top of page

Os perigos da obsolescência programada

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

Em 1992, acontecia no Rio de Janeiro uma conferência das Nações Unidas chamada Cúpula da Terra - popularmente conhecida como Eco-92. Em que foram desenvolvidos os 3 RS da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Todavia, um grande número de pessoas se mostra incapaz de entender os 3 RS, o que representa um grave problema ambiental em função do desenvolvimento. Nesse sentido, há de desconstruir essa cultura de priorização monetária, bem como as consequências causadas.

A princípio, uma das principais causas para o aumento do lixo é o processo de massificação explorado pelas indústrias a favor da lucratividade.Nesse viés, a Escola de Frankfurt, defende o conceito de Indústria Cultural, isto é, uma sociedade que age de forma semelhante em gostos e interesses, em que a ideologia dominante é passadas adiante por canais de comunicação. Essa prática de indução, denunciada por Frankfurt, ainda se manifesta de forma imprudente na sociedade, passando a ideia de necessidade de compra de produtos atualizados constantemente, o que aumenta o consumo e descarte desenfreado. Dessa forma, não é razoável que os interesses econômicos estejam acima do meio ambiente.

Outrossim, vale salientar como essa ação pode causar um desequilíbrio ecológico. Isso porque, na ecologia estudasse quanto tempo leva para decompor determinados materiais, como por exemplo, as pilhas e baterias que podem demorar de 100 a 500 anos. Além do que ocorre quando se é descartado de forma incorreta, podendo ir parar nos lixões eletroeletrônicos que podem liberar substâncias que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Assim, esse meio estudado demonstra a importância de estruturas que suportem esses resíduos, sendo o cuidado negligenciado por vários países, agredindo áreas naturais. Dessa maneira, faz-se imprescindível a resolução da problemática.

Fica claro, portanto, que esse impactos da obsolescência programada precisam de um projeto de conscientização. Esse projeto pode ser feito pelo Ministério da Cultura e da Educação (MEC), em parceria ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de programas nas escolas que trabalhem com o meio exterior e produzam pensamentos críticos sobre a temática, emancipando alunos que idealizem melhoras fazendo a sua parte nas ações de diminuição de consumo e de descarte em locais corretos. A fim de que todos possam cuidar do nosso planeta para as gerações futuras, não deixando que fique apenas na teoria.

COMENTÁRIOS PRIMEIRO PARÁGRAFO

1) A contextualização com o tema, ao abordar a ECO-92, foi pertinente, já que relaciona com a temática de produção/consumo e meio ambiente. Contudo, não foi muito aprofundada no decorrer da introdução, prejudicando a competência 3.

2) “conferência”: Essa palavra deveria iniciar com letra maiúscula por se tratar de um evento.

3) “Em que”: o uso desse conectivo faz-se necessário na construção da ideia, porém, ele deveria aparecer após a vírgula (não após o ponto final), pois constitui um período dependente do anterior.

4) “Todavia”: Boa colocação do conectivo, gerando quebra de expectativa ao abordar a ideia mais forte, que no caso é o oposto da teoria da Conferência.

5) “se mostra”: No caso deveria ser “mostra-se” ou “mostram-se”, pois não possui termos que “puxam” o pronome oblíquo anteriormente. (Exemplo: Não se deve comer aqui/ Alguém o chamou/ O homem disse que se encontrava na casa ao lado).

6) “3 RS”: Grafia correta -> 3 R’s ou 3 Rs.

7) “3 RS”: Repetição do termo em períodos seguidos. Utilize sinônimos.

8) “Nesse sentido”: Bom uso do conectivo conclusivo.

9) “há”: Verbo haver utilizado inadequadamente, comprometendo o entendimento da tese. Poderia ser certo se tivesse usado acompanhado do termo “mister”.

10) Tese: Você utilizou a tese de causa e consequência de maneira satisfatória, porém, opte sempre por trazer termos que tragam autoria para sua dissertação, para que elas sirvam para explicitar e fortalecer o seu ponto de vista. Sendo esses termos como: imprescindível, crucial, mister, entre outros.

COMENTÁRIOS SEGUNDO PARÁGRAFO

1) “A princípio”: Bom uso do conectivo introdutório.

2) Tópico frasal: Como apresentado na tese, você trouxe para o primeiro desenvolvimento a abordagem da causa do problema, possibilitando uma coesão textual.

3) “Nesse viés”: Bom uso do conectivo! Pontos para competência 4!

4) Escola de Frankfurt: Bom repertório de contextualização, pois se relaciona perfeitamente com o tema. Ao explicar sobre a Escola, você colaborou para que essa informação não ficasse solta. Pontos para competência 3.

5) Repetição do vocábulo: Poderia ter colocado “filósofos frankfurtianos”.

6) “passadas”: Seria certo o verbo no singular (passada) para concordar com sujeito “ideologia”.

7) “passando a ideia de necessidade de compra de produtos atualizados constantemente, o que aumenta o consumo e descarte desenfreado”: Bom argumento, contudo, ao deixar implícita essa relação com a obsolescência programada, seu texto perde pontos na competência 2!

8) “Nesse sentido”: Uso do conectivo de conclusão para fechar o parágrafo pertinente, tendo logo após um resumo do que foi argumentado.

COMENTÁRIOS TERCEIRO PARÁGRAFO

1) “Outrossim”: Conectivo de adição para iniciar o desenvolvimento 2 poderia ser substituído por um conectivo consecutivo (Consequentemente, Por conseguinte), o que acarretaria mais ênfase no tópico frasal, além de concordar diretamente com o que foi proposto na tese da introdução.

2) Tópico frasal: Apresentação da ideia de acordo com o que foi proposto pela tese. Pontos para competência 2!

3) Uso inadequado da vírgula: Para estar correto o termo “na ecologia” tinha que ter uma vírgula logo após: “...porque, na ecologia, ...”

4) “estudasse”: O correto seria “estuda-se”.

5) Períodos muito longos: Evite-os, pois compromete a fluidez do seu texto.

6) Gerundismo: Uso recorrente do gerúndio deve ser evitado!

7) Argumento: Nesse parágrafo, seu ponto de vista não ficou explícito.

8) “sendo o cuidado negligenciado por vários países, agredindo áreas naturais.”: Período que deveria ter vindo no meio ou no início da sua argumentação, porque deixaria sua ideia defendida mais evidente. Além disso, ela poderia ser mais aprofundada por meio de dados, notícias ou analogias.

9) “Dessa maneira”: Bom uso do conectivo conclusivo para resumir a ideia apresentada no desenvolvimento 2.

COMENTÁRIOS QUARTO PARÁGRAFO

1) “Fica claro, portanto, ...”: Colocação adequada para iniciar a conclusão e retomar a ideia/ tese defendida na dissertação. Contudo, essa retomada foi feita de forma incompleta.

2) esse impactos”: Erro de concordância nominal, o certo seria “esses impactos”.

3) “obsolescência programada”: Só no fim do texto que apareceu a proposta tema. Sempre traga a proposta tema em todos os parágrafos, se possível, por meio de sinônimos, para que o tema não seja tangenciado.

4) TEXTO CIRCULAR: O texto não teve um fechamento e nem uma retomada do que foi apresentado na introdução, o que compromete a competência 3!

5) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

O que? “projeto de conscientização”: MUITO genérico. Opte sempre por ideias específicas e elaboradas, mesmo que não sejam algo novo/original.

Quem? Ministério da Cultura e da Educação (MEC), em parceria ao Ministério do Meio Ambiente”

Como? “por meio de programas nas escolas que trabalhem com o meio exterior e produzam pensamentos críticos sobre a temática”: Bom uso do conectivo para reforçar a ideia.

Para que? “A fim de que todos possam cuidar do nosso planeta para as gerações futuras, não deixando que fique apenas na teoria.”: Bom uso do conectivo, mas ele deveria vir após uma vírgula. Gerundismo.

Detalhamento? “emancipando alunos que idealizem melhoras fazendo a sua parte nas ações de diminuição de consumo e de descarte em locais correto”: Falta de vírgulas e o gerundismo devem ser evitados. Além de estar compondo um período muito longo que poderia ser separado, já que você só propôs uma ideia para ser solucionada.

COMENTÁRIOS GERAIS: Você apresentou domínio de formação do texto dissertativo, mesmo com algumas falhas que comprometem sua nota. Contudo, com dedicação e prática você irá alcançar notas acima de 900. Persista!!!!

NOTA: C1:120 C2:120 C3:160 C4:180 C5:120 TOTAL: 700

Corretora Voluntária: Maria Eduarda ;)

Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page