top of page

A importância de um sistema público de saúde

  • Foto do escritor: Natália Lopes
    Natália Lopes
  • 15 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Saúde para todos


A saúde é parte primordial no bem está(1) do indivíduo em uma sociedade, no entanto, milhares de pessoas, principalmente no Brasil, não possuem dinheiro suficiente para terem um atendimento médico particular, e por isso necessitam de atendimento gratuito, (2)em virtude disso(3) recorrem ao SUS, sistema único de saúde.

Conquanto(3) o SUS conta com uma grande desvalorização e enorme falta de recursos, o que acaba por afetar parcela da população que necessita desse atendimento gratuito.


Em primeiro plano é necessário ressaltar que o SUS é um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo, entretanto com a falta de investimentos do governo, o sistema demora, e no final não consegue atender ou dar o devido tratamento ao (4) que necessitam, como por exemplo os hospitais lotados por falta de leitos, medicamentos e equipamentos, (5)tal realidade se confirma ao vermos a quantidade de enfermos que estão acomodados em cadeiras ou até no chão dos hospitais públicos.


Em segundo plano (6) é evidente a falta de profissionais em postos de saúde em muitas cidades, isso se dá pela desvalorização desses profissionais por parte do governo, que por sua vez não da o suporte necessário. Tal realidade é confirmada quando a Organização Mundial da Saúde declara que há em média 17,6 médicos para 10 mil brasileiros.


Visto isso, faz-se necessário que o (7)governo juntamente com o (7)ministério da saúde promovam melhorias e destinem mais verbas públicas para os hospitais e postos de saúde (8) para que esses possam ser melhorados para atender a todos com qualidade. Do mesmo modo(9) que hospitais e postos de saúde devem promover conversas e palestras em escolas e comunidades de como evitar doença, (10)pada assim diminuir a quantidade de enfermos nesses locais.



Comentários específicos:

1) Grafia incorreta do verbo na oração;

2)Para melhor separação de orações é necessário encerrar a oração anterior com ponto final e iniciar uma nova na expressão “Em virtude disso,” ;

3) Ausência de vírgula que separa orações por conjunção;

4) Incoerência na frase com a ausência do plural na expressão “aos que necessitam”;

5)Ausência de ponto no lugar da vírgula para inicio de uma  nova oração; 

6)Separa-se conjunção por vírgula;

7) Nomes de órgãos governamentais se inicia com letra maiúscula;

8) Ausência de vírgula entre orações;

9) Separa-se conectivos por vírgula;

10)Grafia incorreta ;



Comentários gerais:

No seu parágrafo de introdução houve juízo de valor produtivo, teses bem marcadas que tiveram seu aprofundamento no desenvolvimento de forma coerente. Porém, senti falta de um pouco mais de repertório ao longo do texto para afirmar sua tese. Cuidado para não aplicar apenas argumentos de senso comum, utilize dados e aprofunde na argumentação em cada tese, se houver mais que uma.

  De mesmo modo, ao longo dos parágrafos de desenvolvimento o aprofundamento das teses foi um pouco superficial, pairando o senso comum. Gostei dos exemplos que trouxe para afirmar o primeiro argumento, isso valoriza sua tese e conta como senso crítico .Ao contrário do primeiro parágrafo de desenvolvimento, o segundo ficou pequeno demais e o aprofundamento argumentativo ficou um pouco desconexo da sua tese inicial.

No entanto, apesar de conter  agente, meio/modo ,finalidade e aprofundamento de forma objetiva no parágrafo conclusivo ,não houve retomada produtiva de sua tese , recurso valorizado nas bancas . No geral seu texto apresenta boa argumentação, porém deve-se destacar a necessidade de apresentação de um aprofundamento mais produtivo ao explanar a tese nos parágrafos de desenvolvimento.


Continue escrevendo, bons estudos :)


C1: 120

C2:160

C3:120

C4:160

C5:160


Nota:720

Corretora voluntária : Natália Lopes



Posts recentes

Ver tudo
Depressão na adolescência

INTRODUÇÃO Adivindo (1) da segunda geração do ultrarromântismo (2), a depressão é o mal do século (3). Com efeito, nota-se no hodierno um...

 
 
 

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page