Tema da redação: O suicidio entre os jovens brasileiros - alternativas para enfrentar esse problema
- Arícia Miranda
- 16 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
No Brasil é notório casos de suicídios entre jovens, e isto não influencia em questão de classes sociais, pelo contrário, ambas são atingidos. Isso se deve por diversos fatores, entres eles: violência, bullying, depressão. Diante disso, fatos devem ser analisados e medidas a ser tomadas a fim de amenizar a problemática.
➡️ Problemas de pontuação : Depois de No Brasil há uma vírgula, pois é um ”termo móvel“ na oração.
➡️ Faça uma tese mais clara e aborde os termos chaves do tema! Isso prende a atenção do corretor e facilita que você não perca pontos por desviar de tema.
➡️ Seria interessante você trazer um repertório denso e produtivo. Vi que você colocou isso como dificuldade. Você pode criar um caderninho de repertório e revisá-lo. Use de vídeo curtos no YouTube e procure na internet perfis que fazem discussōes sobre isso. fiz o mesmo e me ajudou bastante.
➡️ Um exemplo de repertório poderia ser a obra de Durkheim, um sociólogo clássico que definiu o suicidio como um fato social caso seja gerado por um conjunto de fatores da sociedade. Isso seria bacana para já abordar problemas.
➡️ busque ter uma tese clara como: “o suicidio entre jovens é.... ( sua opinião).Depois, busque justificá-la.
➡️ A abordagem de bullying foi muito boa. Busque desenvolver nos parágrafos seguinte e tente fazer um paralelismo. Por exemplo, se voce dissesse: “ O suicidio entre jovens é um problema da sociedade atual, que é causado, sobretudo, pela violência sexual e doméstica e pelo crescente bullying que os adolescentes sofrem.” Em seguida, aborde o problema 1 no parágrafo 1 e o problema 2 no parágrafo 2.
Vale ressaltar que já existia há muito tempo o suicídio, nó século xix é possível ter como exemplo a obra Madame Bovary, o romance de Gustave Flaubert, que mostra a história de uma moça que tirou sua vida por não ser feliz com seu casamento, pondo assim, todo seu desgosto e depressão diante do mesmo.
➡️ Tente começar o parágrafo com um conectivo como “Em primeiro lugar“. Isso demonstra mais organização para o corretor.
➡️ apesar de trazer reper, você não o desenvolve nem o correlaciona com o problema.
➡️ Você fala de violência no primeiro parágrafo. Seria interessante trazer essa discussão no segundo parágrafo. Então, você poderia ter um tópico frasal norteador como ” a violência é uma das causas do aumento dos suicidios entre os jovens”. Depois, busque justificar e trazer um repertório produtivo.
➡️ Por exemplo, você poderia usar dados ou o mapa da violência para falar da crescente violência doméstica contra os jovens. Também poderia usar um filme ou livro que abordam isso. Por fim, correlacione com o tema. Diga o porquê de a violência causar mais suicidios, o que cabe discussões sobre transtornos mentais e até mesmo o suicidio como uma “válvula de escape para esse problema”
"Em outra análise, destaca-se que, na série ""13 reasons why "" gira em torno de uma estudante que comete suicídio após muitas falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Uma caixa de cassetes gravadas pela mesma antes de se suicidar, relata treze motivos pelas quais tirou sua própria vida. Ainda nesse sentido há sempre uma razão pra alguém chegar a esse ponto."
➡️ prefira Conectores mais diretos como: Ademais, Além disso... Em outra análise pode causar problemas, pois aparenta que você vai apresentar um novo ponto de vista sobre o suicidio.
➡️ A construção “na série ... gira em torno” é pouco concisa. Prefira “ a série .... aborda”
” a série ... retrata”.
➡️ O repertório é ótimo, mas não foi produtivo, pois você não abordou o problema. Traga o bullying citado no primeiro parágrafo para ser discutido. Fale que outra causa do suicídio é o aumento do bullying nas escolas, pois os jovens passaram a sofrerem mais abusos verbais, o que além de gerar mal estar pode progredir para transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Agora, após trazer o problema você pode exemplificar com a série. ➡️ Um detalhe também é apontar na conclusão do 2º e do 3º parágrafo para as alternativas que solucionassem o problema. Isso pois o corretor pode considerar tangencialmente se você não falar disso, já que está nas palavras do tema recorte.
Portanto, medidas devem ser tomadas para esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com o Governo Federal, adotar estratégias, projetos que vão melhorar e preservar a vida dessas pessoas, por meio de mais psicólogos em instituições públicas e privadas, atividades socioeducativas, não deixando de lado também o esporte que pode contribuir de forma positiva e proveitosa.
➡️ prefira não usar a ação meramente como “adotar estratégias”. Seja mais direto e diga “ realizar projetos”. Construções como por exemplo é a exemplo também são válidas para DETALHAR na proposta de intervenção. Use construçōes como a fim de ou para que quando for indicar a finalidade da ação. Isso deixa mais claro para o corretor que você está cumprindo as 5 perguntas avaliadas ( AGENTE, AÇÃ, FINALIDADE, MODO MEIO E DETALHAMENTO).
Comentarios