Tabagismo no século XXI- problemas e consequências
- Sarah Fariña
- 18 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Há décadas atras, se tinha um investimento forte em publicidades de glamourização do tabagismo. Entre os homens e as mulheres, a ultima moda era um cigarro aceso entre os dedos. Com o passar do tempo, as propagandas foram banidas e foram divulgadas os malefÍcioS que o tabaco trás(traz) a saúde. Mas, o tabagismo ainda é um grave problema de saúde pública e ainda atrai muitas pessoas para o hábito de fumar. Existem dois tipos de fumantes: os fumantes ativos e os passivos. Fumantes ativos são as pessoas que tem o hábito de fumar. Já os passivos, são os que inalam sem pretenção(pretensão) a fumaça, só por estar perto de alguém que esta fumando. O que gera um problema serio para a saúde pública. O tabaco causa diversos tipos de câncer, doenças respiratórias, entre outras. (ideia sem contexto; faça sempre um link de ideias)
Alguns anos atrás, foi criado uma espécie de cigarro eletrônico, que tinha como finalidade ser um cigarro que não fosse maléfico para a (à) saúde, por substituir o tabaco por essências. Mas, já foi comprovado que o cigarro eletrônico também é bem maléfico à saúde. Porém, esse cigarro é muito utilizado por jovens e adolescentes.Além de recentemente ter virado moda as casa de tabacaria aonde jovens se reúnem para conversar e fumar. Coisas assim vão atraindo jovens a obterem o hábito do tabagismo.
Portanto, medidas drásticas devem ser tomadas para haver uma efetiva solução para a problemática. O governo em parceria com o Ministério da Saúde podem juntos trabalhar na diminuição de novos fumantes, por meio da regulação da/ Regulando a quantidade de cigarros a serem vendidos e também investindo em propagandas mais eficazes no combate do tabagismo. Com o decréscimo do número de fumantes acarreta também em uma queda de doenças provocadas pelo fumo e ajuda o meio ambiente ( ideia coloca sem contexto) , diminuindo fumaças tóxicas e bitucas de cigarro pelo chão.
( Organize sua proposta de forma a ficar mais claro as respostas para as seguintes perguntas: QUEM? Agente / O QUE? / COMO? meio / DETALHAMENTO? não deixe sua proposta vaga / PARA QUÊ? finalidade, qual o efeito?)
Avaliação:
1- Tente sempre colocar referência de tempo ( como séculos, ano do ocorrido, período...) separado a construção frasal.
2- Estude o uso de crase.
3- Utilize construções mais simples que deixem claro o que quer dizer.
4- Não deixe duas ideias ''soltas'' em um período único.
5-Coloque conectivos no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Tais como '' Em primeira análise,'' '' Em primeiro plano, '' '' Em primeiro cenário, ''
6-Deixei mais claro seus argumentos. Ao ler a frase temática, pergunte-se: Por que isso é um problema no século XXI? Construa pelo menos 2 frases para responder essa pergunta. Assim, você vai conseguir organizar sua redação de forma a defender seu ponto crítico (tese) mais claramente.
7- Não construa parágrafos apenas com um período ou com MUITOS períodos sem encadeamento de ideias. No mínimo, em um parágrafo de desenvolvimento deve ter pelo menos 3:
a) Tópico Frasal ( o que você irá abordar naquele parágrafo)
b) Repertório ligados ao tema ( citação, obra literária, obra musical, filme, série...)
c) Associação com o repertório apresentado + Aprofundamento do seu argumento
d) Fechamento do parágrafo ( não obrigatório). 8- Utilize mais conectivos! Recomendo ler redações nota 1000 para que adquira repertórios e uma diversidade maior de conectivos.
Dicas para repertório: Recomendo sempre trazer pelo menos um '' conhecimento de mundo'' para cada um dos desenvolvimentos. De fato, o tema proposto não possui uma facilidade de encontrar repertórios relevantes com agilidade. Quanto mais adquirir ( pesquisando) repertórios inéditos e que domine, mais vai estar preparada para qualquer tema que o ENEM abordar. Costumo deixar um pasta do bloco de notas só para anotações dos repertórios que gosto de usar em redações (dica!).
Nesse caso, poderia falar que os meios de comunicação tem o dever de transmitir informações sobre os malefícios do tabaco. Para isso, poderia citar filósofo Willian James que afirma ''a mídia pode ser tornar uma ferramenta valiosa para influenciar a atitude mental do ser humano''.
Gosto de também usar algum dos episódios da série ''Sob Pressão'' quando o assunto é saúde. Recomendo a série, pois é MUITO boa para esse tipo de tema.
Além disso, caso queira culpabilizar o Estado por não colaborar para a diminuição to uso do tabaco, poderia citar Albert Einstein: ''A maior missão do Estado é proteger todos os indivíduos''.
Outro repertório para associar o motivo pelo qual muitos fumam é a questão do ser humano precisar do sentimento de pertencimento a sociedade: Aristóteles '' o homem é um ser social e necessita da sensação de pertencimento à coletividade na qual está inserido''
(Dica!) O repertório não tem que estar 100% ligado ao tema, ele precisa ser coerente à sua argumentação!! Se notar, as escolhas dos repertórios que eu citei não estão ligados totalmente à frase temática, mas sim aos argumentos que apresente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1) Competência I: Norma Culta. (Nota: 120)
2) Competência II: Compreensão do Tema e Áreas do Conhecimento. (Nota: 120)
3) Competência III: Seleção de argumentos/ Dificuldade. (Nota: 120)
4) Competência IV: Mecanismos Linguísticos. (Nota: 120)
5) Competência V: Proposta de Intervenção. (Nota: 120)
Nota: 600 Nunca deixe de treinar redação pelo menos UMA vez por semana! Não deixe de reescrever analisando sempre seus erros! Qualquer dúvida só chamar :) Corretora: Sarah Fariña ( @farina_med )
Comments