top of page

TEMA: "A Exploração Trabalhista na Sociedade Moderna''

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura


INTRODUÇÃO

''No filme "Tempos Modernos", protagonizado por Charles Chaplin, é contada* por meio do cinema mudo* (C1) a realidade exploratória da Terceira Revolução Industrial. Hoje, a conjuntura trabalhista presente na maior parte das sociedades é análoga* (C3) . Por inúmeras razões, na * (C1) realidade de diversos trabalhadores em seus empregos é conturbada por extensas jornadas e baixas remunerações(C3). Sob tal ótica, esse cenário é altamente prejudicial ao indivíduo, a saber, próximo de uma escravidão. ''

⦁ C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa):

- Depois de "contada" e antes de " a realidade" existem virgulas, visto que se trata de um aposto explicativo.

-Acredito que o certo seria "a" em vez de "na".

⦁ C3 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista):

- Sua tese não ficou explícita, o que compromete seu projeto de texto.

- Sua analogia não foi explicada, ficando, assim,rasa.

COMENTÁRIOS GERAIS:

I. Quando fizer uma analogia, tente apresentar uma explicação sucinta da relação da realidade com a sua contextualização. Por que, exatamente, ela é análoga?

SUGESTÃO: Você poderia ter dado continuidade ao período da analogia substituindo o ponto por um conectivo. Assim, juntaria os dois períodos e conseguiria explicar essa.

Exemplo: " Hoje, a conjuntura trabalhista presente na maior parte das sociedades é análoga à obra, visto que, por inúmeras razões, a realidade de diversos trabalhadores em seus empregos é conturbada por extensas jornadas e baixas remunerações. Tal fato deve-se, principalmente, a ... (apresente sua tese).

II. O período de fechamento da sua introdução ficou excelente! Mantenha isso.

DESENVOLVIMENTO 1

''(C3)Segundo Immanuel Kant, toda ação deve ser praticada com princípio de poder se tornar uma norma universal. Entretanto, o princípio comercial moderno contrasta com tal pensamento. (C4)Empresas, muitas vezes transnacionais, criam estratégias que driblam as leis trabalhistas e passam despercebidas. Assim (C1) a realidade é determinada por atitudes capitalistas agride somente os empregados, contrariando Kant. A exemplo disso, marcas contratam, informalmente, empregados que são privados qualquer direito trabalhista, a se observar, aplicativos de transporte e entregas atuais. ''

⦁ C1:

- Depois de "assim" tem vírgula.

- Esse mesmo período ficou de difícil entendimento. Acredito que tenha um "que" antes de "é".

⦁ C3:

- Não teve tópico frasal, o que compromete o entendimento do que será abordado no parágrafo.

- Seu ponto de vista não está expresso no parágrafo. ficou expositivo.

⦁ C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação):

- Faltam conectivos, como, por exemplo, no começo do terceiro período, o que compromete a coesão e a articulação de ideias.

COMENTÁRIOS GERAIS:

I. Sempre comece um parágrafo de desenvolvimento com um tópico frasal, ou seja, uma frase que resuma, ou apresente, de maneira sucinta,o que será abordado nele.

SUGESTÃO: pode-se começar o parágrafo com " em primeiro plano, cabe ressaltar...(seu argumento exposto na tese só que com outras palavras)

II. Sempre que começar um novo período use conectivos para estabelecer relação e coesão com o último. ex: "... tal pensamento. Isso se dá, pois, empresas muitas vezes.."

III. João, para um parágrafo perfeito, busque terminá-lo com um período de desfecho, sintetizando ou expondo seu ponto de vista sobre o assunto abordado. ex: "Em suma/portanto/destarte, fica evidente... (seu ponto de vista)"

IV. Seu parágrafo apresentou um repertório pertinente, entretanto ficou raso na explicação. O que seria esse princípio comercial moderno? por que as empresas fazem isso e não são punidas por tal ato? por que passa despercebido?

DESENVOLVIMENTO 2

''Ainda, de acordo com Durkheim, a contemporaneidade e (C1) se baseia em uma sociedade orgânica,(C1) na qual o trabalho é o meio de coesão. Com isso, diversos efeitos são gerados, visto que há, socialmente, a necessidade de submissão a essas condições. (C4)A precária realidade de vida gera danos psicológicos e físicos a chegar, em diversos casos, em altos níveis de depressão e até suicídio. Faz-se imprescindível (C1) portanto a dissolução dessa conjuntura. ''

⦁ C1:

- Acredito que não tenha esse "e" no meio do primeiro período.

- Não tem vírgula depois de "orgânica".

- Tem vírgula depois de "imprescindível" e depois de "portanto", já que voce deslocou a conjunção.

⦁ C3:

- Mais uma vez sem tópico frasal.

⦁ C4:

- Ausência de conectivo

- parágrafo desconexo em relação às ideias

COMENTÁRIOS GERAIS:

I. O segundo desenvolvimento você pode começar com frases como, por exemplo, "Em segundo plano/ Faz-se mister, ainda, salientar ...(seu arg 2) como impulsionadora do impasse...". Dessa maneira seu tópico frasal ficará mais evidente.

II. Faltou relação, ou a explicação dela, nas ideias apresentadas no parágrafo. Como o trabalho como meio de coesão se relaciona com a precária condição do trabalhador que, por sua vez, o leva a desenvolver problemas psicológicos e físicos? sua argumentação foi rasa, tente por dados que comprovem essa relação, por exemplo.

III. Ainda bem expositivo o parágrafo. Tente usar marcadores como " infelizmente, felizmente.." e etc para expor seu posicionamento sobre o assunto.

IV. Você usou um período de desfecho! ponto positivo!

CONCLUSÃO

''Em suma, são necessárias medidas que combatam a exploração trabalhista nas sociedades modernas. Logo, a fim de atenuar esse impasse, é necessária a criação de canais de denúncia por telefone e de mensagens gratuitas. Eles devem agir, (C1) em conjunto com órgãos trabalhistas, sindicatos e ONGs(C1) que a partir da denúncia criem punições (C1)regulamentem a situação. Ademais, a população deve, a partir das mídias, ser informada de seus direitos e como eles são violados. Dessa forma, descartando (C1) a necessidade de uma nova obra, como a de Chaplin, para a sociedade atual. ''

⦁ C1:

- Tem vírgula depois de "que" e "denúncia", já que se trata de um aposto explicativo.

- Não tem vírgula depois de "agir"

- Acredito que tenha um "e'' depois de ''punições''.

- Evite gerúndio. Você poderia substituir "descartando" por " será descartada".

⦁ C5:

- O agente não foi citado. QUEM vai criar esses canais?

- Regulamentar a situação como, por exemplo?

- Tente detalhar um pouco mais a segunda proposta.

COMENTÁRIOS GERAIS:

I. Amei como você fechou seu texto circuito. Ponto muito positivo!

C1: 160

C2: 200

C3: 120

C4: 120

C5: 160

NOTA: 760

COMENTÁRIO FINAL:

você apresenta um bom domínio e conhecimento do modelo dissertativo argumentativo voltado para o ENEM e um excelente repertório sociocultural, parabéns! No entanto, atente-se a coesão do seu texto, buscando aplicar o máximo de conectivos possíveis e também sempre deixe sua tese bem explícita, assim como seus argumentos no início de cada parágrafo. Isso porque, a falta deles leva a entender que o seu texto não foi planejado, dando a ele um ar mais '' bagunçado'', o que te faz perder muito ponto nas competências 3 e 4. Aconselho também que busque estudar melhor os agentes de uma intervenção, para que não peque na competência 5, esquecendo de um dos requisitos ( o quê?, quem? e como? a fim de que? e o detalhamento em algum desses). Espelhe-se em redações notas 1000 para ter um norte do ideal a se fazer e reescreva essa redação, se possível, a fim de corrigir seus erros. Caso tenha dúvidas em relação a correção, me procura no insta (@simaslarissa_) que eu te ajudo o quanto for necessário! Sucesso!! : )

Corretora: Larissa Simas.

Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page