Enem 2019: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"
- Maria Almeida
- 17 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Encantar-se com o brilho da telona, numa poltrona confortável e sentir o cheiro amanteigado da pipoca ainda é um privilégio restrito às pessoas de renda mais alta nas cidades desenvolvidas. A democratização do acesso ao cinema no Brasil melhorou na última década, contudo está longe do ideal de espaço utilizado por todos os públicos. Seja pelo alto valor dos ingressos ou por situarem-se em grandes cidades, os cinemas tornaram-se espaços que excluem pessoas de baixa renda e também aquelas que moram no interior. Mais além, pouquíssimas salas de cinema são acessíveis para a comunidade surda e para pessoas autistas.
Indivíduos com menor poder aquisitivo, moradores do interior e das periferias das grandes cidades nunca foram ao cinema. O tempo de deslocamento e o alto preço dos ingressos acaba sendo um empecilho para a regularidade dessa prática. Assistir a um filme ou a uma novela na televisão desencadeia o desejo dessa população em frequentar as salas de projeção. Para isso, é necessária uma ação conjunta do Ministério da Cultura e da iniciativa privada na criação de programas que diminuam o valor das entradas nos cinemas para as pessoas de baixa renda. Além disso, já existem ONG's que tiveram a iniciativa de levar cinemas itinerantes, montado-os em praças públicas e zonas rurais de cidades interioranas. Cabe ao Ministério da Cultura a criação de editais que incentivem essas ações.
Até mesmo as pessoas que possuem renda suficiente e dedicada ao lazer não acessam as salas de cinema por não serem adaptadas às suas necessidades. A comunidade surda e as pessoas autistas não possuem locais adaptados para que possam assistir aos filmes. Algumas, na verdade poucas, salas de cinema são adaptadas com intérpretes de libras. E apenas sessões especiais são preparadas com pouca luminosidade e baixo ruído para pessoas autistas com sensibilidade luminosa e auditiva. Identificando essas resoluções, o setor legislativo poderia criar leis que garantissem salas de cinema com essas adaptações, em troca de incentivos fiscais. Assim sendo, o encanto de ver um filme numa tela grande de cinema se tornaria democrático e acessível para todos os brasileiros.
Comentários específicos ( cores relacionando erro e comentário sobre determinado erro)
Introdução: Evidenciou e contextualizou o tema com clareza, no entanto observa-se a ausência de conectivos entre os períodos. Dessa forma, a relação entre as ideias apresentadas fica prejudicada.
A inserção dessas duas ideias no texto pode soar de forma contraditória o ao colocar duas ações opostas ocorrendo simultaneamente, “tornaram-se espaços que excluem” “Melhorou na última década”. Assim, minha sugestão seria uma construção como “Apesar de ter avançado na última década, o cinema ainda é um espaço excludente...”
D1: Boas ideias para discussão, no entanto, não houve uma boa exploração dos argumentos (uma sugestão seria aprofundar mais a questão da dificuldade da locomoção, relacioná-la melhor com a questão da desigualdade social que você traz indiretamente no início do parágrafo) e não há uma estratégia argumentativa (citações, alusões históricas, dados estatísticos). Além disso, nesse parágrafo repete-se a falta de conectivos.
Evitar a utilização de expressões como essa, visto que trazem um caráter informal ao texto (acaba sendo, acaba se tornando, etc)
Aqui você insere a proposta de intervenção de maneira equivocada, ela deve estar no último parágrafo, que é a conclusão.
Conclusão: Você traz ótimas ideias, argumento que foge do clichê ocorrido na maioria das redações sobre esse tema. No entanto, consigo perceber uma contradição entre as ideias novamente, visto que pelo recorte temático apresentado na introdução, você deveria focar no déficit da inclusão desse público nos cinemas, não é legal enfatizar muito os aspectos contrários a esse déficit (o fato de existirem sessões especiais, por exemplo). Assim, caso você queira trazer os aspectos positivos, poderia utilizar uma construção como “Mesmo que existam sessões especiais, o número não é significativo, visto que é muito baixo em relação ao grande contingente populacional que necessita de exibição diferenciada”
Esse trecho traz a argumentação do recorte temático apresentado na introdução (“Mais além, pouquíssimas salas de cinema são acessíveis para a comunidade surda e para pessoas autistas”), dessa forma, deveria estar contido em um parágrafo de desenvolvimento e não na conclusão.
Aqui temos a conclusão do seu texto, nesse formato identifico erros de falta de detalhamento e ausência dos efeitos causados pela ação proposta. Além disso, você precisa trazer duas intervenções (uma para cada recorte temático, no seu caso, faltou a intervenção para o problema trazido no 1º parágrafo) ou uma que atenda ambos.
Novamente, fique atenta ao uso dos conectivos.
Competências:
C1= 200
C2=120
C3=120
C4=80
C5=80
Nota= 600
Comentários gerais:
Oi, Ana. Tudo bem? Espero que sim! Então, percebi que você escreve muito bem, tem desvios mínimos de escrita (o que é raro), parabéns! Porém, notei que você misturou a conclusão com o desenvolvimento, houve uma pequena confusão na estrutura do texto, o que te prejudicou muito na pontuação, se houvesse a construção correta, talvez sua nota fosse na casa dos 700. Além disso, é necessário explorar mais recursos de outras áreas do conhecimento, que é o requisito da competência 2. No mais, como eu enfatizei bastante nos comentários de cada parágrafo, você não fez o uso de conectivos entre os períodos e parágrafos, o que deixa sua competência 4 muito baixa também.
Obs1: Se precisar de alguma ajuda, tirar alguma dúvida sobre a correção, questionar alguma coisa, etc, estou super disposta ajudar, pode contar comigo! Só chamar no insta @mah.almeidaa.
Obs2: Vi que esse foi seu texto do enem 2019, me perdoe se houve muita diferença nas notas das competências em relação as suas do enem. Confesso que tive dificuldade em relação a estabelecer algumas notas, nunca corrigi essa questão da mistura entre conclusão e desenvolvimento, posso ter me equivocado! Inclusive, caso queira tirar alguma dúvida e puder me mandar quais foram suas notas, vai ser muito construtivo para mim.
Então, espero muito ter conseguido te ajudar! Se continuar treinando, tenho certeza que você vai longe, muito além dos 900 desejados! Sempre leve as correções como aprendizado e não como um erro, lembre-se que você é capaz de tudo. Com determinação, com certeza você vai conquistar sua vaga. Então é isso, muito foco e vamos com tudooo esse ano, beijooo!!!
Kommentit