A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
- Ana Flávia Galvão
- 23 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
Em dezembro de 2019, em uma província chinesa surgiu o primeiro caso do novo Coronavírus (convid-19), com ele também surgiram o medo e 1 insegurança dos países, tendo em vista que não haveria leitos nem equipamentos suficientes para toda a população. Nesse contexto, alguns países oferecem o sus (Sistema Único de SAúde), que possibilita consultas e testes gratuitos para todos. Entretanto, esse sistema ainda é deficiente por falta de manutenção governamental e em outros países não adquiriram um sistema único de saúde.
COMENTÁRIOS INTRODUÇÃO
Parte sublinhada: deveria estar entre vírgulas porque é um aposto C1
1- Antes de insegurança deveria ter o artigo "a", é questão de concordância se você colocou o medo tem que ser a insegurança. C1
Gerúndio: evite
Obs: Alguns países oferecem sistema público de saúde e não o SUS, o SUS é brasileiro. Cuidado, nos outros países não chama assim. Você deveria ter colocado: Nesse contexto, alguns países oferecem o sistema público de sáude, que possibilita... C3
Tese 1: Falta de manutenção governamental
Tese 2: Alguns países não possui esse sistema
Essa parte que eu marquei de vermelho eu aconselho você a organizar melhor para falar que alguns países ainda não possuem esse sistema e que isso pode ser um problema. Tá confuso, e isso prejudica o entendimento do corretor. C1
No mais, Boa introdução.
Primeiramente, cabe a análise dos fatores que corroboram para a saturação sistemática. Isso ocorre pois a maioria da população não tem condições de obter um convênio próprio. Dessa forma, os hospitais e leitos torna-se extremamente repletos de pessoas. Outro fator seria uma falta de estruturação nesse campo. Isso pode ser observado pela falta de profissionais de saúde, tendo como solução o Programa mais Médicos. Há também uma escassez de EPI’S ( Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde. Há uma condição pior que esta, a de países que não possuem um sistema de saúde pública.
COMENTÁRIOS D1
Repetição de palavras, procure sinônimos C1
Gerúndio: Evite C1
O certo é o artigo definido "a" e não o indefinido "uma" C1
Obs 1:Seu D1 está bom, porém você picou demais os períodos então não teve um lineariedade, ficou prejudicada. Da mesma forma que períodos longos prejudica, curtos demais também C1. Tome cuidado!!!
Obs 2: Você falou demais, expois muito problema e argumentou pouco C3. O texto é dissertativo-argumentativo, então a principal função aqui é argumentar a favor daquilo que você defende para me convencer de que você está certa!
Obs 3: Faltou o argumento de autoridade como: filmes/séries/médicos/filósofos.... para dar credibilidade no que você está falando, e demontrar seu conhecimento sociocultural,saindo do senso comum C3
Ademais, vale ressaltar a realidade de outra parcela da população mundial. 3 Há Governos que não possuem um sistema de saúde público, ou seja, todos os gastos desde uma simples vacina a uma cirurgia são pagos pelos indivíduos.1 Além de não terem ajuda estatal no âmbito da saúde enfrentam outros problemas advindos do anterior, como endividamento e elevada taxa de mortalidade das regiões periféricas. Nesse cenário, um exemplo de países 2 seriam os Estados Unidos a qual pode ser observados todas essas consequências. Dessa forma, a população vão para consultas em casos extremos, o que dificulta a prevenção e tratamentos de doenças, e assim diminuem a chance de cura da população.
COMENTÁRIOS D2
Parte sublinhada: tem que estar entre vírgulas porque é um aposto C1
1 e 3- Elemento coesivo para ligar os períodos C4
Não entendi o que significa esse anterior????
2- exemplo de países o que? note que falta um complemento C1
O certo é seria e não seriam C1 (um exemplo ... seria)
É "o qual" não "a qual" C1
O certo é observado e não observados C1
População vai e não vão C1
Obs: Fora os erros na C1, ótimo D2
1É fundamental portanto, que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da educação promovam iniciativas para ter mais profissionais de saúde. 2 Com verbas direcionada para cursos profissionalizantes. 3 O Estado deve portanto, incentivar empresas privadas a produzirem os equipamentos necessários para manutenções programadas em todo o país. 4 Os países devem investir na saúde da sua população por meio de alguns hospitais públicos com auxílio de médicos voluntários nos atendimentos. 5 E assim, teríamos um sistema democrático de saúde.
COMENTÁRIOS CONCLUSÃO
1- O correto é : Portanto, é fundamental... C1
2,3,4 e 5: Falta de elemento coesivo C4
O correto é direcionadas e não direcionada(verbas ta no plural)
Portanto tem que estar entre vírgulas C1
Parte sublinhada: deve estar entre vírgulas porque é um aposto C1
PI 1
QUEM? Ministério da Saúde e o MEC
O QUE/AÇÃO? iniciativas para ter mais profissionais
COMO? verbas para cursos profissionalizantes
FINALIDADE? não tem
PI 2
QUEM? Estado( qual parte dele???)
O QUE/AÇÃO? incentivar empresas privadas a produzir equipamentos para manutenções programadas em todo país
COMO? não tem
FINALIDADE?não tem
PI 3
QUEM? países (muito genérico, detathe mais)
OQUE/AÇÃO? investir na saúde
COMO? hospitais públicos com auxilio de médicos voluntários
FINALIDADE? sistema democrático de saúde
Obs: Você sugeriu 3 propostas e nenhuma das 3 completas, comprometendo a C5.
A banca avaliadora do ENEM pede 1 solução bem detalhada, você sugeriu várias e nenhuma,pelo menos, bem detalhada e estruturada.
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Nota: 760
Obs: As anotações estão no decorrer da correção, sobre as competências.
Espero ter ajudado de alguma forma na sua caminhada rumo aos 900+. Continue treinando que com certeza você vai se dar bem :)
Estou disponível no telegram para ajudar e tirar qualquer dúvida.
Dica: Estude a C1, vírgulas,apostos,tente não repetir palavras,concordância. Estude também os elementos coesivos.
Corretora: Ana Flávia Galvão
Comments