Desafios para a formação de surdos no Brasil
- Natália Lopes
- 15 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
De acordo com Habemas(1), incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto um com o outro. Como a frase do filósofo alemão mostra, as intolerâncias excludentes para com os surdos nas escolas, gera (2)(3) um entrave muito grande no Brasil,(4) outro problema, é a incapacidade e amadorismo dos profissionais docentes que agrega nos desafios para formação de surdos no Brasil.
Primordialmente, há muitos professores, nas redes públicas e privadas de educação, incapacitados de lecionar com êxito para um aluno que possui essa deficiência , pois durante sua formação houve uma defasagem em sua grade curricular que impossibilitou um preparo para esse tipo de situação. De fato, tal inobservância tem um peso muito grande para o abandono de seus estudos e como consequência disso, irá ter demasiadas dificuldades para um emprego legal perante seus direitos e perante a lei.
Por conseguinte, o bullying é cada vez mais decorrente (5) no ambiente escolar, a intolerância por parte dos discentes que excluem o especial por ser diferente, acarreta problemas e doenças psicológicas que podem ser desenvolvidas por seus portadores(6). Tal atitude se relaciona ao que diz a socióloga Hannah Arendt: quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias. Cabe ao MEC juntamente ao governo, adicionar à grade de graduação - uma disciplina especializada em libras - para melhor formar e preparar os profissionais de educação e decretar o atendimento gratuito de psicólogas nas escolas, com a finalidade de resolver os problemas com o bullying, para assim, trazer para perto, respeitar e crescer junto com o outro por meio de medidas ativas de melhoramento.
Comentários específicos:
1) Grafia incorreta do nome do autor;
2) separação de Sujeito e verbo ( quem gera o entrave ?: escolas , logo escolas é o sujeito da frase) ;
A forma correta seria : “(...) para com os surdos nas escolas geram um entrave muito grande no Brasil”
3) Ausência da forma plural do verbo “gerar” para concordar com “escolas”;
4) Para a sequência lógica de argumentos seria adequado finalizar a oração em “Brasil”, assim o próximo argumento será melhor destacado no parágrafo;
5) a palavra decorrente consiste naquilo que ocorreu, mas que ficou no passado, não voltando a se repetir no futuro. Logo, para afirmar o argumento de que o Bullying é “cada vez mais presente” e que continua a estar presente nas escolas, a palavra mais adequada ao contexto seria : Recorrente, presente, frequente, habitual...
6)Portadores pode não ser a palavra mais correta para designar uma pessoa que possua deficiência, na dúvida utilize outro sinônimo para deficientes auditivos.
Comentário geral :
Na sua introdução a apropriação de um discurso filosófico foi muito bem adaptada, não só pela temática ,mas também pelo que você discorreu ao longo do texto. Gostei dos seus argumentos, foram aplicados na ordem nos desenvolvimentos, tudo muito bem concordado. Porém, senti falta de você ter feito uma retomada do seu repertório ao longo do texto para reafirmar a sua tese. Isso poderia ter sido feito na conclusão, já que você utilizou uma proposta que ia de acordo com o discurso.
Nos desenvolvimentos eu senti falta de mais profundidade argumentativa, como por exemplo, aprofundamentos que vão além de apenas afirmar a tese. Em contrapartida, você apresentou ótimo juízo de valor ,critério importante na banca do Enem e de qualquer gênero argumentativo. Ainda no seu segundo parágrafo de desenvolvimento, houve uma afirmação de que a intolerância pode gerar doenças psicológicas, deixando uma lacuna no parágrafo, pois não houve “resposta” de quais seriam essas doenças.
No parágrafo de conclusão você atendeu ao critério de AGENTE, MEIO/MODO,AÇÃO,DETALHAMENTO e FINALIDADE. Porém, como já dito, senti falta de retomada da sua tese e do seu repertório de um modo geral. Continue escrevendo e corrigindo os erros que você chega lá :) .
C1 : 160
C2:160
C3:120
C4:160
C5:200
Nota : 800
Corretora voluntária : Natália Lopes
Comments