top of page

Depressão na adolescência

  • Foto do escritor: Quele Lorrane
    Quele Lorrane
  • 30 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

INTRODUÇÃO

Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um crescente percentual de pessoas, principalmente (4) jovens, com doenças da mente potencializadas pelo sistema capitalista e consequentemente pela queda das relações interpessoais. Nesse contexto, faz-se pertinente debater acerca da depressão na adolescência. (5)


Comentários:

- (1) Erro ortográfico: Adivindo - -> Advindo

- (2) Erro ortográfico: ultrarromântismo -> ultrarromantismo

- (3) Cuidado, você não se expressou com clareza. Pois, seu primeiro período parece afirmar que a depressão surgiu da segunda fase de uma escola literária (Romantismo). Na época do ultrarromantismo, a temática da depressão foi muito evidenciada, mas a doença já existia.

- (4) Dica: Não é obrigatório, porém você pode utilizar advérbios terminados em –mente, entre vírgulas, para dar ênfase.

- (5) Uma recomendação: Procure deixar sua tese mais explícita, mostre ao leitor um spoiler do que será tratado nos desenvolvimentos.

PRIMEIRA ARGUMENTAÇÃO

Segundo Karl Marx, o capitalismo gera seu próprio coveiro (1). Essa visão do sociólogo faz crítica direta com o sistema que visa o lucro e configura a sociedade para tal, ocasionando (2) uma massificação e padronização nos indivíduos adultos para o meio laboral. Em decorrência disso, adolescentes lutam ao mesmo tempo com a pressão social e a luta de classes, estimulando (2) gatilhos para transtornos psicológicos.


Comentários:

- (1) Em citações diretas prefira usar aspas.

- (2) Tente optar por não usar palavras com gerúndio “ –ndo “

- É recomendável utilizar conectivos no início do primeiro desenvolvimento como “Em primeiro plano ou análise, Primordialmente...”

- Não existe no seu primeiro desenvolvimento o tópico frasal, que é uma espécie de resuminho sobre o que será a sua argumentação. Não esqueça de fazê-lo :)

- Qual a sua visão sobre o assunto? A deixe mais visível.



SEGUNDA ARGUMENTAÇÃO

Parafraseando (1) Zygmunt Bauman, a fluidez da modernidade e o ritmo incessante das transformações gera angústias, motivando (2) a superficialidade nas relações humanas. Nessa lógica, é possível analisar a conexão entre a sociedade do consumo e a liquidez do pós-moderno. Por conseguinte, jovens nesse entremeio contém (3) a mais alta taxa de mortalidade fomentada pela depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (4).


Comentários:

- (1) Além de conter gerúndio, prefira não usar o termo “parafraseando”, ao invés disso apenas faça uma citação indireta.

- (2) Gerundismo

- (3) Opte em uma reescrita, usar “têm” ao invés de “contém. O primeiro termo fica melhor colocado.

- (4) Uma dica. Não cite nada que não foi mencionado antes no último período de desenvolvimento. Ele é usado para “amarrar” as ideias, uma espécie de conclusão de tudo o que foi dito.

P.S: É recomendável utilizar conectivos no início do primeiro desenvolvimento como “Em segundo plano ou análise; Ademais; Além disso....


- No início do segundo desenvolvimento o tópico frasal também é inexistente. O seu primeiro período se encaixaria bem como segundo.


- O seu parágrafo ficou expositivo, é difícil ver sua marca autoral. Se ainda não conhece esse termo, dê um google. É super importante para sua dissertação.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Fica claro portanto, a necessidade de medidas que atenuem essas estatísticas. Logo, cabe ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde - ramos do Estado responsáveis pela formação civil e pela saúde dos mesmos- propagar a prevenção ao suicídio, por meio das mídias de grande alcance e aplicativos próprios para pessoas com depressão e derivados, para que o paciente reconheça a doença e procure ajuda profissional. Só assim, é possível evitar a evolução do quadro (1).


Comentários:

Quem: Ministério da Educação e o Ministério da Saúde

Especificamente cada um irá fazer o que?


Detalhamento: "... ramos do Estado responsáveis pela formação civil e pela saúde dos mesmos"


O que? : Propagar a prevenção ao suicídio


Como?

Como irá prevenir o suicídio? Ficou faltando.


Por meio de...? Das mídias de grande alcance e aplicativos próprios para pessoas com depressão e derivados.

Que aplicativos seriam esses? O Ministério da saúde teria que criar?


Para que fim? Para que o paciente reconheça a doença e procure ajuda profissional


Dica: No último período cuidado para não restringir, pois podem e existem outras medidas. Recomendo atenuar, ao dizer que é uma medida interessante e que pode ajudar a minimizar a problemática, por exemplo.



Notas:

Competência 1: 140

Competência 2: 180

Competência 3: 140

Competência 4: 160

Competência 5: 160

Total: 780


Olá! Continue praticando e estudando, escrever dissertações é mais fácil quando se tem um método. Notas acimas de 900 não são impossíveis.

Em caso de questionamentos ou erros, favor entrar em contato pelo telegram ou pelo meu email, que está disponibilizado na planilha da redação solidária.


Corretora: Quele Lorrane

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page