top of page

TEMA: Violência contra a mulher no Brasil

  • Foto do escritor: Redação Solidária
    Redação Solidária
  • 15 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

REDAÇÃO:

Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito á segurança e ao bem-estar social. Conquanto, a incidência ao feminicidio impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para nossa sociedade.

Comentários específicos:

- Uso de acento agudo no lugar da crase (acredito que foi na hora de digitar) (C1)

- Ausência do acento agudo em “feminicídio” (C1)

- Acredito que ao escrever “incidência ao feminicídio” você quis dizer = a ocorrência do feminicídio. Se esse foi o caso, o correto seria “a incidência do feminicídio” (C1)

- Qual parcela da população? Quando utilizamos o “essa”, indicamos que estamos nos referindo a algum termo já mencionado anteriormente. Sendo que, neste caso, você não tinha falado das mulheres ainda. Note que ao falar “feminicídio” você não está se referindo às mulheres, e sim ao assassinato de mulheres pelo simples fato de essas serem mulheres. (C4)

Sugestão de escrita:

“Conquanto, a incidência do feminicídio impossibilita que as mulheres desfrutem desse direito universal, na prática.”

Comentários gerais:

- Boa escolha de repertório e boa estruturação do parágrafo!

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hordiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema publico de ensino eficiente. Contudo a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na violência. De acordo com o portal G1, os casos de feminicidio cresceram 76% no primeiro semestre de 2019. Diante desse exposto, é inadmissível que a sociedade aceite essa negligência do poder público.

Comentários específicos:

- Uso equivocado da letra maiúscula em “País”. O correto seria “país”. (C1)

- Erro de grafia da palavra “Hordienamente”. O correto é “hodiernamente” (C1)

Sugestão: caso haja dúvida na grafia de uma palavra que não tem o costume de utilizar, substitua-a por um sinônimo com o qual tenha mais familiaridade. Ex: “Contemporaneamente”.

- Ausência do acento agudo em “público” (C1)

- Ausência da vírgula após “contudo” e após “oposto”. (C1) Sugestão de escrita: “Contudo, a realidade é justamente oposta, contraste que se reflete claramente nos índices de violência”

- Ausência de acento agudo em “feminicídio” (C1)

Comentários gerais:

- A fonte do dado estatístico ficou muito genérica. O portal G1 produziu esses dados ou só reproduziu os dados de uma pesquisa de outro órgão em uma reportagem? Se foi produzido pelo portal, cite “De acordo com pesquisa realizada pelo portal G1 em 2019”. Se foi reproduzido, cite o órgão/entidade que produziu a pesquisa. Essa fonte estará na reportagem do G1. (C3)

- Evite o uso de expressões metalinguísticas como “Diante desse exposto”. (C2) Neste caso específico, poderia substituir por “Diante disso,” ou apenas “Dessa forma,”

- O parágrafo ficou expositivo. De que forma o sistema de ensino deficiente aumenta os índices de violência? Faltou explicar essa relação. (C2 e C3)

Faz-se mister, ainda, salientar o governo como impulsionador do problema. De acordo com Lucrecio, filósofo romano, os pingos da chuva fazem um buraco na pedra não pela violência, mas por cair com frenquência. Diante de tal contexto, é inaceitavél o silêncio prestado diante dessa emblemática, muitas mulheres insistem em se calar com medo de serem mortas e o silencio prestado vão as consumindo de maneira que o medo seja integro e anormal.

Comentários específicos:

- Ausência de acento em “Lucrécio” (C1)

- Erro de grafia na palavra “frequência” (C1)

- Erro de acentuação em “inaceitável” (C1)

- Ausência de acento em “silêncio” (C1)

- Ausência de acento em “íntegro” (C1)

- Evitar o uso do gerúndio “consumindo” (C1)

- O uso da expressão “tal contexto” indica que foi apresentado um contexto anteriormente. O que não ocorreu. Poderia utilizar algo como: “Nesse sentido” ou “Analogamente” ou “Em consonância”. E então, indicar em seguida relação da citação com o seu argumento. (C4)

Comentários gerais:

- Não entendi a relação entre o governo e o silêncio das mulheres. Como o governo impulsiona o silêncio das mulheres? Como isso se relaciona com o pensamento de Lucrécio? É preciso amarrar melhor as ideias para não parecer que elas foram escolhidas aleatoriamente, evidenciando a relação entre cada uma delas. Pode ser de causa x consequência, complementariedade, oposição... O importante é deixar clara essas relações. (C2 e C3)

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem á construção de um mundo melhor. Para que haja um menor indice de feminicidios, cabe ao governo realizar parcerias com ONGs, em que elas possam encaminhar os casos, mais rapidamente, os casos de agressores ás delegacias da Mulher e o estado fiscalizar severamente o andamento dos processos. Passa a ser a função das instituições da educação promoverem aulas de biologia, história e sociologia, que enfatizem a igualdade de genero, por meio de palestras e materiais historicos. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse o escritor Irlandes Oscar Wilde: " O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação."

Comentários específicos:

- Uso do acento agudo no lugar da crase em “à construção” (C1)

- Perceba que a informação trazida na primeira oração não foi a mesma da tese. É necessário que você reafirme a tese trazida na introdução, logo após o conectivo conclusivo. Isso pode ser feito com outras palavras, para não copiar exatamente a mesma frase da tese. (C2)

- Falta de um conectivo para iniciar a proposta. Ex: “Assim, para que haja...” (C4)

- Falta de acento em “índice” (C1)

- Falta de acento em “feminicídios” (C1)

- Uso do acento agudo no lugar da crase em “às delegacias” (C1)

- Uso equivocado de inicial maiúscula em “Mulher” (C1)

- Falta do acento em “gênero” (C1)

- Falta do acento em “históricos” (C1)

- Falta do acento em “Irlandês” (C1)

- Repetição do vocábulo “casos” (C4)

- Falta de conectivo para iniciar a oração em “Outras medidas” (C4)

- Falta de conectivo para iniciar a oração em “Outras medidas” (C4)

Comentários gerais:

- Perceba que a proposta não ficou completa. Como as ONG’s farão para encaminhar os casos mais rapidamente? Como o estado vai fiscalizar esses processos?

- Quando você introduziu “e o estado”, faltou pontuação ou conectivo que evidenciasse a relação semântica entre as orações. A oração inteira acabou ficando confusa.

- Ao introduzir uma segunda proposta, a escolha da expressão “passa a ser função” não foi a melhor opção. Note que já é função das instituições de educação fazerem isso.

- Também não é uma boa colocar uma expressão que deixe a entender que você deixou de falar alguma coisa, como “Outras medidas devem ser tomadas”. Lembre-se que você não precisa resolver o problema na sua proposta. É necessário apenas intervir no cenário do problema.

- Na frase de fechamento, você trouxe um 3° repertório, que ainda não havia sido citado anteriormente. Aqui seria preferível você retomar o argumento utilizado na introdução, para fechar seu texto demonstrando ao corretor que o ciclo do raciocínio se encerrou.

NOTA: 680 (C1=120 / C2= 160 / C3 = 160 / C4= 120 / C5= 120)

Sobre a maior dificuldade: Em relação ao repertório, acho que você se prendeu muito à violência física contra a mulher. Isso não foi delimitado no tema. Então você poderia ter explorado outros tipos de violência para ampliar seu repertório, como o machismo, o preconceito, a violência moral, violência doméstica...

Em relação à proposta, acredito que tenha tido dificuldade por talvez não ter feito um bom planejamento do texto. Vamos analisar:

Tese: “a incidência ao feminicidio impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática”

Argumentos: educação e negligência do governo.

Proposta: agilizar processos de denúncia de feminicídio e campanhas educacionais de igualdade de gênero

Percebe que as partes do texto não estão se complementando? Fazer um projeto de texto é importante para que cada parte do texto siga uma sequência lógica de ideias. Isso também facilita que você organize suas ideias sem se perder. Lembra dos comentários dos parágrafos de desenvolvimento? A relação dos argumentos apontados em relação à problemática discutida não ficaram claros. Como você vai pensar em uma proposta para um problema que não foi explicado?

Espero que tenha entendido os apontamentos e que a correção tenha te ajudado!! Acredito que você tem muito potencial para escrever excelentes textos! Só falta prestar mais atenção nessa organização das ideias para não se perder e ter um pouco mais de atenção com a ortografia! Qualquer dúvida, estou a disposição!

Corretora: Luiza Lino

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page