O trabalho na construção da dignidade humana
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Posterior ao Holocausto e Grandes Guerras Mundiais, passou-se a notar a necessidade de criação de um documento que assegurasse, de fato, a conquista da plena dignidade humana: Documento Universal dos Direitos Humanos. Porém, anterior a essa validação oficial, um importante meio para a construção desse foi o trabalho que, de forma individual e coletiva, deu início a essas conquistas sociais.
Comentários específicos:
- Quebra de paralelismo ao omitir a preposição + artigo antes de “Grandes Guerras Mundiais”. O mais adequado seria manter a mesma estrutura: “Posterior ao Holocausto e às Grandes Guerras Mundiais” (C1)
- Repetição do pronome demonstrativo esse/essa em um mesmo período. Poderia utilizar um sinônimo para substituir algum deles. (C4)
Também houve repetição da mesma ideia no último período, ao utilizar “anterior a essa validação oficial” e “deu início a essas conquistas sociais”, para se referir ao trabalho. (C3 e C4)
- Qual é a tese? Não consegui identificar. Note que não há nenhuma sentença afirmativa no presente que indique seu posicionamento a respeito do tema. A última oração, tem um tom de tese, mas ao ser escrita com as formas verbais no passado, passa a ideia de que se trata apenas de uma continuidade do contexto. (C2)
Comentários gerais:
- O nome correto do documento seria “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Por ser algo muito conhecido, e por você já ter utilizado a palavra “documento” anteriormente na mesma oração, o corretor poderia descontar pontos.
Em primeiro lugar, nota-se que o labor tem impacto direto na construção da individualidade. Ou seja, o trabalho autônomo é uma das primeiras formas de expressão da liberdade como direito básico. Isso porque, essa atividade cumpre a função de flexibilização das classes e possibilita melhor qualidade de vida. Bem como, na Idade Média, século XIV, quando pequenos "feirantes", chamados de burgueses, deram início à conquista de posições sociais importantes através do desenvolvimento do comércio autônomo, na busca por dignidade plena.
Comentários específicos:
- Repetição da forma verbal “notar”, que já havia sido utilizada na introdução. Procure sinônimos como “verifica-se” ou “percebe-se”. (C4)
- “Trabalho autônomo” se refere ao trabalho realizado por conta própria. Ao utilizar essa expressão, você restringiu seu argumento a esse tipo de trabalho, o que acredito não ter sido a intenção. Você poderia retirar a palavra “autônomo” e manter apenas “trabalho”, ampliando o significado. (C3)
- Evite utilizar “ou seja” em qualquer redação. Essa expressão indica que você estará apenas repetindo o que já foi dito anteriormente, apenas com outras palavras. Dessa forma, essa frase inteira poderia ser retirada, e o espaço ter sido utilizado para aprofundar/detalhar mais sua argumentação. (C3 e C4)
Comentários gerais:
- Perceba que, ao inverter a estrutura básica do parágrafo de desenvolvimento (tópico frasal+repertório+fundamentação+frase de fechamento) colocando o repertório no final, você esqueceu de explorar a consequência do seu argumento, tendo colocado apenas a causa – oração iniciada com “Isso porque”. Isso traz ao parágrafo um tom expositivo. Além disso, a fluidez e a progressão textual ficaram um pouco prejudicadas. (C2 e C3) Veja como fica mais claro ao colocar na ordem convencional:
“Em primeiro lugar, verifica-se que o labor tem impacto direto na construção da autonomia dos indivíduos. No século XIV, durante a Idade Média, pequenos "feirantes", conhecidos posteriormente como burgueses, deram início à conquista de posições sociais importantes através do desenvolvimento do comércio. Nesse sentido, evidencia-se que o trabalho funciona como instrumento de mobilidade de classes, ao possibilitar a melhoria da qualidade de vida. Assim, consequentemente, contribui para a conquista de uma dignidade plena.”
Em segundo lugar, percebe-se que o trabalho influencia de forma intensa na conquista do bem estar coletivo. Nesse sentido, destacam-se os primeiros direitos trabalhistas que, através de revoltas no meio industrial, tais como o Ludismo e o Cartismo, na Inglaterra, foi possível conferir aos trabalhadores o início da dignidade social. Como consequência, os direitos começam a ser resguardados, há diminuição de patologias sociais e possibilita-se a melhoria na qualidade de vida.
Comentários específicos:
- Não há necessidade da vírgula entre “Ludismo e Cartismo” e “na Inglaterra” (C1)
Perceba que o excesso de informações entre vírgulas fez com que você se perdesse no sujeito da oração e errasse na conjugação verbal em seguida. O correto seria “Os primeiros direitos trabalhistas que, (...), conferiram aos trabalhadores o início da dignidade social” (C1)
- Nesse parágrafo faltou explorar a causa do seu argumento. Note que a estrutura ficou assim: tópico frasal + repertório + consequência. (C2 e C3) Para não esquecer, lembre-se de colocar em tópicos no projeto de texto a causa e a consequência do seu argumento principal (tópico frasal). Depois é só desenvolvê-los quando for escrever o texto definitivo.
Comentários gerais:
- Perceba que você repetiu o mesmo argumento utilizado no parágrafo anterior “melhoria da qualidade de vida” (C2 e C3)
- A escolha da palavra “revoltas” dá a impressão de que ambos os movimentos foram violentos/radicais.
Dessa forma, é de extrema importância o estímulo e a valorização do trabalho humano. Assim, é necessário que as escolas forneçam, desde a alfabetização, orientações básicas sobre a função do trabalho na sociedade, através de atividades recreativas, para que crianças e adolescentes entendam-o como ferramenta de mudança social. Além disso, é interessante que universidades públicas e privadas invistam na criação de aplicativos que possibilitem aos funcionários denunciarem, de forma anônima, empresas que desrespeitam as leis trabalhistas, para que, finalmente, os direitos humanos sejam mantidos e a dignidade seja conquistada.
Comentários específicos:
- Uso equivocado do conectivo “assim” (conclusivo). O mais correto seria o uso de um conectivo com valor semântico de finalidade, como “para isso” (C4)
- Equívoco em “entendam-o”. O correto seria “entendam-no” (C1)
Comentários gerais:
- Note que você colocou a tese na conclusão, que faltou na introdução. Essa falta da tese desde o início do texto, provavelmente foi o motivo de ter encontrado dificuldade na formulação da proposta para a conclusão. Apesar disso, a proposta ficou muito bem elaborada e detalhada, cumprindo todos os elementos.
- Parabéns pela retomada dos direitos humanos (repertório da introdução) na frase de fechamento. Ficou muito bom!
Uma sugestão final é que tente sempre trazer os temas para a realidade Brasil. Apesar de na frase tema utilizada não ter essa especificidade, sabemos que no Enem isso é sempre cobrado. Praticar isso ao longo dessa preparação vai ajudar a ter repertórios dentro da nossa história (ex: Greve Geral de 1917, Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT por Vargas). Isso tornará mais fácil também a elaboração das propostas, que sempre são voltadas para a nossa sociedade.
Espero que tenha gostado do feedback! Continue praticando e trabalhando esses detalhes. Você escreve bem e tem muito potencial!
NOTA: 760 (C1= 160 / C2= 120 / C3= 160 / C4= 160 / C5= 160)
Corretora: Luiza Lino
Comments