TEMA: A questão da fome no Brasil
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
REDAÇÃO:
Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a fome no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do desperdício de alimentos, quanto da omissão do governo. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Comentários específicos:
- Ausência da vírgula após “Utopia” (C1)
Comentários gerais:
- “Sociedade” e “corpo social” são sinônimos. Utilizar as duas expressões em sequência ficou redundante. (C4)
- A escolha da expressão “padroniza-se” passa uma ideia de que a sociedade é padronizada, isto é, sem diferenças. Note que dizer que uma sociedade não possui conflitos e problemas (utópica), não é a mesma coisa de dizer que ela é padronizada.
Poderia substituir por exemplo por: “é retratada uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de conflitos e problemas”
- A escolha do vocábulo “prega”, bem como da palavra “planos” para se referir ao autor da obra, passam uma ideia de que a obra tem um caráter doutrinário. No entanto, trata-se de um romance filosófico. Poderia substituir por expressões como “é o oposto do que o autor narra” e “dificultam a concretização de uma realidade utópica como a de More”.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o desperdício deriva da baixa atuação do governo, no que concerne à criação de mecanismos que coíbem tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hol=bes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil.
Comentários específicos:
- Equívoco na grafia do nome do pensador “Hobbes”. (Acredito que foi erro de digitação) (C1)
Comentários gerais:
- “Precipuamente” e “Fulcral” são sinônimos. Poderia substituir o “precipuamente” por “em primeira análise”, por exemplo. (C4)
- Faltou desenvolver o argumento. Perceba que seu parágrafo só possui o tópico frasal e o repertório. Explique melhor porque/de que forma o governo é omisso e quais as consequências disso. (Na planilha só tinham essas 04 linhas. Será que faltou alguma parte?) (C2 e C3)
Devido a falta de atuação das autoridades, o desperdício de alimentos em restaurantes e nas casas da população, acaba por agravar a situação da fome, pois usam mais que o necessário e falta aos que tem menos condições de ter seu alimento. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Comentários específicos:
- Falta da crase em “à falta”. (C1)
- Ausência de conectivo para iniciar o parágrafo. O conectivo é fundamental para evidenciar a relação semântica entre as ideias que serão apresentadas e as que foram abordadas anteriormente. É o uso dele que confere coesão e progressão ao texto. (C4)
- Faltou um tópico frasal com a síntese do argumento. (C2)
- Marca de oralidade com o uso da expressão “acaba por” (C1). Substitui por expressões mais formais como: “em consequência, a situação da fome é agravada”.
Comentários gerais:
- Período muito longo. Perceba que seu parágrafo possui apenas dois períodos. Isso deixa as informações confusas e quebra a fluidez do texto. (C4)
- Explore melhor os argumentos. O fato de ter colocado todas as informações na mesma oração, também fez com que elas ficassem superficiais. Como/por que ocorre o desperdício? De que forma as autoridades não atuam e poderiam atuar nesse problema? Quais as consequências disso? (C2 e C3)
- Faltou trazer mais um repertório/intertextualidade para fundamentar o ponto de vista. Poderia também relacionar com algum dos utilizados anteriormente. (C3)
Assim, medidas exequiveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o desperdício, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio da ANVISA, será revertido em maior fiscalização, através de novos regulamentos e multas para o descumprimento de tais regulamentos. Desse modo, atenuar-se-a, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da fome, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Comentários específicos:
- Falta do acento agudo em “exequíveis”. (C1)
Exequíveis = executáveis
Percebe que esse adjetivo para caracterizar “medidas” é praticamente um pleonasmo? Se é uma medida, ela é executável.
- Faltou retomar a tese no início da conclusão. (C2)
Relembrando a tese: “torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade”
- Ausência de vírgula após “capital que” (C1)
- Escolha do agente incompatível com a medida proposta. O TCU não é responsável por direcionar verbas. Ele é responsável por realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos do governo federal. (C5)
- Faltou detalhar melhor a proposta. Como a Anvisa poderá fiscalizar o desperdício? Quais regulamentos? Lembrando que leis são propostas e aprovadas pelo poder legislativo. (C5)
- Ausência do acento agudo em “atenuar-se-á” (C1)
Comentários gerais:
- A frase de fechamento retomando o repertório da introdução ficou excelente! Parabéns!
Apenas tenha cuidado com afirmações como “alcançará”. Lembrar que a medida vai propor uma intervenção no problema, mas sabemos que solucioná-lo por completo é uma tarefa bem mais complexa. Prefira expressões como “estará mais próxima de alcançar”, por exemplo.
NOTA: 720 (C1=160 / C2= 120 / C3= 160 / C4= 160 / C5= 120)
Sobre a maior dificuldade: Fazer uma conclusão boa com o limite de 30 linhas.
Acredito que a dificuldade na formulação da proposta tenha ocorrido pelo pouco desenvolvimento dos argumentos. Minha sugestão é fazer um bom planejamento do texto, colocar os tópicos frasais (síntese da ideia que será defendida) e esquematizar uma estrutura básica de causa x consequência. Ao fazer isso, você irá organizar melhor as ideias e terá a certeza de que seu argumento está bem desenvolvido. Ao deixar claro o problema, é mais fácil encontrar uma intervenção pra ele.
Em relação ao limite de linhas, eu também sofria muito com isso! Minha sugestão é tentar diminuir a letra e o espaçamento entre as palavras (cuidado para manter o texto legível). Você também pode tentar retirar algumas palavras que não interferem no sentido das frases/orações.
Espero ter ajudado!!! Qualquer dúvida, estou a disposição para esclarecer. Pode me procurar no instagram (@30named).
Corretora: Luiza Lino
Comments