top of page

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • Maria Almeida
  • 21 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

O Brasil é um país de vasta cultura e um dos aspectos no qual se destaca muitas vezes, é a produção de filmes. O surgimento das novas tecnologias em conjunto com o processo de macrocefalia urbana, reduz e impossibilita a construção de cinemas. Em detrimento do assunto pautado, cabe uma discussão para amenizar os entraves que prejudicam a democratização do acesso ao cinema no país.

O fenômeno gerado no processo de industrialização brasileira, a macrocefalia urbana, é responsável pelo “acúmulo de desenvolvimento” em cidades por todo o país. Desse modo fica evidente a dificuldade em construir cinemas em cidades onde sua economia não conseguiria custear e manter o estabelecimento. Essa situação é perceptível no filme Tapete Vermelho, onde um homem do interior, realiza uma longa viagem para mostrar tal entretenimento ao seu filho.

O crescimento eminente de novas tecnologias ajudam na produção de um conteúdo muito melhor, em contrapartida traz consigo maneiras mais fáceis e acessíveis do consumo do produto na própria casa. Uma pesquisa disponível no site “Meio e mensagem” mostra o grande diferencial percentual, de pessoas que assistem filmes em casa em relação às que assistem no cinema. De modo semelhante esse “sedentarismo” pode influenciar na não construção de novos cinemas, até mesmo nas cidades com boa infraestrutura.

Portanto, a fim de expandir o número de pessoas com acesso ao meio cinematográfico, cabe às prefeituras municipais com enfoque nas secretarias de cultura, realizar projetos como os caminhões cinema que garantem mobilidade, podendo contemplar lugares inacessíveis quanto ao imóvel. Analogamente, com a finalidade de aumentar a procura gerando a necessidade da construção de novos cinemas, é de grande importância que a população, que é quem consome o que é produzido, priorize quando possível, o uso do mesmo.


Comentários específicos:

Introdução: Evidenciou o tema com clareza, no entanto, você poderia explorar mais a contextualização. Ainda, observa-se a ausência de conectivos entre os primeiros períodos. Dessa forma, a relação entre as ideias apresentadas fica prejudicada.

Evitar a utilização de expressões como essa, visto que trazem um caráter informal ao texto (muitas vezes, várias vezes, etc)


D1: Boa referência cinematográfica, mas uma sugestão seria acrescentar o nome do diretor do filme (caso você soubesse), demonstra propriedade no assunto. Por outro lado, a escolha do recorte temático (argumento) não foi tão bem sucedida, note que se há uma macrocefalia urbana, como você mesmo cita, existe muito desenvolvimento no local, dessa forma, não é um bom argumento afirmar que a economia não consegue suprir a demanda de um estabelecimento como um cinema. Dessa forma, você poderia ter usado seu argumento de forma que se referisse à falta de desenvolvimento nas cidades do interior, por exemplo, impossibilitando que estas conseguissem manter o estabelecimento. Com isso, até sua citação ao filme estaria melhor contextualizada.

Expressões como “tal” e “os mesmos” não são utilizadas para fazer retomada, você poderia substituí-la por “o entretenimento cinematográfico”, por exemplo.

Novamente, alguns períodos sem conectivos.

Correção ortográfica:

“Desse modo” \ “Desse modo,” (vírgula”)

“Sua” \ “a”



D2: Boa escolha de recorte temático, bons argumentos! No entanto, a pesquisa que você trouxe, não apresenta os dados de fato, não o resultado da pesquisa. Desse modo, a pesquisa fica em aberto, a quantidade de pessoas que assiste em casa é maior? A quantidade que assiste nos cinemas é maior? O corretor não pode concluir, mesmo que pareça óbvio.

Novamente, alguns períodos sem conectivos.

Correção Ortográfica:

“eminente” \ “iminente”

“em contrapartida” \ “em contrapartida,” (vírgula)

“De modo semelhante” \ “De modo semelhante,” (vírgula)


Conclusão: Boa conclusão, seu parágrafo abrange quase todo o necessário, no entanto, sinto falta de um maior detalhamento (explicar melhor como funcionaria esse cinema móvel).

O conectivo “analogamente” é utilizado quando se faz uma analogia ao dito no período anterior, o que não ocorre nesse caso. Dessa forma, poderia ser substituído por: “Por outro lado”, “Ainda”...

Aqui o seu período se estende muito, o que dificulta o entendimento do corretor. Sendo assim, aqui vai minha sugestão: “que garantem mobilidade. Assim, podendo contemplar lugares inacessíveis quanto ao imóvel.”

Sugestão de alteração: “...a procura, que gera a…”

Expressões como “tal” e “os mesmos” não são utilizadas para fazer retomada, você poderia substituí-la por “o entretenimento cinematográfico”, por exemplo.


Correção ortográfica:

“municipais” \ “municipais,” (vírgula)

“ cinema” \ “ cinema,’ (vírgula)

“procura” \ “procura,” (vírgula)


Nota: 700

C1=120

C2=180

C3=120

C4=120

C5=160


Comentários gerais:

Oi, Luciano, tudo bem? Espero que sim! Então, percebo em você um grande potencial em redação, você mostra que domina a estrutura do texto e conhece os requisitos para bons parágrafos, parabéns! Apesar disso, notei a dificuldade em estabelecer seu argumento e as informações externas que trouxe (filme e pesquisa). No entanto, seus erros são simples e quanto mais você praticar, mais fácil eles serão corrigidos. Minha dica pra você (além de praticar sempre que puder) é: Amplie seu repertório, assista, leia, pesquise...e tente sempre refletir em que contextos você usaria alguma dessas informações, é uma grande ajuda para melhorar a argumentação. No mais, como eu enfatizei nos comentários acima, você não fez o uso de conectivos entre alguns os períodos e no início dos parágrafos, o que prejudica sua competência 4.

Se precisar de alguma ajuda, tirar alguma dúvida sobre a correção, questionar alguma coisa, etc, estou super disposta a ajudar, pode contar comigo! Só chamar no insta @mah.almeidaa.

Espero muito ter conseguido te ajudar! Se continuar treinando, tenho certeza que você vai longe! Sempre leve as correções como aprendizado e não como um erro, lembre-se que você é capaz de tudo. Com determinação, com certeza você vai conquistar sua vaga. Então é isso, muito foco e vamos com tudooo esse ano, beijooo!!!



Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comentários


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page