Os perigos da obsolescência programada
- davi.caarneiro
- 21 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Thierry Senna Santos
Com o avanço da tecnologia nas revoluções industriais e diante da crise de 1929, fabricar produtos com um tempo curto de vida útil foi uma das técnicas usadas pelas grandes indústrias. Apesar de atingido o objetivo de manter sempre em alta o mercado tecnológico, o consumo acelerado desses produtos trás uma série de riscos ao meio ambiente e a saúde psicológica dos indivíduos. Desse modo a obsolescência programada e seus riscos devem ser debatidos .
Todo ano nas lojas da Apple as pessoas se aglomeram em busca do novo modelo do tão cobiçado smartphone, mesmo que seus antigos aparelhos estejam em ótimo estado e tenham a mesma tecnologia. Ter um iPhone do ano se tornou desse modo um status, uma necessidade doentia, que é constantemente reforçada também pela mídia. No entanto, para as classes menos favorecidas da população acompanhar os constantes lançamentos desses aparelhos super caros é impossível, gerando assim um sentimento de frustração e uma série de transtornos psicológicos.
Chumbo e outros metais pesados fazem parte da composição de várias peças de materiais eletrônicos. Apesar disso diariamente, em todo o mundo, é descartado de forma irresponsável toneladas desses aparelhos. Essas substâncias tóxicas quando em contato com o solo torna-o doente e estério , como se não bastasse atingem também os lençóis freáticos, causando dessa forma danos a fauna e a flora de ecossistemas inteiros.
Dessa forma, se mostra evidente os perigos da obsolescência programada e a necessidade de medidas para a atenuação da problemática. O ministério da educação junto às escolas devem investir e priorizar as matérias de sociologia e ética, a fim de que os alunos se tornem mais esclarecidos a cerca das ferramentas de alienação usadas pelas grandes indústrias. É necessário também a criação de leis que obriguem as grandes empresas de eletrônicos a desenvolver sistemas de coleta de lixo tecnológico. Só assim será possível minimizar os perigos da obsolescência programada.
Introdução Muito bem colocada e bem direta no que tange aos assuntos que irá defender. Utilizou uma informação histórica e mostrou as consequências das decisões que havia ocorrido no século passado. Ótimo. Gostei também porque você citou todo o tema na sua introdução e isso é muito importante para obter um excelente resultado em toda a sua redação. Gosto da ideia de apresentar dois problemas, por isso, espero que em cada desenvolvimento esteja relacionado ao que foi citado na tese e espero que seja na ordem. A minha dica seria apenas você dizer no seu repertório que a técnica que foi usada foi pra melhorar a economia, só pra ficar bem claro pra quem não entende, tendo em vista que sua redação tem que ser tão clara ao ponto de alguém leigo entender o que você está falando. Desenvolvimento 1 Comece sempre com um conectivo, isso deixa seu texto mais bonito, formal e ganha pontos na competência 4. Coloque palavras em inglês com aspas ("Apple", "smartphone", "iPhone"). Muitos corretores oficiais do Enem não gostam da palavra "mesmo" e com meu estudo fui influenciado a não gostar e retirar do meu vocabulário escrito, por isso sugiro que você não coloque também. Você pode modificar deixando a frase assim: ..., apesar de seus antigos aparelhos estarem em ótimo estado e terem uma tecnologia igual aos novos equipamentos eletrônicos. Utilize o termo "desse modo" entre vírgulas. Utilize o termo "assim" (6° linha) entre vírgulas. Classifico como um desenvolvimento bom, mas não gostei dele sendo o primeiro, espera ele no terceiro parágrafo devido os critérios de organização (competência 3). Achei seu desenvolvimento também com pouco uso de conectivos, tendo em vista que a 4° competência é uma das mais fáceis para ganhar os 200 pontos. Dica: usa um conectivo no início do parágrafo e sempre que puder usar no início de um período use! Desenvolvimento 2 Comece com um conectivo, por exemplo ademais, outrossim, em segunda instância, em segunda análise. Use a vírgula depois do termo "disso". Não é estério é estéril O termo "dessa forma" coloque entre vírgulas. Clássico como bom, mas vago e sem muita relação direta com o tema. Na verdade eu não gostei muito, mas dá pra entender o que você quer explicar. Melhore mais seus argumentos e deixe tudo mais claro e bonito, para que possa ser prazeroso ler sua redação, lembrando que no dia os corretores corrigem mais de 100 por dia, seja criativa e chame a atenção. Conclusão Iniciando com um conectivo, muito bem. Ministério da Educação tem quer ser escrito com letras maiúsculas. Sua conclusão foi um pouco falha. Encontrei apena três elementos: agente, ação e finalidade, não vi meio e nem detalhamento. Você não disse como o que você propôs poderá melhorar na diminuição dos problemas psicológicos e dos problemas ambientais. Sua conclusão foi falha e ela também é uma das melhores parte da redação com facilidade para alcançar os 200 pontos.
Análise das competências C1: Não acho que você possuiu muitos erros ortográficos, julgo você pela ausência de vírgulas, de aspas, de algum termo colocado errado. C2: Seu repertório só foi um conhecimento histórico, o qual não foi retomado e nem relembrado durante o texto, achei vago. Você poderia ter citado mais coisas interessantes pra enriquecer seu texto, lembrando que a segunda competência é ótima para fechar também. C3: Não gostei da organização do seu texto e acho que você não compreendeu bem o tema. A obsolência poderia ser bem mais explorada e é um tema legal de falar. Seu posicionamento inicial parecia que você ia arrasar, mas não foi o que aconteceu. Sobre problemas psicológicos você poderia ter falado que as pessoas ficam ansiosas para ter um novo aparelho ou sentem-se excluídas quando não possuem um. Você poderia falar que a vida útil dos aparelhos são curtas por isso prejudica mais rápido o meio ambiente. Existem vários meios e com isso vários repertório para serem colocados. C4: achei seu texto com poucos uso de conectivos entre parágrafos e os que foram colocados intraparágrafo ficaram mal colocado. Além disso, você repetiu algumas palavras e alguns conectivos, como o "dessa forma e desse modo" C5: refere-se a conclusão e isso já foi explicado no comentário sobre o parágrafo. Essa competência é maravilhosa, saiba usar da melhor forma possível.
PONTUAÇÃO
C1: 160 pontos
C2: 120 pontos
C3: 120 pontos
C4: 120 pontos
C5: 120 pontos
total: 640 pontos
Desculpas qualquer coisa, não sou formado e espero ter ajudado. Caso queira comentar algo ou criticar (isso serve para todos que leem) estou abertos para críticas construtivas (davi1514pc@gmail.com). Continue a treinar.
Комментарии