A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 5 min de leitura
INTRO
No filme "Tempos Modernos", protagonizado por Charles Chaplin, é contada por meio do cinema mudo a realidade exploratória da Terceira Revolução Industrial. Hoje, a conjuntura trabalhista presente na maior parte das sociedades é análoga. Por inúmeras razões, na realidade de diversos trabalhadores em seus empregos é conturbada por extensas jornadas e baixas remunerações. Sob tal ótica, esse cenário é altamente prejudicial ao indivíduo, a saber, próximo de uma escravidão.
Legenda das observações:
ROXO - Coesão
AMARELO - Ortografia/Sintaxe
LARANJA - Conteúdo/Conceito
AZUL - Sugestão do corretor
Comentários da corretora - INTRO
Microestrutura: quase impecável. Sua contextualização é pertinente, seu link procede e a tese é clara. Vou te dar só alguns toques, segundo a legenda que eu coloquei.
Quanto à ortografia/sintaxe, só faltou você colocar “por meio do cinema mudo” entre vírgulas para ficar show o seu primeiro período. A justificativa para isso é que “por meio do cinema mudo” é um adjunto adverbial e, portanto, deve ser separado por vírgulas quando vier intercalado com a oração principal.
Quanto ao seu repertório, eu creio que a conjuntura retratada em Tempos Modernos é a Segunda Revolução Industrial, e não a Terceira, visto que essa última começou propriamente em 1950 e trata da transição para o meio digital. Para facilitar a sua vida, coloca apenas “Revolução Industrial”, que engloba todas as três.
No que diz respeito à coesão, houve duas falhas:
1- O uso da contração “na” em “na realidade de diversos trabalhadores é conturbada” não é adequado, porque a forma verbal “é”, tem que concordar com algum sujeito, e a forma como você escreveu atribui à realidade dos trabalhadores um sentido de adjunto adverbial, e não de sujeito. Não é algo que acontece na realidade, e sim a realidade que acontece. Não sei se deu para entender… vou deixar um exemplo da forma correta para facilitar: “A realidade de diversos trabalhadores é conturbada.”
2- Você acabou usando “realidade” duas vezes em períodos seguidos, o que deixa um certo eco, como também a impressão de que o seu vocabulário é escasso. Procure substituir a palavra por termos sinônimos, como “vivência”, “cotidiano”, e até “bem-estar”, o qual reforça a importância da saúde dos trabalhadores.
Por último, a minha sugestão, deixada em azul, é que você substitua a sua construção por algo mais harmônico, enxuto e que evite termos vagos como “inúmeros”. Um exemplo de alternativa é: “Analogamente, a realidade trabalhista de muitas sociedades atuais é conturbada por…” e aí você cita os dois problemas e o impacto negativo que eles trazem para o trabalhador.
DESENVOLVIMENTO 1
Segundo Immanuel Kant, toda ação deve ser praticada com princípio de poder se tornar uma norma universal. Entretanto, o princípio comercial moderno contrasta com tal pensamento. Empresas, muitas vezes transnacionais, criam estratégias que driblam as leis trabalhistas e passam despercebidas. Assim a realidade é determinada por atitudes capitalistas agride somente os empregados, contrariando Kant. A exemplo disso, marcas contratam, informalmente, empregados que são privados qualquer direito trabalhista, a se observar, aplicativos de transporte e entregas atuais.
COMENTÁRIO GERAL: Ótima argumentação! O seu nexo de causalidade faz sentido e é bem colocado. Você defende seu ponto de vista de forma clara. Só algumas coisas deixaram a desejar.
Falando de ortografia/sintaxe, você fez uso de duas palavras que são marcas da oralidade, “driblam” e “passam despercebidos” e por isso perderia pontos na competência 1. Sei que é muito tênue essa linha entre o falar e o escrever, mas procure substituir esses termos por “desrespeitam” e “são negligenciados” respectivamente.
Já no que tange à coesão, foi cometido um desvio onde eu marquei de rosa. Você parece ter se confundido e emendado duas orações em uma só, sendo que nenhuma se completa. Vide: “... a realidade é determinada [...] agride”. Percebe que há dois verbos e uma falha de concordância? Escolha uma das seguintes construções: “A realidade, determinada por atitudes capitalistas, agride…” ou “A realidade é determinada por atitudes capitalistas que agridem…”
Em termos de conteúdo, o trecho onde eu marquei ficou muito expositivo, e, assim, perdeu seu poder de argumentação. E daí que eles contrariam Kant? Qual o problema nisso? Isso é ruim de que forma? Procure salientar, mais uma vez, o impacto negativo disso ao trabalhador. Em termos de redação, nada é óbvio. Você precisa explicar o seu pensamento. Um exemplo de alternativa é: “A realidade determinada por atitudes capitalistas agride os trabalhadores e prejudica o seu bem-estar, de modo a contribuir para a permanência de relações laborais análogas à servidão.”
Minhas três sugestões são as seguintes:
1- Esse “Empresas” ficou meio solto. Para melhor a fluidez textual, eu sugiro juntar esse período com o anterior e deixar assim: “Entretanto, o princípio comercial moderno contrasta com tal pensamento, de maneira que empresas, muitas vezes transnacionais, criam estratégias…”
2- Para que escrever “contrariando Kant” de novo, se você já apontou isso lá no início do parágrafo? Evite repetir ideias já colocadas e, assim, economize linhas!
3- Sua exemplificação foi boa, mas você já tinha usado um repertório nesse parágrafo, então ele ficou meio saturado. Ressalto a necessidade de economizar linhas e, assim, guardar esse exemplo para o parágrafo posterior.
DESENVOLVIMENTO 2
Ainda, de acordo com Durkheim, a contemporaneidade e se baseia em uma sociedade orgânica, na qual o trabalho é o meio de coesão. Com isso, diversos efeitos são gerados, visto que há, socialmente, a necessidade de submissão a essas condições. A precária realidade de vida gera danos psicológicos e físicos a chegar, em diversos casos, em altos níveis de depressão e até suicídio. Faz-se imprescindível portanto a dissolução dessa conjuntura.
COMENTÁRIO GERAL: Boa referência citando o Durkheim, mas a argumentação foi mais fraca do que no anterior.
No que diz respeito ao conteúdo, esse período que eu marquei acabou sendo meio genérico. Que precária realidade de vida? Tente ser mais específico, como em: “Desse modo, a caracterização do trabalho como um fato social, somada às precárias condições que ele oferece ao trabalhador, gera danos psicológicos como…”
Apenas um detalhe de sintaxe: coloque “portanto” entre vírgulas, pois ele vem intercalado com o resto da oração.
CONCLUSÃO
Em suma, são necessárias medidas que combatam a exploração trabalhista nas sociedades modernas. Logo, a fim de atenuar esse impasse, é necessária a criação de canais de denúncia por telefone e de mensagens gratuitas. Eles devem agir, em conjunto com órgãos trabalhistas, sindicatos e ONGs que a partir da denúncia criem punições regulamentem a situação. Ademais, a população deve, a partir das mídias, ser informada de seus direitos e como eles são violados. Dessa forma, descartando a necessidade de uma nova obra, como a de Chaplin, para a sociedade atual.
COMENTÁRIO GERAL: Sua proposta de intervenção é genérica e não apresenta os cinco elementos básicos. Na verdade, você acabou fazendo várias propostas incompletas, e isso te tiraria pontos na C5. Falta o modo/meio (como?), a finalidade (para quê?) e o detalhamento de algum dos outros elementos.
Sintaxe: colocar o fragmento marcado entre vírgulas! É um adjunto adverbial de modo.
Coesão: “Eles devem agir…” Eles quem? Os canais de denúncia? Eles podem agir? Ou quem age é o órgão responsável por criá-los?
“Dessa forma descartando…” Não use gerúndio nesse caso. Prefira construções como “Dessa forma, será descartada a necessidade…”
“Punições regulamentem a situação…” Faltou o pronome relativo “que” para ligar esses dois fragmentos.
A respeito do conteúdo, a frase final não foi clara. Por que a obra de Chaplin não seria necessária? Procure especificar: “Dessa forma, realidades trabalhistas como aquela retratada em “Tempos Modernos” não se repetirão.”
NOTA FINAL: 760
C1: 160 (quase perfeito. Pouquíssimos erros)
C2: 200 (respeita o tema, a tipologia e usa repertório sociocultural produtivo.)
C3: 160 (só o segundo parágrafo que poderia ter sido melhor desenvolvido).
C4: 120 (procure melhorar a coesão.)
C5: 120 (estude os cinco elementos e certifique-se de que a sua proposta possui todos eles.
COMENTÁRIO FINAL: Você escreve muito bem. Eu amei a sua argumentação. Tenta estudar melhor só a coesão e o modelo da proposta de intervenção, que você vai brilhar! Desculpa ser chata. Estou fazendo isso para aprimorar a sua habilidade!
Corrigida por Valentina Reis
Comments