TEMA: Desafios e perspectivas da ampliação da agricultura sustentável no Brasil.
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 7 min de leitura
Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, afinal, o ecossistema tem sido degradado devido as diversas ações, entre essas, a produção de alimentos. Dessa forma, é necessário entender a problemática e as possíveis formas de ampliar a agricultura sustentável no Brasil.
Correção Introdução:
Indicaria explicar de forma concisa essas “diversas ações” logo de cara fica parecendo que produzir alimentos é uma ação negativa, mas o problema não está na produção, mas sim na maneira que ela é feita.
Outro ponto, ao invés de usar “ a problemática” use “essa problemática”, pois fica claro que a produção de alimentos de forma irresponsável é o problema que irá ser analisado.
O ‘as’ é craseado, logo o correto é ‘às’.
Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, afinal, o ecossistema tem sido degradado devido as diversas ações, entre essas, a produção de alimentos de forma irresponsável. Dessa forma, é necessário entender os desafios dessa problemática e as possíveis formas de ampliar a agricultura sustentável no Brasil.
Correção D1:
Precipuamente, é fulcral pontuar que as dificuldades em reverberar o uso da agricultura sustentável deriva ,principalmente, da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à garantia da manutenção dos recursos naturais e o bem - estar dos cidadãos. Segundo o pensador Tomas Hobbes, o estado é responsável pelo equilíbrio social, entretanto isso não ocorre no Brasil. Já que de acordo com cientistas, 60%dos ecossistemas do mundo tem sido degradados e utilizados de forma não sustentável - consoante a isso, aumenta-se as emissões de CO2, o desflorestamento, as queimadas, a falta de água e outros. Assim, faz-se necessário a reformulação da postura estatal de forma urgente.:
1. Usar palavras de forma rebuscada nem sempre enriquece sua redação, as vezes essas palavras já não são tão usadas no contexto atual e pode ter palavras que até mesmo os corretores desconhecem. Enriquecer o vocabulário é sempre válido, mas eu, particularmente, indicaria você a não usar palavras como “Precipuamente”, ao invés disso opte por “É fundamental pontuar de início”, por exemplo.
2. Filósofos e sociólogos não são dados exatos, então ao invés de usar o termo “Sendo fulano” use “a partir do exposto por” “partindo do observado/discutido por”.
3. Ampliar as suas ideias acerca do assunto no segundo parágrafo. O tópico frasal, trecho onde deve ter uma breve síntese do que será discutido no parágrafo, está grande, enquanto a ampliação da sua ideia é pequena e ainda usa do pensamento de outra pessoa, no caso, Hobbes.
4. O tema é Brasil e você fala “o estado é responsável pelo equilíbrio social, entretanto isso não ocorre no Brasil. Já que de acordo com cientistas, 60%dos ecossistemas do mundo”. Percebe que fica ambíguo? Trago um filósofo, que não é uma ideia concreta para falar que o Brasil falha na manutenção do seu equilíbrio social e depois traz um dado sobre mundo.
5. Termos como ‘evidente’ ‘infelizmente’, usados da maneira correta, imprimem autoria e marcam sua opinião no texto.
É fundamental pontuar de início, que as dificuldades em reverberar o uso da agricultura sustentável deriva, principalmente, da baixa atuação dos setores governamentais. Isso porque, no que concerne à garantia da manutenção dos recursos naturais e o bem-estar dos cidadãos, os governos, em todos os âmbitos, negligenciam sua natureza em detrimento de acúmulo de riquezas, sem se dar conta, no entanto, que a maior riqueza está em na própria terra e no uso consciente dessa. Dessa maneira, ao se tomar como base o discutido pelo filósofo Thomas Hobbes, o estado é responsável pelo equilíbrio social, entretanto isso não ocorre no Brasil, já que há uma histórica má administração ambiental, a qual resulta em um aumento de 85% no desmatamento em 2019, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Assim, torna-se evidente a necessidade de reformulação da postura estatal de forma urgente.
Correção D2:
(1)Ademais, é imperativo ressaltar que a produção agrícola não sustentável se dá por vários motivos, por exemplo, a facilidade no plantio, a velocidade da colheita a partir da utilização de agrotóxicos e interesses econômicos. (3) De acordo com o (4)IBGE, 64,1% dos itens comercializados em 2012 eram considerados perigosos para a saúde. Partindo desse pressuposto, promover o uso da agricultura sustentável é garantir o próprio direito a saúde do cidadão, mantendo um alimento de qualidade e sem problemas ambientais, atenuando a perpetuação desse quadro (5) dietério.
1. Mais uma vez, a questão do tópico frasal, ele precisa ser melhor delimitado e claro.
2. Há um tópico frasal, colocação de dados e uma conclusão do parágrafo. No meu ponto de vista, falta desenvolvimento da problemática, antes do uso dos dados.
3. Lembre-se dos conectores entre os períodos. Eles dão coesão e coerência ao seu texto e são muito importantes.
4. Ao citar um órgão, sempre coloque o nome completo dele, a sigla só deve ser usada, é uma recomendação dos professores, quando o nome do órgão já foi anteriormente citado, pois o corretor não é obrigado a conhecer aquela fonte, por mais famosas que ela possa ser para você. Sempre devemos pensar no nosso leitor, nesse caso, o corretor. Além disso, atente ao ano dos dados, tente sempre usar os dados mais recentes possíveis, 3/4 anos para cá NO MÁXIMO.
5. Seria deletério? Acho que sim. Só atenção na hora de digitar/escrever.
Ademais, é imperativo ressaltar que a produção agrícola não sustentável se dá por vários motivos, dentre eles, o uso indiscriminado de insumos agrícolas. Tal fator é consequência da produção em larga escala que prioriza o volume de produção em prejuízo a qualidade daquilo que será consumido pela população. A partir disso, percebe-se um alimento cada vez mais rico em níveis de agrotóxicos e, infelizmente, prejudiciais à saúde tanto dos seres humanos quanto da terra. Esse cenário é evidenciado nos dados do Atlas Geográfico do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia, Segundo a apuração, cerca de 20% de todo agrotóxico comercializado no mundo é consumido no Brasil. Logo, partindo dessa perspectiva, promover o uso da agricultura sustentável é garantir o próprio direito a saúde do cidadão, mantendo um alimento de qualidade e sem problemas ambientais, atenuando a perpetuação desse quadro deletério.
Correção Conclusão:
Portanto, ciente da importância da agricultura sustentável para a sociedade brasileira (1). O Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério da Agricultura deve propor a obrigação do reflorestamento e a proibição do uso de agrotóxicos, direcionando o valor de um salário mínimo para agricultores familiares investirem em adubação verde, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal valor será disponibilizado ao agricultor cadastrado no DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Espera-se, assim, atenuar a problemática e em fim, alcançar Utoria de Moure.
1. Finalizou um período sem finalizar a ideia dele.
2. Se você notar na reescrita do parágrafo falei sobre um programa chamado “Um Ambiente, Nossa Responsabilidade”. Esse programa não existe e eu criei para dar autoria a minha escrita e a minha proposta.
3. Vamos ver as partes da conclusão:
* Quem? Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura
*O que? Reflorestamento obrigatório e a proibição de uso de agrotóxicos. (Temos problemas aqui. Primeiro, o Reflorestamento Obrigatório já é uma lei, o problema está na efetivação dela. Segundo, a conclusão deve possuir um caráter realizável, vamos assim dizer e proibir o uso de agrotóxicos, nesse ponto e no nosso atual cenário é impossível, mas podemos propor que haja uma maior regulação disso, que os governos sigam diretrizes científicas e restrinjam os agrotóxicos que entram no país ao invés de liberar centenas de novos agrotóxicos. Além desses dois pontos tem o fator investimento da agricultura familiar. Apesar de não sermos da área da agricultura, sabe-se que um salário mínimo não é suficiente para manter uma agricultura sustentável e de qualidade, ainda mais tornar essa forma de plantio forte para competir com a agricultura das grandes empresas e atente a questão que na sua redação você não falou sobre agricultura familiar, logo não faz sentido uma proposta para essa área.)
* Como? Projeto de lei (mas a lei de reflorestamento já existe, lembra?)
* Com que finalidade? A finalidade da proposta não ficou muito clara, além do fato que a Utopia de Moure não é algo que será plenamente alcançado com a modificação da estrutura da agricultura.
Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério da Agricultura, cobrar das empresas o cumprimento da Lei do Reflorestamento Obrigatório, usando o apoio da Polícia Federal para fiscalização. Ademais, deve-se multar as empresas que desobedecerem a lei e bonificar com descontos nos impostos aquelas que agiram conforme as leis de proteção ambiental através do programa Um ambiente, Nossa Responsabilidade. Ademais, o uso de agrotóxicos deve ser usado de forma consciente contando, para isso, com suporte de cientistas ambientais, profissionais em entendimento do assunto, direcionando as ações dos Ministérios supracitados, de forma a causar menos impactos ambientais e na saúde dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, espera-se atenuar a problemática a fim de alcançar no Brasil uma agricultura sustentável.
Dicas:
· Continue escrevendo, com a prática e com a mente sempre aberta a aprender, você vai chegar longe. Foi assim que eu consegui bons resultados.
. Quando um tema fala sobre Brasil, você pode sim usar dados de outros países, exemplos, mas lembre de trazer sempre o tema para nossa realidade.
· O site sononimos.com é ótimo para aumentar o repertório.
· Se sente muita dificuldade na conclusão, escolha três temas diferentes e escreva conclusões só para ele, é uma forma de treinar.
· Estude as competências do enem, é bom entender o que eles esperam. Além disso pegue redações com notas altas e as leia, é uma ótima forma de entender a redação do enem.
Vi que você disse que tem dificuldade com a conclusão, então, continue praticando, sempre se faça as perguntas: quem vai resolver o problema? Esse agente vai fazer o que? Como irá ser feito? Com que finalidade esse problema será resolvido? Além disso, sempre foque em fazer uma intervenção COMPLETA e as outras você pode fazer de maneira mais “incompleta”, ou seja, sem atender a todos os critérios. Necessitando de mais dicas, me procura pelo instagram @biacostamed, a gente pode conversar mais. E CONTINUE PRATICANDO, redação é prática, leitura. Você tem muito potencial.
NOTA: 680
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 120
Comments