Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social
- Redação Solidária
- 15 de abr. de 2020
- 6 min de leitura
Na obra “Utopia” do escritor inglês Tomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, quando o assunto “Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social” apresenta barreiras. Entre eles são; As condiçôes precárias em que a população dos lixões se encontra, assim como, o mau planejamento da coleta seletiva.
Comentários específicos:
- Ausência da vírgula após “Utopia” – o trecho “do escritor inglês Tomas More” funciona como um aposto explicativo, e por isso deve estar entre vírgulas. (C1)
- Equívoco na grafia do nome do autor. O correto é “Thomas”. (não acho que isso descontaria ponto, mas vale saber!) (C1)
- Ausência de vírgula após “contemporânea” (C1)
- Uso equivocado do verbo “é” após o sujeito “na realidade contemporânea”. (C1) Poderia substituir por uma das duas opções:
“A realidade contemporânea é oposta a que o autor prega”
“Na realidade contemporânea ocorre o oposto do que o autor prega”
- Uso equivocado do pronome “quando” (ideia de tempo). Seria mais adequado utilizar um conectivo com relação semântica de proporção, como “à medida que”, “ao passo que”. (C4)
- Repetir a frase da proposta para apresentar o tema e construir a tese também não é uma boa ideia! (C2)
Veja como poderia mudar as palavras para dizer a mesma coisa, enriquecendo o seu texto:
“No entanto, a realidade contemporânea é oposta a que o autor prega, ao passo que o gerenciamento de lixo ainda representa uma barreira para o pleno exercício da cidadania e responsabilidade social.”
- Uso equivocado do pronome “eles”. Perceba que ele esta retomando o termo “barreiras”, que é feminino. (C1)
- Uso equivocado do ponto-vírgula após o “são”. O correto seria utilizar os dois pontos. (C1) No entanto, iniciar o período dessa forma pode quebrar um pouco a fluidez da leitura. (C4) Veja como fica mais fácil o entendimento se você escrever assim:
“Nesse sentido, as principais dificuldades são as condições precárias em que vive a população no entorno dos lixões e o mau planejamento da coleta seletiva de resíduos.”
- Erro de acentuação da palavra “condiçôes”. A forma correta é “condições”. (C1)
- Uso equivocado da vírgula após “como”. Ao utilizar expressões como “assim como”, basta a vírgula antes. Depois não é necessário. (C1)
Comentários gerais:
- A escolha do vocábulo “padroniza-se” passa a ideia de que a sociedade não tinha nuances. O que não está dentro do significado de uma sociedade utópica. Acredito que ficaria mais claro o texto se substitui-se por “caracteriza-se”.
- Adorei a escolha do repertório! Parabéns!
Em primeira análise, o exôdo rural ainda é muito comum, pessoas que se migram do campo para as cidades. Porém, muitas delas não conseguem melhorar suas vidas e acabam em situações precárias, e em trabalhos mal remunerados. Um exemplo desse trabalho são os lixões, com pessoas colocando suas vidas em risco para conseguir sobreviver. Com isso, muitas delas não têm acesso a saúde, educação, o que pode gerar uma exclusão dessas pessoas na sociedade.
Comentários específicos:
- Erro na grafia da palavra “exôdo”. O correto é “êxodo”. (C1)
- A expressão “pessoas que se migram do campo para as cidades” poderia ser retirada do tópico frasal. Perceba que “êxodo rural” já diz exatamente isso. Colocando as duas na mesma oração, fica redundante. (C3 e C4)
Uma sugestão seria utilizar esse sinônimo para substituir o pronome do período seguinte, deixando-o o mais rico. Ex:
“Porém, muitas pessoas, ao migrar para as cidades, não conseguem melhorar suas vidas e...”
- Repetição da palavra “pessoas” (C4). Procure sinônimos ou pronomes para substituir. Ex: indivíduos, população, habitantes, grupo.. (avalie de acordo com o contexto qual se encaixa melhor)
Comentários gerais:
- Faltou explorar um pouco mais o seu argumento. De que forma as pessoas colocam suas vidas em risco para sobreviver? (C2 e C3)
- Na frase de fechamento, onde você coloca seu ponto de vista crítica, colocar expressões afirmativas costumam ter um efeito melhor, indicando firmeza no seu argumento. Ex:
Com isso, muitas não têm o devido acesso a direitos básicos como saúde e educação, o que as marginaliza na sociedade.”
- A estrutura do parágrafo está super correta!! Tópico, fundamentação com causa e consequência e a frase de fechamento.
Em segunda análise, nos centros urbanos muitas pessoas não conhecem a coleta seletiva e pra onde o seu lixo termina, e assim, não dão a sua devida importância. De acordo com a Abrelpe, de cada quatro sacos de lixos residenciais coletados, um vai parar em local inadequado. Com isso, mostra-se a importância do conhecimento sobre seu lixo, e para questões ambientais.
Comentários específicos:
- Ausência da vírgula após “urbanos” (C1)
- Após a palavra “termina”, ficaria melhor o uso do ponto final, deixando o tópico frasal bem marcado. (C4) Ex:
“Em segunda análise, nos centros urbanos, muitos habitantes não conhecem a coleta seletiva e o destino final do lixo que produzem. Dessa forma, também não dão a devida importância ao assunto.”
- Marca de oralidade no uso do “pra”. Utilize sempre a forma completa “´para”. (C1)
- Também houve um conflito entre a expressão “pra onde” e “termina”. Duas opções alternativas estariam corretas “onde o seu lixo termina” ou “para onde o seu lixo vai”.(C1) No entanto, ainda são um pouco informais. Que tal substituir por “destino final do resíduo”?
- Repetição da palavra “pessoas” e “lixo”. Substituir por sinônimos como mencionei acima. No caso do lixo, poderia utilizar “resíduos” (C4)
- O que significa a sigla Abrelpe? Faltou colocar. (C3)
Comentários gerais:
- Novamente a estrutura do parágrafo está correta e contempla todos os elementos. No entanto, faltou trabalhar também um pouco mais os argumentos. Por exemplo, por que as pessoas não têm conhecimento da coleta seletiva e do destino final do lixo? Quais são os locais inadequados que o lixo vai parar? Como esse descarte inadequado interfere no meio ambiente? – sua frase de fechamento trouxe a questão do meio ambiente, mas no parágrafo isso não foi trabalhado. (C2 e C3)
- Perceba que na introdução você utilizou a expressão “mau planejamento da coleta seletiva” e no desenvolvimento da argumentação em nenhum momento você explicou esse planejamento. (C2 e C3)
Portanto, diante do problema apresentado para a sua solução, propõe-se que o Poder Legislátivo junto com o Ministerio da Cidadania crie leis rigidas para que o lixo termine em lugares adequados, e que a população que vive nesses locais precários tenham direito a saúde e a educação e novas oportunidades de empregos, e também a criação de campanhas em locais públicos, escolas e em redes sociais para a concientização do lixo e do meio ambiente.
Comentários específicos:
- Período muito longo. Percebeu que o parágrafo inteiro é um período único? Isso prejudica a fluidez da leitura e pode até deixar o texto confuso para quem lê. (C4)
- Não houve retomada da tese (C2)
- Evite utilizar frases metalinguísticas (texto se referindo ao próprio texto), como “diante do problema apresentado”. (C2) Essa frase poderia ter sido substituída pela reafirmação da sua tese, que é exatamente o problema apresentado e que está em discussão no texto. Ex:
“Portanto, evidencia-se que o gerenciamento do lixo ainda representa uma barreira para o pleno exercício da cidadania e da responsabilidade social”.
- Erros de acentuação nas palavras “legislativo”, “Ministério” e “rígidas”. (C1)
- A expressão “junto com o Ministério da Cidadania” deveria estar entre vírgulas. (C1)
Prefira também o uso de expressões mais formais como “em conjunto” ou “em parceria com”.
- Erro na grafia da palavra “concientização”. O correto é “conscientização”. (C1)
- Falta da crase em “à saúde e à educação”. (C1)
Comentários gerais:
- A inclusão do Ministério da Cidadania é desnecessária para a medida que você propôs, visto que ele não atua em criação de leis, por fazer parte do poder executivo. Você poderia simplesmente retirá-lo, ou colocar a medida como “criação e execução de lei” (C5)
- Note que a medida proposta não é concreta, por não ter sido bem explicada. De que forma a lei vai regulamentar o destino final do lixo? (C5)
- A finalidade da medida também ficou confusa. As pessoas já possuem o direito à saúde e educação. Mesmo que não seja efetivo. E a oportunidade de novos empregos? De que forma a lei que regulamenta o destino do resíduo pode proporcionar isso? (C5)
- No final da proposta você acabou colocando uma segunda medida, porém sem explicar agente, meio e detalhamento. (C5)
- Faltou a frase de fechamento retomando o repertório utilizado na introdução. (C2 e C4)
Poderia ser algo assim: “Dessa forma, o país estará mais próximo da realidade utópica retratada por More.”
Comentário extra: Vi que sua principal dificuldade foi em encontrar repertórios e ideias para a sua argumentação. Minha sugestão para isso é sempre seguir os seguintes passos:
1°) Analisar a frase tema: Lixo: questão de cidadania e responsabilidade social
2°) Quais são as palavras-chave contidas nela? Lixo, cidadania, responsabilidade social
3°) Fazer uma chuva de ideias com tudo que vier a sua cabeça sobre essas 3 palavras.
Dicas de repertórios que poderia utilizar e aprofundar nesse tema:
- Ilha do lixo no Pacífico
- Ausência de cultura de coleta seletiva na população
- Alto custo da reciclagem
- Política dos 5 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
- Conceito de sustentabilidade
- Conceito de cidadania e responsabilidade social
- Desigualdade social
- Consumismo x Obsolescência programada
- Projetos sociais com reaproveitamento e reciclagem para promover geração de renda
4°) Fazer um projeto de texto, com tese, argumentos 1 e 2 e proposta.
Neste caso, é importante lembrar que quando falamos de cidadania e responsabilidade social, é preciso trazer o tema para o indivíduo. O que cada individuo pode fazer pelo coletivo. Essa abordagem não poderia faltar nesse tema. Caso falasse só de lixo, mas não trouxesse a discussão do papel individual do cidadão, seria considerado “tangenciar o tema”.
5°) Ao desenvolver o texto final, lembre de desenvolver bem a estrutura que você já está fazendo de maneira correta! Tópico+repertório+causa+consequência+frase crítica
Espero que eu tenha ajudado e que você tenha entendido todos os pontos! Minha sugestão é tentar reescrever o texto depois, buscando corrigir o que faltou!
NOTA: 600 (C1= 120 / C2= 120 / C3= 120 / C4= 120 / C5= 120)
Corretora: Luiza Lino
Comments