Tema: Alternativas para o combate da violência infantil no Brasil
- Larisse Holanda
- 17 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2020
Sabe-se (1) que a violência infantil não é um assunto atual, podemos(2) citar como exemplo os experimentos desumanos utilizados pelo médico Joseff Menguele da Alemanha nazista (3) que usava crianças que estavam nos campos de concentração como cobaias. Contudo, mesmo com leis criadas (4) esse ainda é um problema a ser enfrentado na sociedade brasileira. É necessário (5) salientar ainda que a agressão pode causar além de danos físicos, danos psicológicos. Por isso (6) convêm debatermos as principais causas, consequências e possíveis soluções para o impasse.
1. Recomendo não começar redação com sabe-se, porque transmite ideia de continuidade, em vez de introduzir. 2. Procure, sempre usar terceira pessoa, a não ser que seja inevitável o uso de primeira pessoa no plural. 3.Alemanha nazista entre virgulas, pois há adjunto adverbial (Alemanha nazista) e oração adjetiva explicativa ( e que usavam...) 4.Vírgula após "mesmo como leis criadas" 5.Vírgula após necessário e ainda 6.Vírgula após Por isso Sua introdução tem uma boa estratégia de contextualização e tese bem definida Pontos a melhorar Uso da vírgula Uso de períodos longos, tente usar períodos curtos e objetivos para evitar de cometer erros e de torna o texto ambíguo. Sugestão: No último período, em vez de trazer generalizações faça antecipação argumentativa com sugestão do que irá ser debatido em seus argumentos, a fim de melhorar sua competência 3 .
(7) É importante citar a escasez(8) de denúncias, não só visto que(9) o infanto se sente oprimido e com receio de denúnciar(10) o seu agressor -isso por conta do sentimento de impotência perante a situação- (11)mas também de terceiros que presenciam o caso e não denunciam, (12)sendo compatíveis com o ato ou por se sentirem ameaçados.
7. Sempre comece o primeiro parágrafo do desenvolvimento com conectivos como em primeiro lugar, primeiramente, a princípio e entre outros.
8.Escassez 9. Visto que entre vírgulas
10. Denunciar 11. Travessões só devem ser usados para isolar fragmentos curtos 12.Evite gerundismo. Poderia ser usado o que os torna, em vez de sendo. Você traz uma boa ideia para desenvolver sua argumentação, no entanto, não trouxe nenhum repertório para fundamentação. Além disso, seu parágrafo ficou confuso, pois tem somente um período. Sugestão: Tente fazer os parágrafo do seu desenvolvimento com tópico frasal, argumentação, aprofundamento da argumentação e reflexão crítica. Para estudar essa estrutura, leia redações nota mil e as identifique. Atente ao uso de vírgula e evite períodos longos.
Ademais, partindo(13) do pressuposto do Determinismo, onde(14) os meios que o ser humano está inserido determina como é sua interação com a sociedade. (15) A vítima está suscetível a reproduzir comportamentos agressivos no futuro, isso baseado em dados psiquiatricos (16) (17) que constam que os danos psicológicos internalizados pela vítima geram diversas consequências.(18)(19)
13. Não use gerundismo, caso não seja necessário 14. Onde só deve ser usado quando da ideia de lugar. Nesse caso, deveria utilizar em que, no qual e etc 15. Antes de "a vítima" coloque conectivo como dessa forma, desse modo, a fim de melhorar a coesão de seu texto.
16. Psiquiátricos 17. Vírgula após dados psiquiátricos 18. Não cite dados de forma genérica, sempre procure trazer os dados em números e a instituição que a divulgou. 19. Quais os danos e as consequências? Procure exemplificar, pois da forma colocada se torna um argumento genérico.
Portanto,(20) (21) diante dos fatos supracitados, se faz preciso a criação de novas medidas para combater o problema. (22)O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) juntamente com os veículos sociais (23) devem promover propagandas que estimulem a denúncia de atos de violência contra crianças, (24) assim ajudando a combater os diversos casos. (25) Porém, cabe ao (26)Governo em parceria com o ensino, tanto público, quanto privado(27) promover palestras em escolas que abordem essa temática. Desse modo, estaremos no caminho para uma sociedade mais justa onde os direitos da criança são respeitados.(28)
20. No começo da conclusão, é importante fazer retomada de sua tese. 21.Evite usar diante dos fatos supracitados, pois essa expressão faz parte do gênero jornalístico. Primeira proposta de intervenção 22. Agente: Eca+ veículos sociais Sugiro exemplificar quais seriam esses veículos sociais, pois dessa forma, sua proposta se torna fraca 23. O que? Propagandas que estimulem denuncia de atos 24. Finalidade: ajudar combater os diversos casos Como? Detalhamento? 25. Ao apresentar outra proposta jamais utilize conectivos adversativos, pois transmite a ideia de que a primeira proposta deve ser ignorada. Dessa maneira, opte por utilizar conectivos como além disso, além do mais, ademais, em vez de Porém Segunda PI 26.Agente: Governo + ensino privado e público Exemplifique qual órgão do governo, a fim de tornar sua proposta forte. 27. O que: palestras em escolas com essa temática Como ? Finalidade? Detalhamento? Na conclusão, pelo menos uma proposta deve contemplar as cincos perguntas da banca do Enem. Apesar de, a primeira ser mais completa ela não contempla todas as funções, e dessa forma, você perde pontos na competência 5
28. Sugestão: ao fechar o texto retome algo introdução para fazer texto circular e, assim melhorar a coerência. Ex: Desse modo, a sociedade brasileira caminhará por um caminho mais justo, no qual as crianças não serão mais utilizadas como cobaias em experimentos científicos.
Comentário geral: Você já possui um bom domínio sobre as funções da introdução, desenvolvimento e conclusão exigidas pela banca do Enem e bons repertórios. Com certeza, com alguns ajustes conseguirá notas acima de 900. Sugiro que estude vírgula, crase, conectivos, concordância e regência verbal. Você relatou que a sua dificuldade é organizar ideias para ficar coerente. Para tornar o seu texto mais coerente invista muito em planejamento de texto e faça argumentos relacionados Dicas: Fazer antecipação argumentativa na introdução. No parágrafo de desenvolvimento apresente um repertório e depois o retome no final do parágrafo. Na conclusão retome a tese. No fechamento de texto retome seu repertório da introdução. Para ficar mais claro, leia redações nota mil e identifique as estratégias usadas por esses estudantes. Nota: 620 Competência 1: 100 Erros de vírgulas e ortografia Competência 2: 160 Falta de repertório no D1 Competência 3: 120 Estruturas ambíguas e falta de relação entre os parágrafos de desenvolvimento Competência 4: 120 Erros ou falta de uso de conectivos Competência 5: 120 Sem retomada de tese Proposta de intervenção sem funções de como e detalhamento Parabéns pelo texto e espero ter ajudado!
Qualquer dúvida pode mandar mensagem no insta @larisse_holanda
Comments