top of page

Os desafios para garantir a vacinação da população brasileira.

  • Laura Moura
  • 18 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

A dificuldade da vacinação no Brasil

No O filme " Divertida Mente", que aborda de uma forma lúdica como os pensamentos e sentimentos agem no nosso corpo, ajuda a entender os problemas psicológicos. Infelizmente, a depressão é um dos grandes problemas da nossa sociedade e também no mundo todo, e que muitas vezes não damos a devida atenção. No entanto, o estilo de vida em que vivemos e o uso das redes sociais estão agravando esse problema.


Nos dias atuais, muitas pessoas estão deixando de se imunizar e consequentemente muitas doenças que estavam erradicadas a bastante tempo no Brasil voltaram a aparecer, como por exemplo o Sarampo. A Vacina contra o Sarampo é uma vacina muito importante para a população. Porém, muitas pessoas deixam de vacinar os seus filhos, muitas vezes por medo de que aconteça algo devido ao que leem na internet, falta de informação, irresponsabilidade ou por falta de abastecimento das vacinas nos postos de saúde.


O desabastecimento de vacinas em alguns postos fazem parte desse grande desafio da imunização. Os pais levam os seus filhos aos postos para se vacinarem e quando chegam não encontram a vacina, e com isso, vão para casa sem imunizá-los. Muitas vezes esses pais não voltam ao posto para verificarem se o estoque da vacina foi reposto ou acabam esquecendo.

Enfim, o Estado tem o dever de tentar solucionar esse desafio. Eles poderiam investir ainda mais nas divulgações das campanhas e informações às populações desinformadas enfatizando a importância da vacinação.



- A minha maior dificuldade é, geralmente, começar a escrever sobre o assunto e achar as palavras certas.


CORREÇÃO COMENTADA:

Introdução:

O tema da redação “os desafios para garantir a vacinação da população brasileira” DEVE ser escrito e contextualizado na introdução para que o corretor se situe no que será escrito no texto adiante. Caso queira usar referencias, como filmes, livros, músicas etc é importante relacioná-los ao tema proposto. Outro fator necessário À introdução é a exposição da tese, exigida pelo texto dissertativo-argumentativo. Segundo o site “como escrever uma boa redação”: A tese nada mais é do que a sua opinião (o seu posicionamento) a respeito do tema e ela é a ideia principal da redação. Em outras palavras: se você pudesse resumir a sua dissertação inteira (de 30 linhas, talvez) numa única frase, essa frase seria a tese (a ideia principal do texto). Ex do que eu utilizo ao finalizar a introdução para expor minha tese: “Nesse prisma, faz-se necessário pautar os aspectos sociais e políticos que contribuem para o continuísmo dessa problemática atualmente”. Dessa forma, deixo claro que meus argumentos serão pautados em ações da sociedade e do governo que envolvem o tema proposto.

Desenvolvimento 1:

- O uso de “como por exemplo” é um pleonasmo, apenas um dos dois deve ser usado.

- Repetição do vocabulário sem necessidade, podendo ser trocado por sinonimos como doença e imunização.

- Utilização de argumentos do senso comum que não convencem o corretor dos reais motivos para a baixa taxa de vacinação no país, não basta citar que há falta de informação, é necessário comprovar tal afirmativa com exemplos concretos (ex: utilizar notícias de jornais que mostram isso por meio de estatísticas)

Desenvolvimento 2:

- Parágrafo baseado todo no mesmo argumento. É interessante que a escritora busque relacionar o problema com suas consequencias negativas e argumentar com traços de autoria (demonstrando sua opinião acerca disso), ex: aumento do número de mortes por doenças no país, sucateamento do SUS e da saúde da população.

Conclusão:

- A proposta de intervenção no Enem deve conter 5 informações básicas para alcançar os 200 pontos, aconselho memorizar a sigla AAMED (A= agente, A= ação, M= meio/modo, E= efeito, D= detalhamento). Nesse caso foi exposto apenas o agente e a ação.

Dicas para superar sua maior dificuldade: pesquise sobre o tema antes de começar a escrever a redação, faça um esquema dos principais pontos negativos (e positivos caso existam) para saber o que deverá ser argumentado, acrescente pensamentos seus acerca do assunto, selecione dados e alusões que possam ser usados (teorias filosóficas, acontecimentos da história por exemplo), procure anotar os sinonimos das palavras mais utilizadas no texto para evitar repetições e melhorar seu vocabulário.


C1 – 80 (erros de vírgula, crase e concordancia verbal sinalizados de vermelho)

C2 – 80 (domínio insuficiente dos texto dissertativo-argumentativo)

C3 – 80 (uso de fatos desorganizados e falta de autoria na defesa do seu ponto de vista)

C4 – 40 (uso precário de articuladores entre os parágrafos e repetição de palavras)

C5 – 40 (proposta insuficiente)

Nota: 320


Posts recentes

Ver tudo
Sociedade enferma

No livro "Sociedade do cansaço", o filósofo Byng-Chul Han,(1) relata tal como como antigamente no século XX (3) as doenças eram causadas...

 
 
 

Kommentarer


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page