federal, em parceria com os setores midiáticos, deve realizar investimentos econômicos na área da saúde, de modo que os profissionais da saúde realizem os procedimentos sem impedimentos, e organizarem palestras e debates por meio das mídias digitais, a fim de garantir uma doação de órgãos com menos complicações e rejeições. Além disso, a sociedade deve se informar sobre o tema em questão, desconstruindo o olhar preconceituoso sobre tal situação. Sendo assim, talvez seja possível diminuir os casos como o evidenciado na na série grey’s anatomy. ( colocar em letras maiúsculas)

COMENTÁRIOS

Parabéns! Seus parágrafos estão equilibrados e divididos em períodos. O seu texto segue o gênero dissertativo-argumentativo ( introdução + desenvolvimento + conclusão).

1. Competência I: Norma Culta. (Nota 200)

Você apresenta bom domínio da norma culta.

Lembre-se sempre de colocar o nome da Constituição Cidadã com letras maiúsculas, talvez tenho feito isso por ser um texto digitado, mas é sempre bom lembrar que o Enem está mudando para o digital e futuramente toda a redação será digitada.

OBSERVAÇÃO: Na linha 8 há um pleonasmo “morrer de morte”. Poderia refazer esse período da seguinte forma: “ quando há morte encefálica...”

2. Competência II: Compreensão do Tema (Nota: 200)

Você demonstrou uma boa compreensão e dissertação do tema no decorrer do texto. Soube problematizar a situação e não fugiu do tema proposto.

3. Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ( Nota 160)

Bom argumento, mas seria necessário comprová-lo, seja por meio de dados, fatos históricos ou qualquer outro tipo que fundamente seu ponto de vista.

No D1 você aponta como problema a falta de informação. Mas por que existe essa falta de informação?! Apresente algum dado, pode ser até mesmo da proposta

No D2 você traz como argumento que são poucos os investimentos na área da saúde. Em relação à doação de órgãos no Brasil, o SUS é referência internacional. Então, você deveria explorar melhor essa questão, entende?

4. Competência IV : ( Nota:200)

Faz um bom uso dos elementos coesivos no texto, trazendo coesão e coerência ao mesmo. Conecta as partes da dissertação muito bem e não apresenta desvios nesse quesito.

5. Competência V: Proposta de intervenção (nota:120)

Parabéns! Você quase tirou nota máxima nessa competência.

Proposta 1

Agente: “Governo Federal”. Deixe mais explicito qual órgão será responsável.

Ação: “deve realizar investimentos econômicos na área da saúde”

Detalhamento: “de modo que os profissionais da saúde realizem os procedimentos sem impedimentos, e organizarem palestras e debates

Modo/meio: você não deixa claro como será feito os investimento econômicos.

Efeito: “a fim de garantir uma doação de órgãos com menos complicações e rejeições”

Proposta 2

A segunda proposta também na está completa. O correto é ter duas propostas bem completinhas para os dois problemas citados, porque caso na primeira proposta falte algum dos elementos (agente, ação, meio/modo, efeito e detalhamento) você tem uma "segunda chance", entende?

6. Dificuldade

Em relação à sua dificuldade, aconselho a sempre escrever uma ordem. Eu gosto muito dessa proposta abaixo, apesar de só ter uma proposta:

"Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI."

NOTA FINAL: 880

Faça um esqueleto da sua redação e o que você apontar como problema deve ser solucionado no último parágrafo. Então, pense numa proposta antes mesmo de fazer a redação. Deixe toda estruturada no papel que fica mais fácil de não se perder.

Corretora: Bárbara

Lembrando que não sou corretora muito menos professora de português/redação hahaha sou apenas uma vestibulanda que está no mesmo barco que você. Estou aqui se precisar tirar alguma dúvida ou até mesmo questionar algo. Abraços !!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Sociedade enferma

No livro "Sociedade do cansaço", o filósofo Byng-Chul Han,(1) relata tal como como antigamente no século XX (3) as doenças eram causadas...

 
 
 

Commentaires


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page