Tema: A intolerância religiosa no Brasil
- Neto Almeida
- 18 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Tema: A Intolerância religiosa no Brasil
Thayene Matos
No período do Brasil colonial(1) os negros foi(2) a principal mão de obra utilizada, eles tinham suas próprias culturas o que era contestado pela igreja, por terem outro tipo de religião que não era o catolicismo, sendo considerados povos ‘’negados por Deus’’. No entanto, mesmo depois de ter passado muitos anos(3) (4) à forte repressão e intolerância em relação diferentes (5) religiões é hoje um grande problema. Nesse sentido, faz-se necessário destacar que a visão do catolicismo como doutrina imutável e o preconceito enraizado pela sociedade tona necessário medidas para impedir a propagação (18)nessa problemática.
A priori, a religião católica nos dias atuais é a que apresenta maior número de devotos. Exemplo disso são os inúmeros feriados de santos que se tem durante o ano, além de diferentes construções que são principais pontos turísticos no país, como a Igreja Santa Aparecida, localizada em São Paulo, que recebe diariamente milhares de pessoas. Na (6)Idade- Média aqueles que não adotassem a doutrina católica, era perseguidos e até queimados, sendo considerados bruxos, o que intensificou ainda mais a ideia dessa fé ser vista como (7)à ‘’ correta ‘’ pela sociedade. Desse modo, aumenta uma exclusão com as outras crenças, sendo elas vistas com más olhos, formando uma bolha (8)sócio- espacial.
Seguindo essa linha de raciocínio, o preconceito que se obtém pela sociedade, aumenta ainda mais a aceitação de diferentes culturas. O filósofo Chinês Confúcio disse que para saber o futuro, bastaria estudar o passado. (9)Toda via, Confúcio hoje estaria certo, já que bastaria ver que desde o(10) Brasil colonial, (11)à intolerância na aceitação de outra fé é um desafio e diferentes formas de violência são usadas (12)por a população, por não procurar compreender essas crenças e(13) coloca-las como contra as vontades de Deus. Desse modo, é (14)imprecidível que esse panorama acabe (15)para possa aumenta as relações sociais, aceitando todas as doutrinas.
(19)Portando, deve tomar medidas para acabar com o cenário de Intolerância religiosa no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério da Cultura e a mídia, repassar (17)à importância do respeito com as diferentes religiões, abolindo a ideia de uma religião ‘’ correta’’, por meio de projetos nas escolas e para toda a sociedade, além de postagens nas redes sociais sobre esse assunto, com o objetivo de mostrar o que cada crença acredita, mostrando sua história, ressaltando que o país é fruto de uma grande miscigenação de culturas. Assim, o Brasil deixara essas marcas apenas no passado, ocasionando um futuro diferente para sua população e promovendo de vez um furo na bolha (16)sócio-espacial.
Competência: 1
1- Poderia ter usado “Durante o Periodo Colonial” ou “No período do Brasil Colônia “essas primeiras letras são maiúsculas porque isso são alusões(eventos) históricos.
2- “Os negros (está no plural) então devia ter colocado “foram”, isso é um erro de concordância verbal.
3- Ausência de vírgula. “, mesmo depois de ter passado muitos anos,”.
4- Crase inadequada, se você tivesse colocado “devido à forte” estaria correto.
5- Colocar a palavra ‘as’ “em relação as diferentes..”.
6- Idade Média (não usa-se hífen(-)).
7- Crase inadequada.
8- Socioespacial (de acordo com o novo acordo ortográfico).
9- Todavia.
10- Brasil Colonial
11- Crase inadequada (o certo seria “a”).
12- Trocar “por a” por “pela”.
13- Colocá-las.
14- Imprescindível.
15- Para que possa.
16- Socioespacial.
17- Crase inadequada.
18- Dessa.
19- Portanto.
Competência 2: Parabéns, você compreendeu a proposta e utilizou um repertório diversificado e produtivo.
Competência 3: Isso aí, você conseguiu planejar um projeto de texto de acordo com a ordem de suas teses e os desenvolveu deixando claro sua autoria. Só alterou um pouco de seu texto circuito (por conta dos conectivos interparágrafos – esses de fora e que são colocados no começo)
Competência 4: senti falta de alguns conectivo dentro dos parágrafos (intra) e de um inter (priori-posteriori).
Se você utilizou a priori (D1) é recomendado você utilizar o a posteriori (D2) para manter a coesão textual e o seu texto circuito (isso fez você perder ponto na sua estrutura textual);
Quando terminar de apresentar seu tópico frasal, primeiras linhas dos desenvolvimentos, é recomendado utilizar um conectivo de continuação. Recomendo Sob essa ótica; Nesse viés; Seguindo essa linha de raciocínio/pensamento.
Competência 5: Aêê, você consegui apresentar os 5 elementos de sua conclusão.
Agente: OK (é recomendado utilizar “cabe ao Ministério da Cultura, em parceria com a Mídia”) o nome Mídia é maiúsculo porque ela é agente que irá solucionar o problema.
Ação: OK Parabéns, pelo detalhamento!
Meio: OK Conseguiu apresentar a modo e também detalhou!
Finalidade: OK Te aconselho utilizar termos que deixem claro para o corretor que está na finalidade (você pode utilizar: para, com a finalidade, com o fito de...)
Fechamento: OK Parabéns você conseguiu fechar algo que foi retratado durante seu texto, contribuindo para o bom entendimento e para um texto circuito.
NOTA FINAL: 800
C1 120
C2 200
C3 160
C4 120
C5 200
DICA: ESTUDE UM POUCO SOBRE COMO UTILIZAR CRASE, POIS ISSO PODE LHE TIRAR MUITOS PONTOS PORQUE É UM ERRO GRAVE. E TAMBÉM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL! E tenha mais atenção quando for revisar a sua redação, ao fazer demore um pouco e depois olhe de novo para encontrar os seus erros e se autocorrigir.
QUALQUER COISA É SÓ ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO MEU E-MAIL: nenzinhoneto2014@gmail.com Bons estudos!
Comments