top of page

TEMA: As relações de consumo em meio à pandemia no Brasil

  • Foto do escritor: Eduarda Morais
    Eduarda Morais
  • 17 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Em 2019 iniciou a proliferação do vírus, responsável pela COVID-19, em escala global, ou seja, uma pandemia. Infelizmente, esse contexto foi a causa principal do consumo exacerbado dos brasileiros, devido à instabilidade na quantidade de dias em isolamento. Consequentemente, realizando prejuízo a outros cidadãos.

Em primeiro lugar, vale destacar a preocupação populacional relacionada ao cenário mundial. Nesse viés, durante a Idade Média, ocorreu uma disseminação da peste bulbônica pela europa e ásia. Assim como na época, atualmente há um grande medo na maioria da sociedade acerca da duração desse período incomum. Desse modo, algumas pessoas realizam compras compras exageradas como forma de precaução para a falta de mercadorias.

Por consequência, é importante ressaltar que tal ação proporciona prejuízo à outra parcela da população. Segundo a Constituição de 1988, todos os cidadãos tem direito à alimentação e à saúde. Nesse sentido, o consumo excessivo de produtos essenciais ao cotidiano, exemplo remédios e alimentos, com objetivo de estoque domiciliar proporciona uma falta desses nos locais de venda para quem precisa - visto que não existem produtos suficientes para todos os brasileiros estocarem.

Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias afim de solucionar o impasse. Para isso, os donos de comércios, principalmente farmácias e supermercados, devem estabelecer número máximo de compras por cliente, por meio de cadastros com registros de nome do cliente e produtos comprados, afim de reduzir o consumo desnecessário. Dessa maneira, a quarentena não será prejudicial, nos âmbitos de consumo, aos brasileiros.


Comentários

Introdução: não soou muito bem o começo. Acho que ficaria melhor "Em 2019 teve início a proliferação de um vírus, responsável pela doença COVID-19, em escala global, o que configura uma pandemia." Mas, ficou excelente esse repertório, pois foi atual e pertinente ao tema. O termo "imprevisibilidade da quantidade de dias" caberia melhor no lugar de "instabilidade" - e também faltou uma vírgula depois de "brasileiros". Tente evitar gerúndios.


D1: tópico frasal excelente, muito bem! Conectivo adequado para retomar o que foi dito antes. O certo é "peste bubônica", "Europa" e "Ásia" com letras maiúsculas, pois são substantivos próprios. A parte sublinhada também não soou muito bem, não houve uma relação clara entre as ideias mencionada. Mas, fora isso, seu parágrafo está perfeito!


D2: iniciou com tópico frasal, seguido de conectivo (PERFEITO!). Únicos deslizes neste parágrafo foi "exemplos", que o certo seria "como remédios e alimentos" ou "por exemplo, remédios e alimentos," e poderia ter usado "dessas mercadorias" como sinônimo de "produtos". Poderia também ter excluído o "para quem precisa" e colocado direto o complemento, que aliás, ficou ótimo. Parabéns!


Conclusão: proposta completa e pertinente ao tema e aos argumentos apresentados. Único errinho foi o "afim de", o certo é separado (a fim de), que é sinônimo de "finalidade". Fora isso, conclusão perfeita!


Notas e justificativas:

C I: 160 - poucos erros. Você demonstra um bom domínio da norma culta. É só se atentar mais da próxima que você consegue os 200 nesta competência. :D

C II: 200 - estrutura perfeita, não houve fuga do tema e o repertório foi produtivo e pertinente. Parabéns! ♥

C III: 160 - selecionou e organizou seus argumentos em defesa de seu ponto de vista com maestria. Parabéns!

C IV: 200 - você domina os mecanismos linguísticos de coesão. Parabéns!

C V: 200 - proposta completinha. Perfeita!

Nota Final: 920

Sua redação ficou excelente, só cometeu alguns deslizes na C1, mas fora isso, você mandou muito bem. Parabéns, você vai conseguir o 1000 logo, logo! ♥

PS: lembrando que não sou profissional na área, mas reconheço uma boa redação quando a vejo, haha. É isso! Espero ter ajudado. Beijo!


Corretora: Eduarda Morais

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Sociedade enferma

No livro "Sociedade do cansaço", o filósofo Byng-Chul Han,(1) relata tal como como antigamente no século XX (3) as doenças eram causadas...

 
 
 

Comentarios


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page