TEMA: IMPORTÂNCIA DO FEMINISMO NA LUTA PELA EQUIDADE DOS SEXOS
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 8 min de leitura
Certamente, uma palavra tem o poder de sintetizar o maior entrave para se debater sobre a importância do movimento feminista na sociedade atual_ indiferença. Por isso, diante dessa constatação, torna-se imperativo garantir uma implicação coesa e consistente, como forma de aprimorar entendimentos e estabelecer novos padrões de conduta. Nesse bojo, parafraseando Aristóteles, filósofo grego, a mulher nada mais é do que um homem imperfeito, tal frase é uma demonstração da pura misoginia daquela época e que se perdura até os dias atuais, inclusive em ambientes laborais.
A priori, é preciso destacar que a relevância do feminismo em uma sociedade essencialmente patriarcal remete a uma série de fatores contundentes e emblemáticos. Nessa perspectiva, estimativas do Ministério do Trabalho indicam que mais da metade das mulheres ainda carece do devido discernimento acerca da relevância e complexidade dessa questão. Diante disso, destaca-se clássicos literários que retratam a luta da mulher numa sociedade machista como “Mulherzinhas”, da autora Louisa May Alcott, retrata a história de quatro irmãs que lutam diariamente para alcançar seus objetivos numa sociedade misógina do século XVIII, fora das páginas essa ainda é uma realidade hodierna.
Além disso, mais que fixar metas inexequíveis ou investir em medidas inoportunas, deve-se reconhecer que a importância de movimentos igualitários exige uma ampla revisão de paradigmas atitudinais. Nesse sentido, fatos como a diferença salarial entre gêneros pelo mesmo trabalho prestado e a ideia de superioridade masculina são apenas algumas evidências a quais ilustram esse ponto de vista. Por certo, segundo a teoria Kantiana,, torna-se fundamental na visão a qual o ambiente social deve arcar com a resolução dos dilemas mencionados afim de provarem a benevolência de um ato moral que seriam benéficos caso fossem seguidos por todos,, ao resultar-se no comprimento de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.
De fato, o combate à apatia é condição “sine qua non”, para se instruir posturas coerentes acerca da importância da luta do feminismo pela equidade dos sexos. Destarte, o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Justiça, deve propor a criação de um sistema “Equidade Salarial”, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal sistema será anexado em micro, pequenas, médias e grandes empresas propondo salários iguais de acordo com a funções exercidas e não de acordo ao sexo biológico do funcionário. Espera-se, com essa ação, a diminuição da desarmonia salarial entre homens e mulheres e o devido entendimento da relevância do feminismo na luta pela equidade dos sexos.
Pl: Certamente, uma palavra tem o poder de sintetizar o maior entrave para se debater sobre a importância do movimento feminista na sociedade atual_ indiferença. Por isso, diante dessa constatação, torna-se imperativo garantir uma implicação coesa e consistente, como forma de aprimorar entendimentos e estabelecer novos padrões de conduta. Nesse bojo, parafraseando Aristóteles, filósofo grego, a mulher nada mais é do que um homem imperfeito, tal frase é uma demonstração da pura misoginia daquela época e que se perdura até os dias atuais, inclusive em ambientes laborais.
No primeiro período do primeiro parágrafo (introdução), tem se uma afirmativa, porém a forma na qual está exposta deixa-a inválida, por mas que possa ser verdadeira. Ela deveria ter sido colocada de maneira contextualizada, ou com uma alusão histórica, com a fala de alguém importante ( citação de autoridade), citação filosófica entre outras formas de contextualizar, dessa forma, você passa segurança ao corretor do que está fazendo (colocando em sua redação) e que é algo verídico.
No segundo período do primeiro parágrafo, você soube usar conectivo (o que é muito importante dentro da redação do enem), porém não havia necessidade de " diante dessa constatação " e caso colocasse ela, não deveria usar o " Por isso". Depois disso, antes mesmo de apresentar sua tese, você já havia colocado como um dos argumentos a questão da " indiferença " (obs: no primeiro período), em seguida você adiantou como deveria ser solucionado o problema. Mas cadê a sua tese?
Seria melhor você expor a problemática de sua introdução, não no primeiro período, mas sim nós próximos!
No terceiro período, aconselho que utilize outro conectivo, no mas ele está ótimo
COMENTÁRIO SOBRE O PARÁGRAFO:
Aconselho-lhe, que no primeiro período você sempre traga algo que seja consistente. Como consistente? Que tenha fundamento, não seja algo só de seu pensamento, não que ele não tenha fundamento ou não seja verídico, mas para a banca ele realmente não é, devido isso, é relevante que você faça uma alusão histórica, uma citação, pode ser também uma referência à algum livro ou filme, etc.
No segundo, você pode expor o seu pontode vista a cerca do tema, que é a sua tese, posteriormente, os argumentos.
Você soube trazer boas ideias para seu parágrafo, porém eles estão expostos de maneira desorganizada.
Foi bom ter trago o pensamento de Aristóteles e isso você soube contextualizar à atualidade. Quero frisar que você preste mais atenção na organização de cada período dentro do parágrafo.
Pll: A priori, é preciso destacar que a relevância do feminismo em uma sociedade essencialmente patriarcal remete a uma série de fatores contundentes e emblemáticos. Nessa perspectiva, estimativas do Ministério do Trabalho indicam que mais da metade das mulheres ainda carece do devido discernimento acerca da relevância e complexidade dessa questão. Diante disso, destaca-se clássicos literários que retratam a luta da mulher numa sociedade machista como “Mulherzinhas”, da autora Louisa May Alcott, retrata a história de quatro irmãs que lutam diariamente para alcançar seus objetivos numa sociedade misógina do século XVIII, fora das páginas essa ainda é uma realidade hodierna.
No primeiro período do segundo parágrafo foi utilizado o conectivo " A priori ", salve engano esse conectivo não poderá ser utilizado na redação do enem de 2020 sendo conectivo, nem o " a posteriori ". No mais o período está bem posicionado, bem colocado, embora um pouco extenso, tome cuidado para não ultrapassar de duas linhas, o essencial é que seja de uma linha e meia até duas linhas.
O segundo e terceiro estão realmente aquilo que se pede no desenvolvimento, oque a banca quer. Trouxe dados, a propósito muito cuidado com eles, sempre que for colocar, certifique-se de que são verdadeiros.
Ficou bem colocada a referência à abra literária, você retomou a um dado período histórico também.
Plll: Além disso, mais que fixar metas inexequíveis ou investir em medidas inoportunas, deve-se reconhecer que a importância de movimentos igualitários exige uma ampla revisão de paradigmas atitudinais. Nesse sentido, fatos como a diferença salarial entre gêneros pelo mesmo trabalho prestado e a ideia de superioridade masculina são apenas algumas evidências a quais ilustram esse ponto de vista. Por certo, segundo a teoria Kantiana,, torna-se fundamental na visão a qual o ambiente social deve arcar com a resolução dos dilemas mencionados afim de provarem a benevolência de um ato moral que seriam benéficos caso fossem seguidos por todos,, ao resultar-se no comprimento de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.
Assim como no tópico frasal do primeiro desenvolvimento, aqui no segundo você fez a mesma coisa, ambos ficaram bons, entretanto um pouco extensos, tome cuidado com a quantidade de linhas em todas as partes do texto. Okay?
Adoro muito o segundo período, em discussões ou mesmo em redações, gosto de dar ênfase a essas questões, porém seria interessante ter falado mais sobre o machismo, afinal o movimento feminista só existe porque existe o machismo.
PlV: De fato, o combate à apatia é condição “sine qua non”, para se instruir posturas coerentes acerca da importância da luta do feminismo pela equidade dos sexos. Destarte, o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Justiça, deve propor a criação de um sistema “Equidade Salarial”, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal sistema será anexado em micro, pequenas, médias e grandes empresas propondo salários iguais de acordo com a funções exercidas e não de acordo ao sexo biológico do funcionário. Espera-se, com essa ação, a diminuição da desarmonia salarial entre homens e mulheres e o devido entendimento da relevância do feminismo na luta pela equidade dos sexos.
Temos uns probleminhas em sua conclusão, mas fique tranquilo, pois você terá tempo para melhorá-la.
Vamos tentar organizá-la, pois essa é a parte da redação onde você encontra maior dificuldade para organizar. Mas olha, lembre-se sempre de que os erros são necessários para que possamos "correr atrás" dos acertos!
Espero poder ajudar você, principalmente aqui, e qualquer dúvida pode perguntar, está bem!?
No primeiro período da conclusão, tem se um período solto,pois ele não deveria estar na conclusão, talvez nos argumentos para reforçar o seu ponto de vista. Aqui na proposta de intervenção é onde você deve resolver todos os problemas que você propôs, há uma das cinco competências que avalia somente sua conclusão, logo, em outras palavras: _ "é onde você deve enfeitá-la de tudo quanto é forma, prestar muita atenção em entregar para a banca tudo e mais do que ela pede".
Sempre que estiver fazendo sua conclusão, tenha cuidado em responder o que se pede: O quê? / Quem? / Como? / Pra quê? e o detalhamento, indico que você consiga trazer IMPACTO ao final do seu texto. Dessa forma, o corretor de sua redação verá que você trouxe tudo oque a banca exige, e mais, que você trouxe por excesso e não por falta, é sempre bom ter uma frase final de impacto, assim você demonstra domínio sobre a estrutura do texto.
De fato, o combate à apatia é condição “sine qua non”, para se instruir posturas coerentes acerca da importância da luta do feminismo pela equidade dos sexos.
Espero que você tenha entendido que este período dentro do parágrafo foi desnecessário, pois ele não diz nada para oque se deve ter na proposta de intervenção.
Destarte, o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Justiça, deve propor a criação de um sistema “Equidade Salarial”, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados.
Já este período ele responde ao:
Quem? Ministério do Trabalho e Ministério da Justiça
O quê? Criação de um sistema "Equidade Salarial"
Tal sistema será anexado em micro, pequenas, médias e grandes empresas propondo salários iguais de acordo com a funções exercidas e não de acordo ao sexo biológico do funcionário.
Como? Tal sistema será anexado em micro, pequenas, médias e grandes empresas propondo salários iguais de acordo com as funções exercidas.
Espera-se, com essa ação, a diminuição da desarmonia salarial entre homens e mulheres e o devido entendimento da relevância do feminismo na luta pela equidade dos sexos.
Pra quê? Diminuição da desarminia salarial entre homens e mulheres.
Concorda comigo que essas ações que você propôs elas não resolvem o problema do " entendimento da relevância do feminismo pela equidade dos sexos"?
Tudo oque foi proposto foi para solucionar o problema a questão da desigualdade salarial.
Para se ter solucionado o " entendimento (...) igualdade dos sexos" teria que ter proposto uma intervenção somente para elae que realmente resolvesse o problema, exoemplos disso, que o Ministério da Educação criasse um projeto de que nas escolas houvessem palestras ministradas pelos professores nos quais abordassem esse assunto, a mídia também poderia ser uma forma de intervir o problema, com programações que abordassem o tema, ou ainda, algum outro tipo de política pública. E poderia também ser uma única medida, mas que abrangesse ambos os problemas, que não foi oque aconteceu em sua conclusão.
Impacto: na questão do impacto, muitos professores acham relevante que tenha também na introdução, e eu também acho. Porém aqui darei uma dica para o impacto da conclusão, a propósito eu a usei no enem em 2019, ao terminar a redação, você pode, caso queria dizer que com as medidas que você propôs, desa forma, haverá o progresso que estampa a bandeira.
Muito SUCESSO em seus estudos!
Espero ter ajudado você!
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Pontuação Total: 680
Corretora Voluntária Eulivia Messias!
Comentários