top of page

O que falta para o Brasil doar mais sangue

  • Foto do escritor: Sarah Fariña
    Sarah Fariña
  • 16 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de abr. de 2020

''A revolução médico-sanitária ocorrida no séc XX marcou o desenvolvimento de várias técnicas da medicina ,que promoveram melhor qualidade a vida da população,dentre elas o estudo da transfusão de sangue. Essa técnica foi aperfeiçoada e amplamente utilizada após a 2° Guerra Mundial, no Brasil esse periodo marca a construção dos hemocentros. Atualmente, nosso país possui baixos índices de doadores, isso se deve ,principalmente, à falta de divulgação da importancia desse ato gerando pouco conhecimento pela população e, consequentemente, números insuficientes de doação.

Apesar do Brasil apresentar uma taxa de população doadora dentre do índice sugerido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ,a quantidade de sangue coletado não é suficiente para a necessidade dos hospitais brasileiros. As poucas campanhar realizadas não somente , não levam de maneira abrangente o conhecimento da gravidade dessa situação, como também não expõem informações importantes sobre a doações para população brasileira. (Utilize períodos mais curtos para ajudar a compreensão do corretor :) )


Em consequência disso, os brasileiros apresentam pouco ou nenhum conhecimento sobre a necessidade da realização de coleta de sangue, o que deixa os cidadãos propícios a acreditarem em noticias falsas, as chamadas ''fake news'', relacionadas ao assunto,prejudicando ainda mais os índices de coletas nos hemocentros nacionais.


Por isso medidas devem ser tomadas com o objetivo de aumentar os números de doações de sangue no Brasil, sendo muito importante a elaboração de campanhas ,com ampla divulgação,pelo Ministério da Saúde que apresentem informações indispensáveis sobre a coleta, como: quem pode doar, quem recebe a doação,onde ir, dentre outras informações.Ademais as campanhas devem ser realizadas em diferentes meios de comunicação, para acessar grande parte da população,deve também ser exposta nos hospitais das cidades brasileiras, para que assim a população contribua cada vez mais para o abastecimento dos hemocentros para que estes consigam suprir as necessidades de transfusões dos hospitais. '' ( Organize sua proposta de forma a ficar mais claro as respostas para as seguintes perguntas: QUEM? Agente / O QUE? / COMO? meio / DETALHAMENTO? não deixe sua proposta vaga / PARA QUÊ? finalidade, qual o efeito?)

Avaliação:

1- Tente sempre colocar referência de tempo ( como séculos, ano do ocorrido, período...) separado a construção frasal.


2- Utilize construções mais simples que deixem claro o que quer dizer.

Ex.: '' promoveram melhor qualidade a vida da população,dentre elas o estudo da transfusão de sangue. '' >>> '' promoveram melhor qualidade de vida a população, como, por exemplo, o estudo da transfusão sanguínea''


3- Não deixe duas ideias ''soltas'' em um período único.

Ex.: ''Essa técnica foi aperfeiçoada e amplamente utilizada após a 2° Guerra Mundial, no Brasil esse periodo marca a construção dos hemocentros. '' >> ''Essa técnica foi aperfeiçoada e amplamente utilizada após a 2° Guerra Mundial. No Brasil, esse período marcou a construção dos hemocentros. ''


4-Evite primeira pessoa do singular e primeira pessoa do plural. 5-Coloque conectivos no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Tais como '' Em primeira análise,'' '' Em primeiro plano, '' '' Em primeiro cenário, '' 6- Colocar qualquer palavra que não seja de origem portuguesa entre aspas (''). 7- Não construa parágrafos apenas com um período. No mínimo, em um parágrafo de desenvolvimento deve haver pelo menos 3: a) Tópico Frasal ( o que você irá abordar naquele parágrafo) b) Repertório ligados ao tema ( citação, obra literária, obra musical, filme, série...)

c) Associação com o repertório apresentado + Aprofundamento do seu argumento d) Fechamento do parágrafo ( não obrigatório) 8- Utilize conectivos que demarquem a conclusão. '' Portanto...'' '' Fica evidente, portanto,... ''


Organizando sua proposta:

(...). Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da elaboração de campanhas, divulgar a importância da doação de sangue em todo território brasileiro. Tal ação deve apresentar cartilhas que tenham informações sobre os locais de coleta e as exigências para ser um doador, a fim do brasileiro ser um cidadão que se preocupe com o próximo. Simples, mas consegui deixar mais evidente os pontos importantes da proposta. Espero ter ajudado!


Dicas para repertório: Recomendo sempre trazer pelo menos um '' conhecimento de mundo'' para cada um dos desenvolvimentos. De fato, o tema proposto não possui uma facilidade de encontrar repertórios relevantes com agilidade. Quanto mais adquirir ( pesquisando) repertórios inéditos e que domine, mais vai estar preparada para qualquer tema que o ENEM abordar. Costumo deixar um pasta do bloco de notas só para anotações dos repertórios que gosto de usar em redações (dica!). Nesse caso, creio que você poderia ter abordado a Constituição Federal que garante a todos os cidadãos possuem o direito do acesso à saúde. Poderia argumentar falando que há poucos postos de coleta nos Estados brasileiros, principalmente no interior, ligando ao fato de só as capitais terem infraestrutura ( pode citar a desigualdade de investimento em estados menos favorecidos desde a chegada da família real no Brasil). Isso dificulta aumentar o número de doadores, pois muitos moram longe dos postos de coleta. Poderia falar que os meios de comunicação tem o dever de transmitir informações sobre a importância da doação. Para isso, poderia citar filósofo Willian James que afirma ''a mídia pode ser tornar uma ferramenta valiosa para influenciar a atitude mental do ser humano''. Gosto de também usar algum dos episódios da série ''Sob Pressão'' quando o assunto é saúde. Recomendo a série, pois é MUITO boa para esse tipo de tema. Por fim, caso você argumentasse que a falta de doação no país fosse pela ausência do sentimento de empatia entre os brasileiros, você pode ter citado Sartre, dizendo '' O homem deve zelar pelo bem estar social, em detrimento do individual''. (Dica!) O repertório não tem que estar 100% ligado ao tema, ele precisa ser coerente à sua argumentação!! Se notar, as escolhas dos repertórios que eu citei não estão ligados totalmente à frase temática, mas sim aos argumentos que apresente.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Competência I: Norma Culta. (Nota: 120)

2) Competência II: Compreensão do Tema e Áreas do Conhecimento. (Nota: 120)

3) Competência III: Seleção de argumentos/ Dificuldade. (Nota: 160)

4) Competência IV: Mecanismos Linguísticos. (Nota: 120)

5) Competência V: Proposta de Intervenção. (Nota: 120)


Nota: 640 Está no caminho certo! Nunca deixe de treinar redação pelo menos UMA vez por semana! Não deixe reescrever analisando sempre seus erros! Qualquer dúvida só chamar :) Corretora: Sarah Fariña ( @farina_med )

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Um projeto desenvolvido por Sarah Schollmeier e voluntários incríveis

  • Instagram ícone social
  • YouTube
bottom of page