TEMA: Desafios para se garantir a alimentação escolar saudável e de qualidade no Brasil
- Luiza Lino
- 20 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
As escolas públicas no Brasil são responsáveis por garantir a educação de crianças e adolescentes, em sua maioria de baixa renda. Análogo a isso, as refeições oferecidas no ambiente escolar devem ser de qualidade e variadas, já que os alunos passam uma boa parte do dia nos colégios. Porém essa realidade não se faz presente na sociedade atual, tal problema acarretado muitas vezes pelos desvios de verbas e a falta de inspeção dos alimentos.
A fim de que tenham energia e disposição para realizar todas as atividades propostas em aula, é indispensável que os alunos tenham acesso à pratos diversificados. No entanto, o dinheiro destinado a esse setor constantemente sofre desvios, tal acontecimento frequentemente é exposto na mídia, trazendo como consequência o fechamento das instituições de ensino, que infelizmente não apresentam as devidas condições para manter os estudantes.
Ademais, é extremamente necessário ressaltar o fato de que vários jovens têm acesso apenas à refeição disponibilizada na escola. Portanto é preciso que a mesma seja bem selecionada e contenha todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A presença de um nutricionista é indispensável nessa situação, a fim de que possa orientar os responsáveis por preparar as merendas sobre as opções mais saudáveis.
Logo, é imprescindível que o Estado, a partir do Congresso, crie leis para garantir a fiscalização de verbas, garantindo que o dinheiro seja entregue às escolas. Ademais, o Ministério da Educação deve garantir a inspeção dos alimentos, por meio de parcerias com nutricionistas, a fim de garantir um cardápio correto e que supra a necessidade de todos os estudantes.
Comentários introdução:
- “no Brasil” deveria estar entre vírgulas, pois funciona como aposto (especifica o sujeito da oração “escolas públicas”). (C1)
- O uso da vírgula seguido por “tal” prejudicou a coerência, no contexto. (C1 e C4) Ficaria mais claro escrevendo de duas formas:
Apenas retirando a palavra “tal” = “Porém essa realidade não se faz presente na sociedade atual, problema acarretado muitas vezes pelos desvios de verbas e pela falta de inspeção dos alimentos.”
Utilizando o ponto final após “atual” e iniciando outra oração. = “Porém essa realidade não se faz presente na sociedade atual. Tal problema, muitas vezes, é acarretado pelos desvios de verbas e pela falta de inspeção dos alimentos.”
- Quebra do paralelismo em “pelos desvios de verbas e a falta de inspeção dos alimentos”. O correto seria “pelos desvios de verbas e pela falta de inspeção dos alimentos”. (C1)
Comentários D1:
- Ausência de conectivo para iniciar o parágrafo. Isso prejudica a coesão, pois não evidencia a relação semântica da ideia que será apresentada com as ideias anteriormente citadas. (C4) Além disso, a expressão escolhida trouxe um tom de intervenção, antes mesmo que o problema fosse discutido. Você poderia ter construído da seguinte forma:
“Em primeira análise, cabe salientar a importância de que os alunos tenham acesso a pratos diversificados. (tópico frasal) Nesse sentido, a variedade de nutrientes é fundamental, pois proporciona a produção de energia pelo organismo, que será utilizada para o acompanhamento das aulas.” (causa)
- Repetição da palavra “tenham”. Poderia substituir por um sinônimo, como “obtenham” ou “possuam”, respectivamente. (C4)
- Uso equivocado da crase em “acesso à pratos”. A palavra “pratos”, é masculina e está no plural. Portanto, o “a”, nesse caso, é apenas preposição. (C1)
- Novamente ocorreu o uso do “tal” após a vírgula, prejudicando a fluidez e a coerência da oração. (C4) Você poderia ter utilizado o ponto final após “desvios” e iniciado uma nova oração. Ou ainda, retirado a palavra “tal”. Exemplo:
“No entanto, o dinheiro destinado a esse setor constantemente sofre desvios, fato que é frequentemente exposto pela mídia, e traz como consequência o fechamento das instituições de ensino, que, infelizmente, não apresentam as devidas condições para manter os estudantes.”
- Uso do gerúndio em “trazendo”. É bom evitar sempre! (C1)
- A expressão “como consequência” está deslocada na oração. Por isso, deveria estar entre vírgulas. (C1)
- Infelizmente é um advérbio, e, por isso, também deveria estar entre vírgulas. (C1)
Comentários D2:
- Faltou a vírgula após “Portanto” (conjunção de valor conclusivo). (C1)
- Ausência de conectivo para iniciar o período que começa com “A presença (...)” (C4) Nesse caso, poderia ter utilizado “Por isso”.
Comentários conclusão:
- Faltou a retomada da tese, que deve ocorrer logo após o conectivo conclusivo. (C2)
- Repetição da palavra “garantir”. Procure sinônimos. Ex: “assegurar” (C4)
- Uso do gerúndio em “garantindo”. Evite sempre! (C1)
- Faltou o COMO e o detalhamento das propostas. (C5)
Proposta 1:
O que? Criar leis de fiscalização
Quem? Congresso
Para que? Garantir que o dinheiro seja entregue
Como? Detalhamento?
Proposta 2:
O que? Inspeção dos alimentos
Quem? MEC
Para que? Cardápio adequado
Como? Por meio das nutricionistas. Mas de que forma? Poderia detalhar aqui.
- Faltou uma frase de fechamento para concluir o texto. É bom que essa frase retome o repertório que foi utilizado na introdução. Isso irá demonstrar ao corretor que seu texto foi planejado e que o ciclo do seu raciocínio se encerrou. (C2)
Comentários gerais:
- Senti falta de repertório sociocultural. Não foi utilizada nenhuma intertextualidade, nem na introdução, nem nos argumentos. Você pode fazer uma alusão histórica, citar dados estatísticos, utilizar o pensamento de algum estudioso, trazer filmes, documentários, livros... Basta estar relacionado ao tema e à discussão que você irá propor na sua argumentação. (C3)
- Ao terminar de ler o texto, percebi que no D1 você utilizou um tópico frasal que sintetiza muito mais o ponto de vista da “falta de inspeção de alimentos”, que estaria relacionado à falta de variedade da merenda e a proposta do acompanhamento por nutricionista. No entanto, esse foi o argumento trabalhado no D2!
Dessa forma, era necessário no D1 um tópico frasal que sintetizasse o ponto de vista do “desvio de verbas”. Essa confusão na ideia inicial do parágrafo, fez com que na argumentação também faltasse explorar a CAUSA desses desvios de dinheiro.
Vi que sua principal dificuldade foi justamente em argumentar. Tudo isso pode ter ocorrido pela falta de um planejamento do texto. Procure sempre fazer um, colocando em tópicos todos os elementos que serão abordados em cada parágrafo. Pode parecer besteira, mas ajuda MUITO!
No mais, acredito que você esteja no caminho certo! Continue ajustando os detalhes que com certeza alcançará seu objetivo na redação!
Qualquer dúvida em relação à correção, estou a disposição para esclarecer!
NOTA: 680 (C1= 160 / C2= 160 / C3= 120 / C4= 120 / C5= 120)
Comments