TEMA: A redução da maioridade penal e seus efeitos em discussão no Brasil
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Da escravidão à criminalização
A criação da 13ª Emenda da constituição estadunidense –em 1984– tornou crime a escravidão no país. Entretanto, a mesma dizer que todos os aprisionados deveriam continuar presos. Contudo, os condenados haviam sido presos –em sua maioria– por serem negros. Atualmente, com uma possível diminuição da maioridade penal no Brasil; efeitos análogos a 13° Emenda poderiam tornar-se realidade.
Comentários específicos:
- Equívoco na conjugação verbal. O correto seria “a mesma dizia” (C1)
- Uso equivocado de ponto-vírgula após a palavra “Brasil”. O correto seria a vírgula. (C1)
- Quais os efeitos da 13ª Emenda que poderiam tornar-se realidade no Brasil? A tese não ficou clara. Marginalização da população negra? Permanência do preconceito e da segregação racial? Certifique-se de deixar claro na tese o posicionamento que será defendido ao longo do texto. (C3)
- Uso equivocado do conectivo com valor opositivo “Contudo”. A ideia apresentada tem uma relação semântica de concessão em relação à anterior. Poderia ser substituído por “ainda que” ou outro conectivo de valor concessivo. (C4)
- Repetição da palavra “presos”. (C4)
Comentários gerais:
- A escolha de vocábulos mais técnicos pode enriquecer seu texto. Ex: “promulgação” no lugar de “criação”
- Uso de marcadores vagos de tempo, como “atualmente”, devem ser evitados. Substitua por expressões como “século XXI”, por exemplo.
- O ano de promulgação da 13ª Emenda foi 1865. Por ser uma data bem conhecida, o corretor poderia saber essa informação e notar o erro. Veja que a data utilizada é muito recente! Mesmo que o corretor não soube a data exata, desconfiaria do erro por esse motivo. Caso não saiba com certeza de alguma data, é preferível omiti-la ou substituí-la por uma expressão mais genérica como “século XIX”.
- O mesmo efeito da 13ª Emenda nos EUA ocorreu no Brasil após a Lei Áurea. Os negros foram marginalizados na sociedade. Por que não utilizar como repertório a nossa própria história, visto que a frase tema traz “em discussão no Brasil”?
Mormente, é frucal analisar que 61,6% da população carcerária brasileira é negra ou parda. Destarte, nota-se a indubitável discrepância racial nas prisões e, fica notório que jovens negros –em um país com altos índices de racismo– seriam inenarravelmente injustiçados.
Comentários específicos:
- Equívoco na grafia da palavra “frucal”. O correto é “fulcral”. Caso tenha dúvidas na escrita correta, principalmente de palavras pouco usuais, substitua-as por outras que tenha certeza/mais simples. Nesse caso, poderia ter utilizado “fundamental”. (C1)
- Qual é a fonte do dado estatístico apresentado? Ao apresentar dados como esse, principalmente nesse nível de precisão, é necessário dizer também a fonte dele. (C3)
- Parágrafo ficou com tom expositivo/superficial. Necessário desenvolver mais o argumento, apresentando as causas para o problema abordado. (C2 e C3)
Comentários gerais:
- Atentar para a estruturação do parágrafo argumentativo. (tópico frasal + repertório + fundamentação + frase de fechamento)
- Caso não tenha segurança para explorar diferentes técnicas argumentativas, sugiro desenvolver bem o básico na fundamentação (causa+consequência).
Outrossim, cabe salientar que a redução da maioridade penal seria um paradoxo ao pensamento do filósofo Pitágoras: "Eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos". Logo que segundo o pensador o homem é reflexo da educação. Dessa forma, o encarceramento de um menor traria ainda mais prejuízos para o mesmo e, para a sociedade em geral.
Comentários específicos:
- Falta da vírgula após a palavra “logo” e após a palavra “pensador”. (C1)
- Uso equivocado do pronome “que”. Não há necessidade dele na oração. (C1)
- Novamente, o parágrafo assumiu um tom expositivo, faltando desenvolver o argumento. Por que o homem é reflexo da educação? Quais prejuízos a falta da educação traria aos jovens encarcerados e à sociedade? (C2 e C3)
Comentários gerais:
- Adorei a escolha do repertório! Promoveu uma ótima progressão de ideias, já encaminhando para o que possivelmente será abordado na proposta. Isso demonstra para o corretor que foi feito um planejamento do texto. Parabéns!
Posto isso, é imprescindível que o MEC promova palestras e debates nas escolas – com a ajuda de profissionais capacitados– para que eles possam mostrar os maléficos da vida do crime e orientar crianças e adolescentes em situações delicadas. Dessa forma, esses jovens terão maior entendimento sobre os perigos e apoio psicológico. Assim, congruente ao filósofo Pitágoras, a incidência de jovens infratores irá diminuir drasticamente, sendo assim, a necessidade de uma redução da maioridade penal seria ainda menor.
Comentários específicos:
- O conectivo “posto isso” traz a função metalinguística (o texto se referindo ao próprio texto), o que não é uma boa escolha para a redação do Enem. Tente substituir por outros conectivos de valor conclusivo como “Portanto”, “Assim”, “Logo” (C3)
- Faltou colocar o significado da sigla MEC. Poderia ter colocado somente “Ministério da Educação” também. (C5)
- Faltou a retomada da tese no início do parágrafo (C5)
- Uso de “maléficos” (adjetivo), no lugar de “malefícios” (substantivo) (C1)
Comentários gerais:
- Como a maior dificuldade foi o espaço para colocar todos os elementos na conclusão, segue uma sugestão de escrita, retirando algumas palavras e modificando algumas outras:
“Portanto, torna-se evidente que a redução da maioridade penal agravará a já existente marginalização dos jovens negros. Nesse sentido, faz-se imprescindível que o Ministério da Educação, por meio de profissionais capacitados, promova palestras e debates nas escolas a fim de conscientizar crianças e adolescentes acerca dos malefícios do crime. Com isso, esses jovens terão, por meio da educação, ferramentas para sair de sua situação de vulnerabilidade, sem se entregar à criminalidade. Assim, congruente ao pensamento de Pitágoras, o endurecimento das medidas punitivas não se faria necessário no Brasil.”
Uma outra dica em relação a isso é diminuir a letra e o espaçamento entre as palavras, tomando o devido cuidado para manter o texto legível.
Espero de coração que tenha ajudado! É só corrigir mesmo alguns detalhes que você vai voar! =)) Qualquer outra dúvida, pode entrar em contato comigo no direct do instagram @30named.
NOTA: 760 (C1=160 / C2=120 / C3=160 / C4=160 / C5=160)
Corretora: Luiza Lino
Commentaires