top of page

O crescimento de doenças causadas pela má alimentação

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 16 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Convém lembrar, que o crescimento das indústrias de alimentos ultraprocessados se deu desde o final da Segunda Guerra Mundial, em que eram produzidas comidas enlatadas destinadas principalmente aos militares em guerra, ideia essa reaproveitada e foi-se evoluindo gradativamente até hoje. Diante disso, é visto que cada vez mais (1) a procura e o consumo desses alimentos vem aumentando majoritariamente. Desde modo, é observado que esse (2) aumento do consumo de alimentos ultraprocessados têm (3) uma grande influência midiática, além de que o alto consumismo desses alimentos favorecem a má alimentação e como consequência o acarretamento de doenças prematuras.

Nota-se em todo o instante propagandas e anúncios de alimentos ultraprocessados e conservados. É importante ressaltar, que o consumidor atual está cada vez mais (4) à procura de facilidade e alimentos de baixo custo do tempo, exatamente o que os alimentos industrializados trazem (5). Como os fast-food, lanchonetes, supermercados e shopping São exemplos de lugares com grandes variedades de alimentos de rápido preparo. Diante dessa variedade, percebe-se que a mídia está sempre inovando na indústria alimentícia e sendo influenciadora de nossa sociedade consumista

Outra questão de suma importância, seria a do alto consumo desses alimentos e com a falta de moderação em produtos escassos de nutrientes, fatores estes (6) que colaboram o (7) surgimento de doenças. Uma vez que, os aspectos de uma má alimentação vai (8) desde o exagerado consumo de alimentos industrializados, até a falta de nutrientes necessários para o corpo humano. Em face a essa realidade, as pessoas estão cada vez mais (9) propensas a adquirirem problemas cardiovasculares e crônicos, assim (10) como também o aumento de casos de obesidade e diabetes, em virtude do consumo de açúcares e gordurosos

Diante disso, (11) levando-se em conta o que foi mencionado, a falta de moderação no consumo desses produtos de forma disparata contribuem para uma má alimentação e têm como consequência o crescimento de doenças precoce. Assim, tornar-se evidente a necessidade de divulgação de informações e alertas. (12) É preciso que o ministério da saúde favoreça a oportunidade de conhecimento prévio em escolas e instituições, através (13) de palestras educativas com apoio de nutricionistas, a fim de que se adquira a educação alimentar e diminua hábitos não saudáveis.

COMENTÁRIOS

INTRODUÇÃO

1 - Locação adverbial vem sempre entre vírgulas.

2 e 3 - Cuidado com a repetição de palavras, procure usar sinônimos ou mudar a frase.

“Desde modo, é observado que esse aumento do consumo de alimentos ultraprocessados têm uma grande influência midiática, além de que o alto consumismo desses alimentos favorecem a má alimentação e como consequência o acarretamento de doenças prematuras.”

Note como essa frase ficou estranha, redundante e com quebra de paralelismo, poderia abreviar e, assim, evitar a repetição de palavras : Desse modo, observa-se que o aumento de alimentos ultraprocessados tem uma grande influência midiática, além de favorecerem a má alimentação e como consequência acarreta doenças prematuras.

DESENVOLVIMENTO 1

4 – Locação adverbial novamente, lembre-se que elas vêm sempre entre virgulas.

5 – A palavra trazer nessa frase ficou no sentido coloquial, observa que os alimentos não trazem isso, fazendo uma comparação tosca, mas eles não andam entende? Ficaria melhor: os alimentos oferecem.

DESENVOLVIMENTO 2

6 – Estes é usado sempre que você ainda não falou algo e esses sempre que você já falou. No seu texto seria esses fatores.

7 – Colaboram o surgimento? Não seria: com o surgimento?

8 – A palavra vai concorda com os aspectos, então o correto seria: vão desde o...

9 – Locução adverbial entre virgulas

10 – Sempre depois de conectivos usa virgulas: assim, como também

CONCLUSÃO

11 – Sempre ao iniciar o parágrafo de conclusão retome a sua tese e o tema

12 – A proposta de intervenção do ENEM deve ser a mais original e detalhada possível, atendendo a alguns critérios:

O que? Favoreça a oportunidade de conhecimento prévio em escolas e instituições. Conhecimentos sobre o que? O valor nutricional dos enlatados? Ou como comer bem? Ou o motivo de optar por comidas saudáveis?

Quem? Ministério da saúde. Detalhe mais, em parceria com o Ministério da Educação?

Como? Através de palestras educativas com apoio de nutricionistas. Mas como? Eventos com os alunos ou na sala de aula? Onde essas palestras vão acontecer na escola ou em pontos de integração comunitária, como praças? Para que também envolva a família dos alunos.

Para que? A fim de que se adquira a educação alimentar e diminua hábitos não saudáveis.

13 - Jamais use através em uma redação, é coloquial. Meu professor me disse uma coisa que eu jamais esqueci: “através = uma lança através do seu coração” Através é sempre que algo literalmente atravessar alguma coisa, por exemplo: “ peguei o livro através da janela”.

Comentários Gerais:

· Você compreendeu bem a proposta do tema, mas atente-se aos comentários que fiz. Lembre-se que você PRECISA usar argumentos sólidos que comprove sua argumentação, e a não ser na introdução sobre a Segunda Guerra você não usou. Vou te deixar esse link do Descomplica lá você encontra alguns argumentos de autoridades https://descomplica.com.br/artigo/11-citacoes-filosoficas-para-usar-na-sua-redacao/4SY/.

· Use pois o Enem exige isso do candidato. Sempre que iniciar uma frase comece com conectivos, sempre, sempre isso é cobrado na competência 4. Vou deixar um link também no qual você irá encontrar alguns: https://www.normaculta.com.br/conectivos/

· Cuidado com a concordância das palavras .

Nota

C1 - 140 C2 - 160 C3 - 120 C4 - 160 C5- 140 --- 720



Qualquer coisa estou à disposição pelo e-mail. (matheuaradio2014@gmail.com)

Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page