A neutralidade na imprensa
- Amanda
- 20 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
A série "La Casa de Papel", retrata sobre o maior assalto a casa da moeda da Espanha. No qual o Professor, líder do bando, manipula a imprensa para que a opinião pública fique a favor deles. No entanto, no Brasil hodierno, agentes de influência controlam e manipulam os meios midiáticos, uma vez que passam a da enfoque nas questões mais pertinentes da sociedade, ou até mesmo induzindo ao erro.
Em primeiro lugar, cabe abordar sobre como ocorre a influência nos meios de comunicação em massa. Durante o governo de João Goulart, a imprensa foi um dos vetores da divulgação do fantasma do comunismo, visto que, foi uma das principais justificativas para a deposição do presidente. Logo, a população ficou a favor dos militares, no qual culminou no golpe de 64, tornando perceptível o poder de influência da mídia.
Além disso, nota-se que a mídia manipula as informações de forma que as pessoas percam o senso de realidade. De acordo com os ideais da Indústria Cultural, os meios midiáticos lançam as informações controladas, fazendo com que o corpo social fique fora da realidade. Ademais, passam a ser enganados sem perceber, como também, tomam atitudes inconscientes que não coincide com sua forma de pensar.
Portanto, de acordo com os fatos supracitados, medidas devem ser tomadas para garantir a imparcialidade na imprensa. Para isso, cabe ao Ministério da Segurança fazer vistorias nas informações que serão repassadas para o público. Tal ação pode ser realizada por intermédio de verificações contrastes nesse meio. Essa medida tem como objetivo garantir a retidão da ciência dos fatos. Com isso, teremos indivíduos com opiniões formadas, sem a intervenção dos meios de comunicação em massa.
Legenda
Informações em vermelho são erros que serão explicados abaixo.
Informações em azul não são erros mas deveriam ser evitados,pois acarretam na perda de pontos.
Informações em verde revelam incoerências.
Explicações
No primeiro linha a vírgula não é necessária,visto que, não há aposto e não é correto separar sujeito e predicado.
Na terceira linha o conectivo coesivo "No entanto" revela contradição e não há contradição entre seu pré-texto e sua apresentação de tema/tese.Um conectivo mais adequado seria "Fora da ficção.." ou "Nesse sentido".
Na quarta linha o correto seria " dar enfoque"
Na décima linha o uso de no qual não é correto, o ideal seria " e devido a isso ou por conseguinte houve o golpe..."
Na linha 14, evite ao máximo utilizar gerúndio na redação,uma vez que o gerúndio dá ideia de continuidade e na redação queremos apresentar fatos e ideias concretas.
Na linha 15 o conectivo ademais indica adição de informação e nesse caso o correto seria um conectivo sequencial ou conclusivo.
Linha 16 : o correto seria coincidem pois você está falando de enganados/atitudes (plural) - erro de concordância.
Na segunda linha evite usar bando.
Nas demais marcações azuis procure sinônimos para influência,uma vez que repetições podem acarretar na perda de pontos.
Na linha 5 sua tese ficou incoerente pois é afirmado que a mídia manipula para as questões mais pertinentes da sociedade e isso não é explicado como algo ruim.
Na linha 8/9 a repetição do " foi" deixou a frase muito incoerente pois não explicita o que foi ... se foi a imprensa se foi o comunismo.. para deixar mais coerente você poderia ter escrito "essa propagação se tornou uma das principais justificativas". Veja que explicitando o propagação você deixa bem claro a quem está se referindo.
Competência 1 - 80
Competência 2 - 160
Competência 3 - 120
Competênica 4 - 80
Competência 5 - 160
NOTA:600
Você apresentou um excelente repertório mas houve uma pequena dificuldade em explica-ló, o que se deve mais as inadequações coesivas e gramaticais do que a própria estrutura do texto.Estude o uso de conectivos e sua nota subirá muito. A conclusão apenas não tirou nota máxima devido a ausência de detalhamento. Espero ter ajudado <3
Comentarios