top of page

Tema: A importância da imprensa para a democracia no Brasil

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Segundo o escritor Gay Talese, o papel da imprensa é assegurar que a população tenha acesso a informações que as permita ter conhecimento sobre como são guiadas por seu governo, sabendo que eles têm um método para controlar certas informações. Nesse contexto, medidas devem ser tomadas para reverter esse cenário.

A priori, o modelo que melhor representa a organização política de uma sociedade é a democracia. O termo democracia deriva de “demos” e “cratos”, que representa força e poder. Um estado poderá adjetivar-se democrático se for ele dependente da participação do povo nas suas decisões políticas. Para tanto, é necessário interromper com a lógica da manipulação cultural impostas pela mídia, já que ela pode manipular dados e fatos que prejudicam o poder de escolha dos indivíduos.

Ademais, todas as sociedades que atravessaram tempos de ditaduras, marcadas pelo autoritarismo, tempos em que a imprensa sofria com intervenção e constra(n)gimentos constantes, compreendem e defendem a liberdade de expressão na teoria e na prática como base para a existência de um Estado Democrático (d)e Direito. Em razão disso, a Constituição Federal de 1988 -em seu art. 5;lV- resguardou a liberdade de se manifestar e de pensamento, e no art. 220 a liberdade de imprensa, conquistas que efetivam caráter democrático e cidadão da imprensa do país.

Portanto, é através da política que se decide o destino de um país e sua população. Nesse sentido, deve haver participação efetiva da sociedade na política para que hajam mudanças que interessem ao país e seus eleitores. De tal modo, é necessário que a imprensa seja livre e independe(nte), capaz de levar informações sérias e verídicas de interesse coletivo a toda sociedade.

Dificuldade: Elaboram mais a redação. Senti que ficou bagunçado.

Comentários

1) Competência I: Norma Culta (Nota:120)

Na linha 1, o “a” (em ‘acesso a’) deve ter crase, pois se refere à informações, palavra feminina.

Na linha 2, “as permita” deveria ser “a permita” pois se refere à palavra população, que está no singular e “são guiadas” deveria ser “é guiada”, pois também está se referindo à palavra “população”.

Na linha 3, “eles têm” deveria ser “ele tem”, pois se refere à palavra “governo”, que está no singular.

(Dê uma revisada em concordância verbal, é muito fácil se confundir e errar esses detalhes)

Na linha 6, a palavra “estado”, tal como “governo” na linha 2, deve ser escrita com a primeira letra maiúscula.

Na linha 7, a expressão “adjetivar-se” deveria ser “se adjetivar”, o pronome “se” só aparece posposto caso a expressão aparece depois de vírgula ou de ponto.

Na linha 11, a palavra “tempos” aparece repetida, ela deveria ter sido omitida nesta sentença.

2) Competência II: Compreensão do tema e Áreas do Conhecimento. (Nota: 200)

Você demonstrou um conhecimento amplo acerca do tema e soube inserir bem informações derivadas de outras áreas do conhecimento. Apresenta uma boa compreensão e explanação do tema, bem como demonstra seu ponto de vista acerca da problemática.

3) Competência III: Seleção de Argumentos. (Nota: 160)

Demonstra um bom domínio da argumentação, entretanto, no primeiro parágrafo de desenvolvimento houve ausência de comprovação das informações trazidas ao texto:

“O termo democracia deriva de “demos” e “cratos”, que representa força e poder. Um estado poderá adjetivar-se democrático se for ele dependente da participação do povo nas suas decisões políticas.”

Segundo quem ou o quê você pode afirmar isso? O correto seria trazer uma referência, descobriu isso pelo dicionário? Através de um blog? De uma teoria filósofica? Da Constituição (Como utilizada no segundo parágrafo)?

4) Competência IV: Mecanismos Linguísticos. (Nota: 160)

Conectar mais o texto, através de conjunções, no D1, isso vai o tornar mais organizado. E tentar diminuir os períodos no desenvolvimento (períodos de até 2 ou 3 linhas).

5) Competência V: Proposta de Intervenção. (Nota: 120)

Sua proposta de intervenção começa bem, mas no momento em que você vai definir a resolução do problema abordado no texto, peca na hora de responder as perguntas necessárias na conclusão:

QUEM? (Agente) O QUE? (Ação) COMO (Através de que? De que forma?) PARA QUE? (Finalidade)

Tente construir sempre se baseando nessas questões, e no agente a dica é: Sempre que possível use um órgão governamental (Como Ministérios, Secretarias ou o próprio Governo Federal), também é válido usar ONG’s e Instituições de Ensino. Quando usamos como agente a sociedade ou os indivíduos, ou até a mídia sozinha, a proposta se torna vaga. Cuidado!

6) Dificuldade

Sua redação não ficou bagunçada! Eu gostei bastante de como abordou o tema, só senti falta de alguma comprovação da argumentação no D1 e também de conjunções, para melhorar a conectividade do seu desenvolvimento. No mais, ficou bom, continue seguindo essa linha argumentativa e sempre faça um projeto de texto antes de começar, realmente, a escrever, especificando o que você vai usar na introdução, no D1, no D2 e na conclusão, assim conseguirá eliminar essa sensação de bagunça e o corretor verá que houve uma relação entre todas as partes do textos. Continue treinando, vai dar certo!

Nota Final: 760

Corretora: Beatriz Oliveira :)

Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comentários


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page